SóProvas


ID
3012337
Banca
FADESP
Órgão
CPC-RENATO CHAVES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que diz respeito aos tipos de gabiões utilizados em obras de contenção, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • o gabião-caixa, mais difundido, tem forma de prisma retangular e é indicado como estrutura de contenção por gravidade, em barragens, canalizações, apoios de pontes e proteção contra erosão; o gabião-colchão, retangular, é caracterizado por grande área e pequena espessura, servindo para revestimento de canais, barragens em terra, proteção de encostas e obras hidráulicas em geral; o gabião-saco, de formato cilíndrico, é um material de fácil aplicação, indicado para obras emergenciais, em locais de difícil acesso, com presença de água ou em solos de baixa capacidade portante

  • Muros de Gabiões: são muros de gravidade constituídos pela superposição de "gaiolões" de malhas de arame galvanizado cheios com pedras cujos diâmetros mínimos devem ser superiores à abertura de malha das gaiolas. São empregados para faixas de alturas da mesma ordem de grandeza das dos muros de gravidade. São construídos posicionando-se os gabiões no local em que deverão ficar enchendo-os com pedras de mão para formar as sucessivas fiadas que formarão um arrimo de gravidade. Podem ser dos tipos:

    1.     Caixa: em forma de paralelepípedo retângulo. mais difundido, tem forma de prisma retangular e é indicado como estrutura de contenção por gravidade, em barragens, canalizações, apoios de pontes e proteção contra erosão.

    2.     Colchões Reno: reduzida espessura: 15, 20 ou 30 cm. O gabião-colchão, retangular, é caracterizado por grande área e pequena espessura, servindo para revestimento de canais, barragens em terra, proteção de encostas e obras hidráulicas em geral

    3.     Cilíndricos ou dos tipos sacos ou bolsa: constituídos por um único pano de tela que forma um cilindro aberto em uma extremidade (do tipo saco), ou do lado (do tipo bolsa). Formato cilíndrico, é um material de fácil aplicação, indicado para obras emergenciais, em locais de difícil acesso, com presença de água ou em solos de baixa capacidade portante.