-
Atualmente, a soja se expandiu até o sul do Maranhão e do Pará, mostrando, com isso, que a produção monocultora da soja saiu do Sul e Sudeste, migrou para o Centro-Oeste e agora inicia um novo ciclo em outras áreas.
É inegável que a soja seja geradora de riqueza, mas tais riquezas encontram-se concentradas nas mãos de poucos.
Deve-se levar em consideração que esse tipo de produção provoca sérios problemas ambientais como: perda de solos, retirada da vegetação original, poluição dos solos e das águas, extinção das nascentes, morte de animais silvestres que consomem cereais com substâncias químicas, entre outros.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
-
-
LETRA B
NAO ENTENDI JÁ QUE O NORDESTE NAO POSSUI AREAS DE SOLO PARA ESSA PLANTAÇAO
-
Alguém consegue explicar os erros nas alternativas C e D?
-
C) a modernização da agropecuária brasileira não apenas amplia os padrões de produção agrícola e industrial nas zonas rurais, mas também estabelece uma dicotomia cada vez maior entre campo e cidade.
ERRADO - dicotomia significa uma divisão entre duas coisas; a modernização da agropecuária estabelece uma dicotomia cada vez MENOR entre campo e cidade.
D) no que tange à produção de alimentos para as famílias mais pobres, o advento das inovações tecnológicas e o amplo desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia fizeram o país substituir as lavouras da agricultura familiar pelas do agronegócio.
ERRADO - O agricultura familiar possuí um papel de destaque na produção de alimentos, sendo assim, dificilmente será substituída pelas lavouras do agronegócio.
-
A Biotecnologia permite,hoje, as várias plantações em ambientes que antes não conseguiam o plantio. Como o solo nordestino, por exemplo. Modificando os genes da coisa plantada, obtém-se melhor adaptação