SóProvas


ID
3011278
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Dentre os princípios orçamentários, o da exclusividade é o princípio que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    O Princípio da Exclusividade fala que o orçamento público não poderá ter nenhum assunto estranho à previsão de receita e a fixação de despesa.

    Exceção: crédito suplementar e contratação de operações de crédito.

  • Gab: B

    > Princípio da exclusividade: surge para impedir que o orçamento seja utilizado para a aprovação em matérias que não tenham nenhuma pertinência com o conteúdo orçamentário.

    > A LOA não poderá conter matéria estranha a previsão das receitas e à fixação das despesas.

    > Exceção: autorização de créditos suplementares e operação de créditos (se assemelham empréstimos que o ente contrai para aumentar suas receitas), inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO).

  • a) Legalidade

    c) Anualidade

    d) Unidade

  • GABARITO: B

    Art. 165, § 8º da CF/88: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    -

    Bons estudos!

  • Se a analise for feita de forma criteriosa a questao deve ser anulada, pois nao eh o credito suplementar que deve ser aberto ainda que por antecipacao da receita, mas as operacoes de credito.

  • credito suplementar por antecipação de receita, nunca ouvi falar, mas...

  • A) Legalidade.

    B) Obs: não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

    C) Anualidade.

    D) Unidade.

  • GABARITO: LETRA B

    Exclusividade:

    A lei orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira. Ou seja, dela deve ser excluído qualquer dispositivo estranha à estimativa de receita e à fixação de despesa. O objetivo deste princípio é evitar a presença de "caldas e rabilongos"

    Não se inclui na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

    Este princípio encontra-se expresso no art. 165, § 8º da CF de 88: "A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa …"

  • Questão sobre princípios orçamentários relacionados ao conceito de orçamento público.

    Conforme o Manual Técnico do Orçamento, os princípios orçamentários visam estabelecer regras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência aos processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Válidos para todos os Poderes e para todos os entes federativos - União, Estados, Distrito Federal e Municípios -, são estabelecidos e disciplinados tanto por normas constitucionais e infraconstitucionais quanto pela doutrina e são consolidados nos manuais técnicos.

    Dica! Um bom mnemônico para decorar os princípios orçamentários mais importantes é: Para EUA Para União Europeia PECUS!

    Programação
    Exclusividade
    Universalidade
    Anualidade
    Participação
    Unidade
    Equilíbrio
    Publicidade
    Especificação
    Clareza
    Uniformidade
    Simplicidade

    Feita a revisão sobre os princípios, podemos analisar as alternativas procurando por aquela que descreve o princípio da exclusividade:

    A) Errado, essa alternativa descreve o princípio da legalidade.  

    O princípio da legalidade tem a função de limitar o poder estatal e garantir a indisponibilidade do interesse público, já que não há falar em vontade pessoal na administração da coisa pública. Isso significa que a ação estatal deve ser exercida nos contornos da autorização legislativa consubstanciada no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias, na Lei Orçamentária Anual ou em qualquer outra modalidade que exige autorização legislativa relativa à matéria orçamentária.

    B) Certo, essa é a definição do princípio da exclusividade.

    Segundo a doutrina, esse princípio surgiu com o objetivo de impedir que a Lei de Orçamento, em função da celeridade de sua tramitação no legislativo, fosse utilizada como meio de aprovação de matérias que nada tinham que ver com questões financeiras, por exemplo, criação de cargos públicos e ministérios.

    Nesse contexto, o art. 165 da CF dispõe:

    "Art. 165. § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei."

    C) Errado, essa alternativa descreve o princípio da anualidade ou periodicidade, de acordo com o MTO:

    "2.2.3. ANUALIDADE OU PERIODICIDADE

    Conforme este princípio, o exercício financeiro é o período de tempo ao qual se referem a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na LOA. Este princípio é mencionado no caput do art. 2º da Lei n.º 4.320, de 1964. Segundo o art. 34 dessa lei, o exercício financeiro coincidirá com o ano civil (1º de janeiro a 31 de dezembro)."

    D) Errado, essa alternativa descreve o princípio da unidade, de acordo com o MTO:

    "2.2.1.UNIDADE OU TOTALIDADE

    De acordo com este princípio, o orçamento deve ser uno, ou seja, cada ente governamental deve elaborar um único orçamento. Este princípio é mencionado no caput do art. 2º da Lei n.º 4.320, de 1964, e visa evitar múltiplos orçamentos dentro da mesma pessoa política. Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada nível federativo: LOA."


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Gabarito B

    Princípio da exclusividade

    A lei orçamentária anual deve conter tão somente matéria relativa à previsão da receita e à fixação da despesa.

    Exceções:

    -Autorizações de créditos suplementares;

    -Operações de crédito, inclusive por ARO.