A questão fala sobre a divisão entre fatores ecológicos como bióticos e abióticos. O ecossistema é formado pelo conjunto de fatores ecológicos bióticos e abióticos. Os seres vivos são os fatores bióticos que incluem os seres autótrofos e heterótrofos, e interagem entre si e com os fatores não vivos, os fatores abióticos. Esses fatores abióticos podem ser físicos (temperatura, luz, ventos), químicos (nutrientes da água e solo) e geológicos (solo). Existem fatores abióticos que podem limitar o crescimento da população, conhecidos como fatores limitantes. Um excesso ou a falta de um fator abiótico pode limitar ou impedir o crescimento de uma população, mesmo que todos os outros fatores estejam ideais ou próximos do ideal para determinada população. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
Sobre os fatores ecológicos, é CORRETO afirmar que:
a) a presença e a atividade dos seres vivos são fatores abióticos enquanto as condições físico-químicas são fatores bióticos. Os seres vivos são os fatores bióticos de uma comunidade, e não abióticos, enquanto que as condições físico-químicas são abióticas (sem vida). Incorreta.
b) luminosidade, temperatura, umidade, salinidade e gases dissolvidos na água são exemplos de fatores bióticos. Todos esses exemplos são fatores não vivos de um ambiente, ou seja, fatores abióticos. Incorreta.
c) os fatores abióticos necessários, mas insuficientes, para o crescimento pleno de uma população são denominados fatores limitantes. Esses fatores podem ser classificados como limitantes tanto com o excesso de determinado fator abiótico como a falta, que podem, no caso de serem insuficientes, impedir o crescimento da população. CORRETA.
d) fatores edáficos relacionados à estrutura física e composição química do solo são exemplos de fatores bióticos. Esses fatores edáficos são exemplos de fatores não vivos, ou seja, abióticos. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra C.