SóProvas


ID
301156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      No quarto final do século XX, a estrutura social do mundo contemporâneo sofreu alterações profundas. Em 1991, desmoronaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e o sistema socialista construído em torno delas. As nações que continuaram adotando o comunismo como objetivo promoveram grandes mudanças: a China, por exemplo, a partir de 1978, desmantelou o sistema de comunas, no qual se organizava a maior parte de sua imensa população. Do lado capitalista, a produção e a distribuição de bens se reorganizaram: os países centrais do sistema deslocaram, para além de seus territórios, especialmente para a Ásia, um gigantesco aparato produtivo e, graças ao avanço das  comunicações, uma grande quantidade de serviços.
       Enquanto isso, no Brasil, o desenvolvimento industrial foi mínimo nas últimas décadas, salvo uma ou outra indústria, nenhuma delas muito sofisticada tecnologicamente. O único setor que se destacou foi o do agronegócio. Mudanças que já se desenvolviam em períodos anteriores consolidaram a extensão do capitalismo ao campo, o assalariamento rural, a incorporação de uma forma subordinada da pequena propriedade familiar a cadeias produtivas comandadas por grandes empresas. Foi como se o país tivesse cumprido um outro ciclo de produção de matérias-primas, depois dos ciclos do ouro, do açúcar e do café, em mais uma etapa de sua inserção subordinada no sistema capitalista mundial, do qual é morador periférico desde os tempos coloniais.

Retrato do Brasil. São Paulo: Editora Manifesto, n.º 4, nov./dez./2005, p. 133 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.

Como justificativa para o processo de desconcentração espacial da indústria vivido pelo Brasil na atualidade identificam-se a falta de investimentos em muitos setores e a defasagem tecnológica.

Alternativas
Comentários
  • alguem me explica uma coisa aqui brasil x europa? brasil x estados unidos? complicado a comparação... 

  • Na verdade não. A desconcentração no Brasil decorre do encarecimento da mão-de-obra no core Centro-Sul.

  • Complementando o colega Wendy:

    -Busca de maiores incentivos fiscais (até isenções)
    - Maiores recursos naturais

     

     

  • Quando fala "identificam-se" é porque é um dos motivos, não é o principal.

  • A partir de 1990, o processo de desconcentração industrial intensificou-se. Muitas indústrias deixaram áreas tradicionais e instalaram unidades fabris em novos espaços na busca de vantagens econômicas, como isenção de impostos, menores custos de produção, mão de obra mais barata, mercado consumidor significativo e atuação sindical fraca.

    Fonte: Profs. Leandro Signori e Sérgio Henrique

    Estratégia Concursos

  • A desconcentração ocorre devido a uma pluralidade de fatores, dentre eles:

    -isenções fiscais por parte de muitas cidades, principalmente as do Nordeste e Norte;

    -aumento do valor dos terrenos nos grandes centro industriais, com destaque para o Sudeste;

    -mão de obra mais barata;

    -atuação sindical fraca;

    Esses são alguns exemplos!

    Questão ERRADA

  • A desconcentração industrial é estimulada, dentre outros fatores, pelo avanço tecnológico em áreas de infraestrutura, comunicação e transmissão de dados.

    Ou seja, o avanço tecnológico, ao dar maior flexibilidade para as empresas que estão dispostas a fazer novos investimentos, contribui para a desconcentração espacial da indústria.

    Resposta: Errado

  • GABARITO ERRADO

    DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL

    • A nova dinâmica econômica: com a falta de espaço para instalação de novas indústrias, as leis ambientais mais rígidas e política de incentivos fiscais fazem com que haja uma dispersão das indústrias pelo nosso território.

    • A região nordeste e norte neste contexto o norte e nordeste começam a receber as suas primeiras indústrias, promovendo um desenvolvimento econômico para estas regiões.

    • a dispersão das indústrias foi marcada pelo congestionamento da área metropolitana de São Paulo. As empresas estão fugindo da poluição, dos altos preços dos terrenos, de sindicatos fortes, e procurando cidades menores, que oferecem, entre muitas facilidades, uma excelente qualidade de vida. Outras vantagens são boa estrutura de transportes, mão-de-obra mais barata e mercado consumidor. Muitas dessas cidades possuem centros de pesquisa e universidades que permitem a instalação de tecnopólos.