SóProvas


ID
301183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A corrida para o país recuperar pelo menos uma parte das árvores nativas tem no trabalho de pesquisa de espécies um forte aliado. Afinal, a própria dimensão da biodiversidade brasileira levanta uma questão que pressiona os especialistas: quantas espécies compõem a flora do país? As estimativas divergem muito: apresentam números entre 35 mil e 50 mil e há estudos que apontam até 75 mil vegetais.

Pela própria natureza. In: Panorama Rural, São Paulo, n.º 86, mar./2006, p. 24.

Com relação à degradação do meio ambiente no Brasil e à necessidade de desenvolvimento sustentável, julgue os seguintes itens.

Como conseqüência do avanço da fronteira econômica sobre a região Centro-Oeste, o bioma Cerrado tem sofrido com o desenvolvimento das atividades agropastoris, que não atendem às premissas da sustentabilidade ambiental.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Como conseqüência do avanço da fronteira econômica sobre a região Centro-Oeste, o bioma Cerrado tem sofrido com o desenvolvimento das atividades agropastoris, que não atendem às premissas da sustentabilidade ambiental.

  • Item correto.

    O processo de desmatamento do Cerrado consolidou-se ao longo da segunda metade do século XX, graças aos avanços da agropecuária para o interior do país nesse período. Dados revelam que menos de 48% da vegetação original encontra-se total ou parcialmente conservada, e, para piorar, o desmatamento vem aumentando em grande medida nos últimos anos, sendo maior até mesmo que o da Amazônia.

    As principais causas da devastação do Cerrado são o avanço das QUEIMADAS e a retirada de suas matas para a utilização do solo na AGROPECUÁRIA. A área de sua ocupação original configura-se, hoje, como o principal local fornecedor de grãos do Brasil, com destaque para a soja, que é voltada, principalmente, para o mercado externo. Tal processo ocorreu graças aos avanços dos sistemas de cultivo, que permitiram a instalação de lavouras em locais antes considerados pouco propícios, pois os solos do Cerrado são muito ácidos e apenas a aplicação da CALAGEM (correção do pH do solo através da adição de calcário) pode corrigir essa dificuldade. Com isso, espécies típicas da região tendem a sucumbir, tais como o lobo-guará.

    Atualmente, o Cerrado é considerado um HOTSPOT, termo que se refere ao conjunto de áreas do planeta com alta biodiversidade e que se encontram ameaçadas, carecendo de maiores atenções a fim de manter a sua preservação. No Brasil, existe apenas mais um HOTSPOT além do Cerrado, que é a Mata Atlântica. Espera-se que, em um futuro próximo, a devastação desse importante domínio natural seja totalmente interrompida e ao menos algumas partes de sua vegetação sejam reflorestadas e recuperadas.

    https://brasilescola.uol.com.br/brasil/desmatamento-cerrado.htm