SóProvas



Questões de Escavações e Contenções


ID
66952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A construção de um edifício é tarefa complexa, feita em etapas.
A boa execução de cada uma dessas etapas, com o
acompanhamento objetivo por parte da fiscalização, permite que
se tenha uma edificação que atenda aos critérios de segurança e
de utilização. Para tanto, cuidados especiais devem ser tomados
na execução das tarefas que compõem cada uma das etapas,
havendo um conjunto de procedimentos previstos na literatura
técnica para orientar tanto a execução quanto o acompanhamento.
Com relação a edificação e seus cuidados, julgue os seguintes
itens.

Em muros de arrimo que sirvam de base para alvenaria de elevação, os revestimentos impermeáveis devem ser feitos até, no máximo, 60 cm abaixo do nível do solo.

Alternativas
Comentários
  • Toda parte enterrada da parede deve ser tratada, tanto externamente quanto internamente. Para a parte externa existem mais opções. Mas para isso é preciso ter acesso a esse lado e nem sempre é possível. Para chegar à parte externa é necessário que haja uma contenção do solo e espaço para fazer a parede. Mesmo em uma obra nova – em construção – muitas vezes não é viável caso o solo seja ruim, caso esteja construindo no limite, ou dependendo do processo construtivo. Mas quando há essa possibilidade, as opções de impermeabilização são os materiais cimentícios como cimento polimérico – o mais prático nessa situação – ou impermeabilizações flexíveis como manta asfáltica.


ID
76384
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre contenções obtidas pela construção de gabiões, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Malha flexível. Pouco impacto ambiental (comparado com outros métodos, claro), Funcionamento imediato. vida útil longa.


ID
79408
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em determinada obra, um córrego que passava ao fundo da futura edificação precisou ser canalizado. O método escolhido foi a escavação para alargamento da calha e posterior contenção dos taludes com gabiões. Entre os gabiões e o solo a ser contido foi instalada uma camada vertical de areia para servir de dreno. O leito do córrego foi coberto com uma camada de rachão. O solo das escavações foi caracterizado como silte argilo-arenoso. Depois de passados alguns meses da conclusão da canalização, os gabiões passaram a se deformar e a afundar; o solo que era contido por eles também começou a ceder, causando recalques e acomodações acentuados no solo, produzindo deslocamentos e rachaduras na estrutura do maciço. O regime do córrego é considerado laminar ao longo de ano, sofrendo, apenas, aumento do volume de água no período de cheia. Com relação ao exposto, analise:

I. A não aplicação de geotêxteis atrás dos gabiões, associada à execução de drenos de areia, resulta em grande percolação de água através da contenção e o conseqüente transporte de finos dos solos, gerando os recalques e os deslocamentos.

II. O grande volume dos gabiões e sua alta densidade geram sobrepeso nos solos onde são instalados, causando os recalques citados, principalmente em solos do tipo silte argilo-arenosos, considerados colapsíveis e impermeáveis.

III. O regime laminar causa grande arrasto de materiais particulados do fundo do córrego e gera sobrepressão excessiva nas paredes de gabiões, que se deformam em função da parede de drenos de areia ser compressível.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Há apenas uma pequena ressalva na opção I: geotexteis não são impermeáveis como as geomembranas, portanto, o fato de não utiliza-lo não " resulta em grande percolação de água". Sua finalidade é nao deixar que o fluxo de água carreie os finos.


ID
79417
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Zonas ribeirinhas são suscetíveis à inundações devido às freqüentes cheias promovidas pelo transbordo de rios. Em função das inundações, várias áreas sofrem erosões que acabam por comprometer ruas e áreas públicas. Com o propósito de conter as inundações, obras, como a construção de estação de bombeamento e um reservatório para armazenar a água pluvial de toda a região, deverão ser realizadas. Observa-se, em alguns casos, a existência de taludes junto às vias públicas sujeitas a deslizamento. Uma forma de tratamento, nesses casos, é promover

Alternativas
Comentários
  • As geomantas são utilizadas na proteção superficial do solo, reforçando e protegendo a vegetação, especialmente durante a fase de germinação.

    Existem vários tipos de geomantas, geralmente constituídos por uma malha geossintética leve de reforço, e, conforme a aplicação, com inclusões de fibras de origem vegetal, tais como palha e fibra de coco.

    A vegetação cresce através da geomanta, entrelaçando-se intimamente com o reforço geossintético, auxiliando, desta forma a fixação das espécies escolhidas, principais responsáveis pela proteção contra a erosão.


ID
200299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito dos sistemas de drenagem, que são fundamentais para
o funcionamento apropriado e para a durabilidade de diversas
obras civis, julgue os itens subsequentes.

As barbacãs são componentes que podem ser utilizados para drenagem de estruturas de contenção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Barbacã: são drenos curtos cuja função é retirar a água acumulada atrás de um muro de arrimo ou de qualquer obra que esteja em contato com o solo. Em geral o barbacã tem um comprimento pouco maior do que a espessura do muro onde está instalado, e sua extremidade interna pode estar envolta por algum material poroso (areia, pedrisco, brita, cascalho, etc) que torne mais efetiva sua ação.

    Num projeto de estabilização de encosta, os drenos, em especial os barbacãs, tem um papel importante de eliminar possíveis pressões na obra, causadas pelo acúmulo da água de infiltração.

    Fonte: http://www.dicionario.pro.br/index.php/Barbacã

  • Exemplo ilustrativo:

     

    http://2.bp.blogspot.com/-L9EGeR2y-68/U-aanJXR52I/AAAAAAAAFNI/gWEa14_ay0U/s1600/MURO+CONTEN%C3%87%C3%83O+5.png

  • BARBACÃ (DRENO) Orifício ou fresta abertos em um muro de suporte ou de revestimento pelos quais se escoam as águas acumuladas no seu tardoz ou empena interna.

    Fonte: DNIT


ID
205324
Banca
FCC
Órgão
TRE-AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a execução de obras de contenções de taludes e aterros, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Solo Grampeado

     

    - reforço no solo;

    - estabilização rápida, temporária ou permanente de taludes naturais;

    - revestimento de concreto armado com tela de aço eletrossoldada;

    - transfere os esforços da zona instável para estável

    - barras de aço (CA-50) envolvidas em calda cimento, horizontal ou oblíqua;

    - ancoragem passiva

  • Alguém poderia explicar o erro da letra B?


ID
213622
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Muitas cidades brasileiras enfrentam problemas relacionados à deflagração de escorregamentos em encostas, principalmente em períodos de elevados índices pluviométricos. O tipo de solo que se caracteriza por ser um material muito fofo, contendo blocos de rochas, alto teor de umidade e, em geral, encontra-se depositado próximo ao pé das encostas é denominado solo

Alternativas
Comentários
  • Os solos Coluviais são aqueles cujo agente transportador é a gravidade, que faz cair massas de solo e rochas ao longo dos taludes. Também são conhecidos por depósitos de talus. Ocorrem via de regra ao pé de escavações e encostas. Sua composição depende do tipo de rocha existente nas partes mais elevadas. Estes solos normalmente são desaconselháveis para projetos de engenharia, pois são materiais inconsolidados, permeáveis e sujeitos a escorregamentos. (DNER, 1996).

     

    Letra C.

  • SOLOS COLUVIAIS (ou depósito de tálus) ·

    O transporte se deve exclusivamente à gravidade e o solo formado possui grande heterogeneidade;

    São de ocorrência localizada, geralmente ao pé de elevações e encostas, provenientes de antigos escorregamentos; ·

    Apresentam boa resistência, porém elevada permeabilidade;

    Sua composição depende do tipo de rocha existente nas partes elevadas;

    Colúvio: material predominantemente fino;

    Tálus: material predominantemente grosseiro.


ID
218683
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto à natureza dos solos e à sua forma de escavação, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) De acordo com o manual de pavimentação do DNIT, o solo arenoso apresenta granulação grossa, constuituídos principlamente de quartzo (sílica pura). Seu comportamento geral pouco varia com a quantidade de água que envolve os grãos. São solos praticamente desprovidos de coesão, ou seja, sua resistência à deformação depende fundamentalmente de entrosamento e atrito entre grãos e da pressão normal que atua sobre o solo.

     

    b)o manual de obras de saneamento Sanepar define como terra compacta todo material coeso, constituído de argila rija, com ou sem ocorrência de matéria orgânica, pedregulhos, grãos minerais, saibros. Escavados com picaretas, pás, enxadões, alavancas, cortadeiras.

     

    c) o manual da Sanepar define a rocha branda como todo material com agregação natural de grãos minerais, ligados mediante forças coesivas permanentes, apresentando grande resistência à escavação manual, copnstituído de rocha alterada, "pedras-bola" com diâmetro acima de 25cm, matacões. Escavado com rompedores, picaretas, explosivos, etc.

     

    d)O Sanepar define solo de rocha dura como: material altamente coesivo, constituído de todos os tipos de rocha viva como granito, basalto,
    gnaisse etc. Escavado normalmente com uso de explosivos.

     

    e)o Sanepar define solo de moledo ou cascalho como: material que apresenta alguma resistência ao desagregamento, constituído de arenitos compactos, rocha em adiantado estado de decomposição ,seixo rolado ou irregular, matacões, "pedras-bola" até 25 cm.
    Escavado com picaretas, cunhas, alavancas.

     

    As definições D e E estão trocadas


ID
227797
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os buzinotes são instalados em muros de arrimo para

Alternativas
Comentários
  • buzinotes serve para drenar a agua eliminando assim a pressão neutra na face do muro

    C

    De acordo com o site http://www.engenhariacivil.com/dicionario/buzinote

    "Termo utilizado no Brasil para designar uma tubagem que  permite o escoamento de águas pluviais de varandas ou terraços."

  • buzinotes serve para drenar a agua eliminando assim a pressão neutra na face do muro

  • Buzinote = Barbacãs


ID
253051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere que, durante a construção de determinada edificação de
dois pavimentos em terreno com declividade aproximada de 12%,
em razão da insuficiência de material de corte para realização de
aterro no local da edificação, tenha sido necessário adquirir material
de empréstimo para adequar-se ao previsto no projeto arquitetônico
e paisagístico da edificação. A partir dessa situação, julgue os itens
que se seguem.

A contenção de material depositado e a garantia da estabilidade da obra, uma vez que se trata de terreno com declividade superior a 10%, só podem ser alcançadas com a utilização de muros de arrimo.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA!!

    Muros de arrimo:
    • Def. 01: são estruturas destinadas a conter massas de solo cujos paramentos se aproximam da posição vertical, ou seja, inclinação quase infinita;
    • Def. 02: são usados para prevenir que o material retido (solo) assuma sua inclinação natural;
    • Def. 03: Estruturas projetadas para suportar pressões laterais decorrentes de macicós de terra e de água  ou de ambos.

    12% é quase a inclinação de uma rampa de deficientes que encontramos em muitos locais, onde o máximo recomendado é de 8,33%. Muito longe de uma vertical.

    Podemos também usar taludes, que na proporção 1:1, dá 100% de inclinação.

     
  • acho q o foco da questão é outro: é necessário muro de arrimo apenas porque a inclinação do terreno é maior que 10%?

    Acredito que não, pois se o solo de emprestimo for coesivo e as condiçoes de compactçao e execução do aterro permitirem, não é necessário arrimo


ID
316138
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os processos de instabilização de taludes e encostas, denominados corridas, são processos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     Corridas de lama (mood flow): Movimentos muito rápidos de solo argiloso mole, que se move como se fosse um fluido viscoso. Movimentos de “fluxo” também podem acontecer com outros materiais, por exemplo, areia seca. 

  • http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/6066/1/PB_COECI_2015_2_34%20.pdf

  • Fluxo rápido ou corridas

    Nos fluxos, a massa deslocada assemelha-se ao escoamento de um líquido viscoso, pela forma assumida pelo material em movimento ou aparente distribuição das velocidades e deslocamentos.

    A superfície de deslizamento não é visível ou se desenvolve durante um lapso de tempo muito pequeno.


ID
333106
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao equipamento mais adequado para a escavação de valas

Alternativas
Comentários
  • Retro-escavadeira: Esse equipamento permite uma execução precisa e rápida, podendo ser utilizada para a escavação em terrenos relativamente duros. São muito utilizados para a escavação de valas para tubulações enterradas e também para fundações corridas, sendo que a largura da concha determina a largura da vala.


ID
540199
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao se dimensionar um muro de arrimo, pode-se considerar o efeito de uma sobrecarga distribuída q por unidade de área atuando sobre o terreno de peso específico γ como sendo altura equivalente de terra igual a

Alternativas

ID
540202
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um muro de arrimo possui um peso total igual a 240 kN/m e coeficiente de atrito na base igual a 0,5. Se esse muro sofre um empuxo ativo de 80 kN/m, seu coeficiente de segurança ao escorregamento vale

Alternativas
Comentários
  • 240/80 = 3,0

    3,0 x 0,5 = 1,5

  • Peso = (Empuxo x fator de segurança) / coeficiente de atrito

    240 = 80 x FS / 0,5

    FS = 120 / 80

    FS = 1,5


ID
540250
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto vale, em metros, a altura crítica de escavação de um talude vertical em um solo puramente coesivo com coesão igual a 16 kN/m2 e peso específico γ igual a 20 kN/m3 , admitindo-se que a ruptura ocorra segundo uma superfície plana?

Alternativas

ID
540253
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Trata-se de uma causa interna do escorregamento de um talude o(a)

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação do que é uma causa INTERNA de escorregamento:

    a) Aumento da carga na crista - causa EXTERNA.

    b) Aumento da carga no corpo - causa EXTERNA.

    c) Aumento da resitencia ao cisalhamento - INTERNA, MAS MELHORA A PERFORMANCE DO MURO E NÃO CAUSA ESCORREGAMENTO.

    d) Escavação próximo ao é do talude - causa EXTERNA.

    e) Redução da resistência ao cisalhamento - causa INTERNA.

    Os escorregamentos de taludes são causados por uma redução da resistência interna do solo que se opõe ao movimento da massa deslizante e/ou por um acréscimo das solicitações externas aplicadas ao maciço. Ou seja, a letra a e a letra b podem causar o escorregamento, mas são externas ao talude.


ID
540256
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando-se as velocidades com que se processam os movimentos de maciços terrosos, de acordo com a escala de Vernes, é correto afirmar-se que o

Alternativas

ID
540298
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O que NÃO corresponde a uma técnica de reforço (melhoria) do terreno?

Alternativas
Comentários
  • sondagem: técnica de prospecção do solo.


ID
542617
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Atenção: Para responder as questões de números 46 e 47,
considere as informações abaixo.

Durante o planejamento dos trabalhos de escavação de
um terreno, sabia-se, por projeto, que era necessário escavar
um terreno de 100 m × 50 m de área, chegando a profundidade
de 2,0 m. O empolamento foi considerado como igual a 50%.
Estimou-se densidade média de 1.500 kg/m3 (solo solto). Os
trabalhos foram executados durante o período de chuvas
intensas, sempre ao final da tarde (tempestades de verão) e
estiagem ao longo da noite e do dia. Ao serem finalizados os
trabalhos, foram contabilizados os tickets da balança do bota-
fora e chegou-se a um total de 22.500.000 kg de material
escavado, e cada caminhão teve capacidade de carga líquida
média de 10 m3. Os mesmos tickets do bota-fora indicaram que
ocorreram 1.250 viagens. Deve-se pagar ao empreiteiro
R$ 15,00/t. despejada no bota-fora, além de pagar R$ 50,00 por
cada viagem de caminhão (ida e volta).

Com base nos dados apresentados,

Alternativas
Comentários
  • Volume transportado = 1250 viagens x 10 m3 por caminhão = 12500 m3.
    Densidade real do solo solto = 22500000/12500 = 1800 kg/m3
  •  a) a densidade real do solo solto chegou a 1.800 kg/m3. Correto

    Material entregue = 22.500.000 kg

    Volume entregue = 1250 x 10 = 12.500 m3

    d = kg / m3 = 22.500.000 / 12.500 = 1800 kg/m3

     b) o empolamento real foi de 33% para o solo solto.

    Sabemos o volume que foi entregue, de 12.500 m3, porém não sabemos o volume escavado. Por projeto sabiamos o volume a ser escavado, porém, durante a execução ocorreram chuvas que aumentam o volume do solo, ou seja, escavar menos para entregar o mesmo volume.

     c) o volume real (solto) escavado foi de 15.000 m3.

    A alternativa está se referindo ao volume solto de projeto, que seria encontrado através da multiplicação entre o volume de corte de 10.000 m3 e o empolamento de 50%. O volume solto entregue foi de 12.500 m3.

     d) nem a densidade e nem o volume de projeto foram cumpridos nos trabalhos.

    A densidade não foi cumprida, era de 1.500 kg/m3, e a entregue foi de 1.800 kg/m3, porém, o volume foi cumprido.

     e) a densidade maior gerou um volume empolado menor. (???)

    Fique na dúvida. Acredito estar certa também...

  • A letra D também está certa:

    .

    Volume de projeto:

    E=Vsolto/Vcorte

    1,5=Vsolto/10.000

    Vsolto = 15.000m³

    Densidade= 1500kg/m³

    .

    Volume Real:

    1250viagens x 10m³  = 12.500m³

    Densidade = 1800kg/m3


ID
542650
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma empresa terceirizada foi contratada para prestar serviços de escavação e terraplenagem em uma obra de um prédio comercial. Vários trabalhadores se
apresentaram para o trabalho entre eles, ajudantes, oficiais, encarregados, operadores de máquinas, operadores de equipamentos, soldadores e eletricistas. Todos os trabalhadores passaram por treinamento interno de prevenção de acidentes, receberam seus EPI’s, tiveram seus registros na empresa terceirizada verificados e estavam exercendo suas funções de carteira. Porém, após alguns dias de trabalho e durante uma vistoria de rotina ao canteiro, o fiscal de obras exigiu que todos, exceto os ajudantes, parassem suas atividades. O fiscal pôde fazer isso porque

Alternativas
Comentários
  • ASO - Atestado de Saúde Ocupacional
  • NR - 7

  • NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

     

     

    7.4.4. Para cada exame médico realizado, previsto no item 7.4.1, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, em 2 (duas) vias.

     

    7.4.4.1. A primeira via do ASO ficará arquivada no local de trabalho do trabalhador, inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras, à disposição da fiscalização do trabalho.

     

    7.4.4.2. A segunda via do ASO será obrigatoriamente entregue ao trabalhador, mediante recibo na primeira via.

     

    7.4.4.3. O ASO deverá conter no mínimo:

     

    a) nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade e sua função;

    b) os riscos ocupacionais específicos existentes, ou a ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho-SSST;

    c) indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados;

    d) o nome do médico coordenador, quando houver, com respectivo CRM;

    e) definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu;

    f) nome do médico encarregado do exame e endereço ou forma de contato;

    g) data e assinatura do médico encarregado do exame e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.


ID
544579
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O processo de estabilização de um terreno inclinado, que foi objeto de trabalho para contenção de escorregamentos, está corretamente associado com

Alternativas
Comentários
  • Vou comentar os itens errados das questões:

    Erosão superficil, é uma forma de instabilidade muito comum e depende de condições geológicas, topográficas e climáticas, sendo agravada pelas constantes precipitações pluviométricas, que favorecem o processo erosivo.

    => Instabiliza o talude.

    Aumento da inclinação do talude, que de uma maneira geral, é o método mais simples de aumentar o peso e aumentar seu ângulo de inclinação.

    => Instabiliza o talude.

    Limpeza do talude e a capinação, os quais são métodos que impedem o escoamento das águas pluviais.

    => Instabiliza o talude por conta de erosão superficial. Retirada de vegetação leva ao processo de erosão.

    Muros de arrimo convencionais, que são bastante estáveis, não são passíveis de desmoronamento.

    => Muro de arrimo visam ao equilíbrio do talude natural.

     


ID
552928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que se refere a NBR 9.061/1985, que trata de normas de segurança de escavação a céu aberto, julgue o   seguinte  item.


As medidas de proteção das paredes das escavações são adotadas com a finalidade de que, durante a execução das escavações, não ocorram acidentes que possam ocasionar danos humanos e materiais.

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que segundo a NR 18, os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade, medida a partir da borda do talude.

     

    Bom estudo.

  • A questão foi óbvia, mas fiquei na dúvida se essa norma tratava realmente sobre isso, nunca se pode confiar no cespe


ID
627778
Banca
FCC
Órgão
TCE-SE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nas obras rodoviárias, o procedimento de retaludamento, visando à estabilização de taludes ou encostas, consiste na

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBR 11682
    3.35 Retaludamento
    Obra de mudança da incinação original de um talude, objetivando melhorar as suas condições de estabilidade.
     

  • Retaludamento é a mesma coisa que escalonamento do talude; você configura a inclinação do talude em forma de escada para diminuir a velocidade de escoamento da água, formando "mini taludes".

  • O retadulamento, nada mais é que, a mudança da geometria de um talude visando a sua estabilidade.

    A redução da altura do talude e a redução do seu ângulo de inclinação aumentam a estabilidade.


ID
647953
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As escavações para execução de subsolos de edifícios em zonas urbanas são sempre contidas ou escoradas. O método invertido de escoramento é

Alternativas
Comentários
  • Diferentemente do método convencional, nesse método a estrutura da edificação não é iniciada após a escavação, mas sim durante a mesma. Com isso a obra terá duas frentes de trabalho, uma voltada para a elevação da estrutura e outra voltada para a escavação confinada dos subsolos.

  • O método milanês é chamado método invertido, no qual, em primeiro lugar, se controi a laje sobre o terreno, utilizando se o mesmo como fundo da forma. Em seguida, após as paredes diafragma executadas, faz se a escavação.

  • "O Top-Down Method, ou método invertido, é basicamente a mudança na sequência cronológica de algumas subatividades da etapa estrutural da construção. Nessa etapa o edifício, para ser erguido, não precisa estar com sua fundação concluída. Ele começa a subir enquanto existe outra frente de trabalho aprofundando as escavações até o nível das fundações. Em síntese a escavação e contenção ocorrem de maneira simultânea a elevação do prédio. Essa elevação é permitida por escoramentos provisórios, sendo limitada a capacidade de carga destes.

    O objetivo é que a escavação alcance o nível da fundação, para que a mesma seja consolidada, antes da elevação do prédio atingir os limites de carga dos apoios provisórios. Com isso, pode-se obter um ganho considerável em prazo de execução. Caso contrário, será necessário parar a frente de obra que sobe a edificação para reduzir o incremento de carga nesses apoios. [...]

    Já Gutemberg (2009) define método invertido como, executar primeiramente as estacas principais do corpo do edifício no nível existente no terreno, em seguida as lajes, pilares e vigas que compõem a estrutura para posteriormente escavar os subsolos e interligar as estacas com a estrutura, concretando os blocos de fundação, vigas baldrames e pilares do subsolo."

    http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10011792.pdf


ID
703951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a sistemas estruturais.

Cortinas compostas por estacas são estruturas de concreto executadas a partir de trincheiras escavadas no solo e estabilizadas com o auxílio de lama bentonítica.

Alternativas
Comentários
  • Cortinas compostas por estacas 
    Consistem na execução de linhas de estacas justapostas, geralmente de concreto, por meio de cravação direta ou escavação e execução posterior do elemento de fundação. Podem ser posicionadas sob diferentes tipos de arranjos, de forma a constituir paramento capaz de conter os esforços do maciço de solo.
    Resposta da Questão: Errada
    Fonte:

    http://anuario.piniweb.com.br/construcao-servicos/2012/artigo253357-2.asp
  • Essa definição da questão é a de parede-diafragma

  • So corrigindo nosso amigo samuel, a lama bentonitica e sim muito utilizada na engenharia como contenção das paredes nas escavações!!

    Um exemplo facil seria :

    Paredes Diafragma com Clamshell e/ou Hidrofresa

    São cortinas executadas preenchendo-se com concreto armado, após a escavação de trincheiras (lamelas) abertas no terreno e mantida estável com o auxílio de lama bentonítica ou polímero.

  • as estacas são cravadas e posteriormente o solo à jusante é cortado... Na execução das estacas não se usa lama bentonítica porque não há escavação para sua cravação

     

    :)

  • A definicção é de parede-diafragma que também pode ser denominada de estacas barrete, portanto, a questão seria questionável de anulação.

  • ERRADO

     

    Cortinas compostas por estacas são estruturas de concreto executadas a partir de trincheiras escavadas no solo e estabilizadas com o auxílio de lama bentonítica.

     

    Furos, escavados ou deslocamento

  • Primeiro crava a estaca, depois efetua escavação!


ID
722299
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos muros de arrimo, a resultante lateral das pressões que provocam o empuxo de terra deve ser equilibrada de tal forma que as cargas verticais sejam ao menos iguais ao dobro da grandeza do empuxo. Tal situação, só alcançada em se tratando de muros de arrimo, leva em consideração dois casos: o peso próprio do muro ou parte do próprio peso de terra, responsável pela carga lateral. No primeiro caso, têm-se os muros de

Alternativas
Comentários
  • Os muros de arrimo podem ser de vários tipos: gravidade (construídos de alvenaria, 
    concreto, gabiões ou pneus), de flexão (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes.

    Muros de Gravidade são estruturas corridas que se opõem aos empuxos horizontais pelo 
    peso próprio. Geralmente, são utilizadas para conter desníveis pequenos ou médios, inferiores a 
    cerca de 5m.  Os muros de gravidade podem ser construídos de pedra ou concreto (simples ou 
    armado), gabiões ou ainda, pneus usados. 

    Muros de Flexão são estruturas mais esbeltas com seção transversal em forma de “L” que 
    resistem aos empuxos por flexão, utilizando parte do peso próprio do maciço, que se apóia sobre 
    a base do “L”, para manter-se em equilíbrio. 
    Em geral, são construídos em concreto armado, tornando-se anti-econômicos para alturas 
    acima de 5 a 7m. A laje de base em geral apresenta largura entre 50 e 70% da altura do muro.  A 
    face trabalha à flexão e se necessário pode empregar vigas de enrijecimento, no caso alturas 
    maiores.

     
  • Questão muito mal elaborada, totalmente fora de padrão, passiva de anulação!


ID
727363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de estrutura de concreto armado, fundações, alvenarias,
pisos e revestimentos, julgue os itens de 34 a 39.

Para viabilizar e garantir a segurança das obras em serviços de contenções, drenagem e reforço de solo, utilizam-se geotêxteis, que são têxteis bidimensionais permeáveis compostos por fibras cortadas, formando necessariamente uma estrutura tramada (tecida).

Alternativas
Comentários
  • Não são "necessariamente" tramados.
  • O geotêxtil é uma manta permeável que quando associado com o solo, tem a capacidade de drenar, filtrar, separar, reforçar e proteger. Ela permite, a drenagem/filtração, separação de grânulos nas aplicações em rodovias e ferrovias, a proteção de geomembranas em projetos de aterros, lagos, canais e reservatórios, a proteção das superfícies contra ervas daninhas e crescimento de raiz em projetos de paisagismo e o reforço do solo em estruturas de contenção, barragens e aterros sobre solo mole.

    Tecnicamente, a manta geotêxtil é bidimensional e permeável, tendo propriedades mecânicas e hidráulicas que permitem o desempenho de varias funções em obras geotécnicas. Ela é fabricada com fibras de alta tenacidade e aditivadas para possuir uma maior resistência aos raios UV.

    fonte: https://www.ntcbrasil.com.br/mantas/geotextil/


    Geotextil é uma manta e não uma estrutura tramada


  • Geotexteis podem ser tecidos e não tecidos.

  • ERRADO

     

    PODEM SER DOS TIPOS TECIDOS E NÃO TECIDOS

     

    CARACTERISTICAS

    Baixo consumo de materiais granulares;

    Maior resistência à ruptura;

    Facilidade e rapidez na execução;

    Baixo custo de implantação;

    Excelente resistência à tração, rasgo e punção.

  • Fonte: https://www.aecweb.com.br/cls/catalogos/maccaferri/manual_tecnico_reforco_de_solos.pdf


ID
729997
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na análise de encostas naturais e estabilidade de taludes, deve-se preliminarmente analisar o coeficiente de segurança da encosta no estado em que ela se encontra. A fim de manter a estabilidade, o ideal seria que a ação do homem alterasse o mínimo possível a geometria do estado natural. Caso não seja possível, deve-se utilizar recursos para a sua estabilização. Algumas técnicas só funcionam se solicitadas e são chamadas de ancoragens passivas. Outras funcionam a partir do momento de sua instalação, sendo chamadas de ancoragens ativas. É exemplo de ancoragem ativa:

Alternativas
Comentários
  • Contenção passiva
    Também chamada de contenção por gravidade ou muro de arrimo. A ação de contenção se dá pela transferência ao solo, do esforço horizontal ou subhorizontal imposto pela encosta. O muro transforma o esforço produzido pela encosta em um esforço vertical sobre o solo.
    Para exercer a função de contenção a obra necessita:
    a) que seu peso seja maior do que o esforço requisitado,
    b) desenvolver com o solo uma força de atrito que impeça seu deslocamento/deslizamento
    c) ser resistente à ruptura.
    Para evitar que o muro faça um movimento de rotação sobre sua base, quando submetido a esforço, as seguintes medidas são adotadas:
    • Em muro de concreto armado, pode-se usar um perfil com pé em L, diminuindo seu peso e transferindo o esforço ao solo sem correr o risco de sua rotação ou tombamento.
    • Em muros com pouca resistência à ruptura, onde o volume maior é necessário, deve-se adotar um perfil trapezoidal, com a base mais larga, o que aumenta a força de atrito e abaixa o centro de gravidade, dificultando a rotação do muro sobre sua fundação.

    Muro de arrimo

    Os muros de arrimo são em geral obras mais baratas por que usam material e mão de obra local.

    Contenção ativa

    São obras que impõe uma ação sobre a encosta, mesmo antes de ser requisitada. Isto é conseguido através do atirantamento, ou da transferência da resistência para uma área profunda e estável da encosta ou do maciço rochoso. Esta área é conhecida como área de ancoragem, e o esforço é transferido através do tirante, cabo ou vergalhão de aço reforçado e tratado contra a corrosão.
    Exemplo:
    Estas obras são caras, porque necessitam de tirantes especiais, equipamento para perfurar a encosta, bomba para injetar cimento e ancorar o tirante, além de macacos hidráulicos para tensionar o tirante e pressionar a cortina ou bloco contra a encosta. O tirante após ser tencionado tem sua cabeça aparafusada, sendo recoberto por cimento para evitar sua corrosão.
  • a título de curiosidade:

     

    cortina atirantada - ancoragem ativa

    terra armada - ancoragem passiva

    solo grampeado - ancoragem passiva


ID
754123
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a opção que NÃO apresenta um item que faça parte da etapa "Trabalhos em Terra" de uma obra.

Alternativas

ID
754246
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto às estruturas de contenção, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
755251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a escavações,
escoramentos, muros de arrimo e barragens.

Os muros de arrimo médios e altos de perfis retangulares apresentam menor relação custo/benefício se comparados aos muros de arrimo baixos e de mesma geometria.

Alternativas
Comentários
  • considerando a mesma tecnologia e execução...

    muro pequeno = $ pequeno

    muro grande = $ grande

     

    a questão está errada ao afirmar que muros grande possuem < $ do que muro pequenos

  • Que?!!
    Eles apresentam maior custo e menor benefício, ou seja, apresentam SIM menor custo/benefício.

  • Algém entendeu de onde o CESPE tirou essa questão?? Para mim é justamente o contrário. A partir de certa altura, tais muros se tornam antieconômicos!

  • Se é antieconômico realizar a construção de muros a partir de certa altura (ou seja, muros de altura média ou alta), então estes teriam um maior custo benefício. Desta forma, para se construir um muro com maior altura, eu tenho um gasto maior para um mesmo benefício.

    Portanto, questão errada.

     

    Bons estudos.

  • Os muros de arrimo por gravidade ou peso retangulares são econômicos somente para pequeníssimas alturas.

    Fonte: Caderno de Muros de Arrimos, de Antônio Moliterno.

     

    Bons estudos
     

  • Questão errada e sem sentido. resposta deveria ser anulada. CESPE pisando na bola como sempre!

  • Se você der uma viajada muito louca pode interpretar assim:

     

    custo/benefício

    Benefício = constante = proteção do aterro

    Logo quando maior o muro, maior o custo, e maior o custo/benefício

     

     

  • OLha o PEGA! Menor custo/benefício significa que pra ter um mesmo benefício ( considerando constante) teria um custo menor, o que é errado!

  • Relação custo/benefício é uma coisa e relação custo-benefício é outra. Na verdade essa questão não avalia o conhecimento de ninguém, apenas induz o candidadto ao erro.


ID
772285
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação às obras de estabilização e contenção de taludes e encostas, as obras de reforço de maciço

Alternativas
Comentários
  • http://www.academia.edu/15658254/Geologia_de_Engenharia_Aplicada_a_Estabilidade_de_Encostas

    foi tirado da apostila acima, página 3.

    As obras com estrutura de contenção podem ser classificadas em:

    ·         Obras de contenção passivas: oferecem reação contra tendências de movimentação dos taludes, por exemplo, muros de arrimo (gravidade, flexão, etc), cortinas cravadas (estacas, prancha, etc) e cortinas ou muros ancorados sem protensão;

    ·         Obras de contenção ativas: introduzem compressão no terreno, aumentando sua resistência por atrito, além de oferecer reações as tendências de movimentação do talude, por exemplo, muros e cortinas atirantadas, placas atirantadas, etc.;

    ·         Obras de reforço de maciço: aumentam a resistência média ao cisalhamento de certas porções do maciço, por exemplo, injeções de cimento e resinas químicas, estacas e micro-estacas de concreto, etc.


ID
778576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca da estabilidade e dos sistemas estruturais, julgue os itens seguintes.

Os principais esforços atuantes nos tirantes utilizados nos muros de arrimo são os de tração e de atrito.

Alternativas
Comentários
  • Tirantes são elementos protendidos que essencialmente trabalham sob tração e esforço lateral de atrito. 
  • correto

    solo grampeado tem tudo a ver :)


ID
778585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação a solos, fundações e estruturas de contenção dos solos, julgue os itens subsecutivos.

A contenção de paredes por meio de escoramentos provoca empuxo ativo.

Alternativas
Comentários
  • Empuxo ativo é o que o solo provoca em relação a estrutura de contenção.
    Empuxo passivo acontece quando a estrutura "empurra", pressiona o solo no sentido contrário ao do empuxo ativo. No caso de contenção de paredes por escoramento o solo é comprimido, logo o que há é o empuxo passivo.
  • passivo porque quando eu escoro paredes eu estou empurrando ela para impedir que ela caia

    então a parede receberá esforço, a parede é o agente passivo, então empuxo passivo

  • Nao deixa de criar a condição para empuxo ativo do solo. Cespe nao da pra confiar....

  • Não concordo com o gabarito da banca. Porque para provocar um empuxo passivo no solo é necessário que o maciço seja comprimido.

    Escoramentos são compostos por estruturas em paramentos em contato com o solo e vigas comprimidas. Logo, se as vigas estão trabalhando a compressão é necessário que o maciço terroso se movimente, o que representa um estado de empuxo ativo.

    Gabarito da banca: Certo.

    segue imagens de escoramentos: https://www.google.com/search?q=escoramento+de+vala&tbm=isch&hl=pt-BR&ved=2ahUKEwi7gq6rnJvqAhV1CbkGHdpPA50QrNwCKAF6BQgBELQC&biw=1349&bih=695


ID
817723
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Na verificação de um muro de arrimo, seja qual for a sua seção, devem ser investigadas as condições de estabilidade referentes a

Alternativas
Comentários
  • Na verificação de um muro de arrimo, seja qual for a sua seção, devem ser investigadas as seguintes condições de estabilidade: tombamento, deslizamento da base, capacidade de carga da fundação e ruptura global

    A segunda etapa do projeto envolve a definição dos esforços atuantes. As teorias de Rankine e Coulomb satisfazem o equilíbrio de esforços vertical e horizontal. Por outro lado, não atendem ao equilíbrio de momentos, visto que a superfície de ruptura em geral possui uma certa curvatura. O critério de equilíbrio de projeto depende da geometria da seção.

  • Tombamento: FS= 2,0

    Deslizamento: FS=1,5

    Capacidade de Carga de Fundação: FS=3,0.

  • Olá aguem poderia me explicar pq as demais alternativas estão erradas,porfavor,estou precisando urgente


ID
847132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a escavações, escoramentos, muros de arrimo e barragens.

Na análise da estabilidade de muros de arrimo, uma vez verificado o equilíbrio estático, dispensa-se a verificação do equilíbrio elástico.

Alternativas
Comentários
  • não, errada

    porque a estabilidade depende do equliíbrio elástico

  • Equilíbrio estático

    Verificação ao tombamento

    Verificação ao deslizamento

     

    Equilíbrio elástico

    Verificação da capacidade da fundação (tensão máxima/capacidade do solo e tensão mínima/ausência de tração)

  • A estabilidade do Muro de arrimo pode ser comprometida pela Ruptura Global a qual abrange a capacidade da Fundação em manter-se estável (Equilíbrio elástico)


ID
847135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a escavações, escoramentos, muros de arrimo e barragens.

Os materiais que constituem os espaldares são menos permeáveis do que os materiais que compõem o restante do corpo das barragens heterogêneas.

Alternativas
Comentários
  • As barragens de terra são caracterizadas pelos seguintes elementos principais:
     • zona de vedação (núcleo)  • sistema de drenagem interna  • zona resistente (espaldares)

  • Em barragens heterogêneas, os espaldares são as zonas externas da barragem. Essa zona é composta por material granular mais resistente, portanto permeável. Enquanto o núcleo é de material argiloso com menor permeabilidade.

  • É exatamente o contrário

    Os espaldares dão mais resistência, por isso seu material deverá ser impermeável.

  • Barragem do tipo zoneada ou mista: Neste tipo de barragem, os materiais mais permeáveis são lançados nas partes externas da seção transversal da barragem, sendo os menos permeáveis (material mais argiloso) lançados na parte central e/ou na parte de montante.

    https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/110/20/Unidade_9-modulo1.pdf

  • Os materiais que constituem os espaldares são MAIS permeáveis do que os materiais que compõem o restante do corpo das barragens heterogêneas.

     

    São os material granulares. Já no núcleo ficam as argilas que são menos permeáveis. Veja um trecho do livro Nélio Gaioto:

     

    Dá-se preferência à colocação dos materiais mais grossos (areia, cascalho ou fragmentos de rocha, ou uma mistura desses materiais) e, portanto, de maior resistência ao cisalhamento, nas regiões próximas aos taludes  e dos materiais argilosos que, por sua vez, apresentam menor permeabilidade e maior capacidade de se deformarem sem a chegar à ruptura, na região central (no núcleo).

    Este expediente garante maior estabilidade à barragem, pois as superfícies potenciais de escorregamento situam-se em sua maior parte, dentro das zonas dos espaldres, ao mesmo tempo que a zona central, onde as tensões são mais elevadas, e , portanto, sujeitas a maiores recalques, é ocupadas por materiais mais plásticos, que ainda proporcionam maior estanqueidade à seção.


ID
847138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a escavações, escoramentos, muros de arrimo e barragens.

As estroncas trabalham à tensão de tração na ancoragem de escoramentos de escavações no solo.

Alternativas
Comentários
  • Estroncas trabalham tensão de compressão

  • Tirantes trabalham à tensão de tração

  • Chama-se estronca as peças (metálicas, de madeira ou concreto) utilizadas para escoramento, em geral temporário, de estruturas instáveis. As estroncas trabalham à compressão, enquanto tirantes trabalham à tração. Viga-estronca é uma estronca utilizada horizontalmente. Um uso comum deste elemento pode ser observado em escoramento de escavações, onde a viga é utilizada perpendicular entre duas paredes de escoramento do talude.

    Leia mais em: http://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-viga-estronca.html
    Copyright © E-Civil

  • estroncas = escoras = cimbramentos (são escoras de metal)
    :)


ID
847141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a escavações, escoramentos, muros de arrimo e barragens.

Os escoramentos, se bem executados, são suficientes para evitar o levantamento do fundo da escavação, independentemente da profundidade.

Alternativas
Comentários
  • nem sempre serão suficientes
    pode ser que o solo sofra um efeito Tschebotarioff, tenha problemas com umidde e etc...

  • Alguém pode explicar o que é esse levantamento do fundo da escavação?

     


ID
881983
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao serem escavados, os solos das camadas naturais aumentam de volume; esse aumento de volume é denominado de empolamento. Ao serem colocados em aterros compactados, os solos soltos sofrem uma diminuição ou redução de volume. Os coeficientes de empolamento e redução são fundamentais para estabelecer a relação entre os volumes de solo naturais, soltos e compactados. O coeficiente de empolamento dos solos pode ser determinado a partir da seguinte relação:

Alternativas
Comentários
  • wtf?

  • ????????????

  • venho do futuro pra dizer que o tal professor virou ministro do STF...

  • kkkkkkk, É o fraco

  • kkkkk

  • Rilu, simbora papai! kkk


ID
913618
Banca
FMP Concursos
Órgão
MPE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Disciplina: Fundações, Escavações e Contenções

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.

I. Cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, demolindo-se o excesso ou completando- o, se for o caso. Deve ser definido de modo a deixar que a estaca e sua armadura penetrem no bloco com um comprimento que garanta a transferência de esforços do bloco à estaca. Repique refere-se à penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe do pilão. Em geral é medida por uma série de dez golpes. Ao ser fixada ou fornecida, deve ser sempre acompanhada do peso do pilão e da altura de queda ou da energia de cravação (martelos automáticos).

II. Fundação superficial (ou rasa ou direta): elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Incluem-se nesse tipo de fundação as sapatas, os blocos, os radier, as sapatas associadas, as vigas de fundação e as sapatas corridas.

III. Sapata é elemento de fundação superficial de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas não sejam resistidas pelo concreto, mas, sim, pelo emprego da armadura. Pode possuir espessura constante ou variável, sendo sua base em planta normalmente quadrada, retangular ou trapezoidal. Cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, demolindo-se o excesso ou completando-o, se for o caso. Deve ser definido de modo a deixar que a estaca e sua armadura penetrem no bloco com um comprimento que garanta a transferência de esforços do bloco à estaca.

IV. São considerados métodos semi-empíricos aqueles em que as propriedades dos materiais são estimadas com base em correlações e são usadas em teorias de Mecânica dos Solos, adaptadas para incluir a natureza semi-empírica do método. Quando métodos semiempíricos são usados, devem-se apresentar justificativas, indicando a origem das correlações (inclusive referências bibliográficas). As referências bibliográficas para outras regiões devem ser feitas com reservas e, se possível, comprovadas. São considerados métodos empíricos aqueles pelos quais se chega a uma pressão admissível com base na descrição do terreno (classificação e determinação da compacidade ou consistência pelas investigações de campo e/ou laboratoriais). Esses métodos apresentam-se usualmente sob a forma de tabelas de pressões básicas onde os valores fixados servem para orientação inicial.

V. Solos expansivos são aqueles que, por sua composição mineralógica, aumentam de volume quando há um aumento do teor de umidade. Nesses solos não se pode deixar de levar em conta o fato de que, quando a pressão de expansão ultrapassa a pressão atuante, podem ocorrer deslocamentos para cima. Por isso, em cada caso, é indispensável determinar experimentalmente a pressão de expansão, considerando que a expansão depende das condições de confinamento. Para o caso de fundações apoiadas em solos de elevada porosidade, não saturados, deve ser analisada a possibilidade de colapso por encharcamento, pois esses solos são potencialmente colapsíveis. Em princípio devem ser evitadas fundações superficiais apoiadas nesse tipo de solo, a não ser que sejam feitos estudos considerando-se as tensões a serem aplicadas pelas fundações e a possibilidade de encharcamento do solo.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Para matar a questão rapidamente
    Em I "Repique refere-se à penetração permanente de uma estaca...." referencia a NEGA e não repique
  • I. Cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, demolindo-se o excesso ou completando- o, se for o caso. Deve ser definido de modo a deixar que a estaca e sua armadura penetrem no bloco com um comprimento que garanta a transferência de esforços do bloco à estaca. Repique refere-se à penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe do pilão. Em geral é medida por uma série de dez golpes. Ao ser fixada ou fornecida, deve ser sempre acompanhada do peso do pilão e da altura de queda ou da energia de cravação (martelos automáticos).

    A definição se refere a nega:

    medida da penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe de martelo ou pilão, sempre relacionada com a energia de cravação. Dada a sua pequena grandeza, em geral é medida para uma série de dez golpes.

    A definição de repique é:

    parcela elástica da penetração máxima de uma estaca, decorrente da aplicação de um golpe do martelo ou pilão.

    Fonte: NBR 6122:2019 - Projeto e execução de fundação


ID
913621
Banca
FMP Concursos
Órgão
MPE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Disciplina: Fundações, Escavações e Contenções

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.

Pela facilidade construtiva e larga utilização em construções de pequeno porte, as “fundações superficiais” são, muitas vezes, executadas sem projeto, realizadas por pessoal desqualificado e sem supervisão e acompanhamento de profissional experiente. O resultado em problemas são variados e frequentes. Quais dos casos abaixo apresentados se referem a problemas executivos envolvendo o solo?

I. Presença de água na cava durante a concretagem. Adensamento deficiente e vibração inadequada do concreto. Estrangulamento de seções dos pilares. Armadura mal posicionada ou insuficiente. Juntas de dilatação mal executas.

II. Inclinação final executada em desacordo com o projeto seja por dificuldade construtiva ou por erro. Cota de arrasamento diferente do essencial resultando em necessidade de emendas ou perda de esperas de pilar. Levantamento de elementos já cravados pela execução de novos elementos.

III. Construção de elementos de fundação assentes em solos de diferentes comportamentos, típico de situações onde ocorrem cortes e aterros, mas as fundações são construídas em mesma cota.

IV. Amolgamento de solo no fundo da vala, causado pela falta de cuidado na escavação e limpeza, ou a falta de limpeza de material caído das paredes ou remanescentes de escavações. Sapatas executadas em cotas diferentes com desmoronamento ou alívio da fundação.

V. Sobre escavação preliminar e reaterro mal executado. Sapatas executadas em cota superior a canalizações em obras já existentes no terreno.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • O enunciado pede problemas executivos envolvendo o solo:

     

    I. Presença de água na cava durante a concretagem. Adensamento deficiente e vibração inadequada do concreto. Estrangulamento de seções dos pilares. Armadura mal posicionada ou insuficiente. Juntas de dilatação mal executas. (Não envolve)

    II. Inclinação final executada em desacordo com o projeto seja por dificuldade construtiva ou por erro. Cota de arrasamento diferente do essencial resultando em necessidade de emendas ou perda de esperas de pilar. Levantamento de elementos já cravados pela execução de novos elementos. (Não envolve)

    III. Construção de elementos de fundação assentes em solos de diferentes comportamentos, típico de situações onde ocorrem cortes e aterros, mas as fundações são construídas em mesma cota. (SIIIIIIIIM)

    IV. Amolgamento de solo no fundo da vala, causado pela falta de cuidado na escavação e limpeza, ou a falta de limpeza de material caído das paredes ou remanescentes de escavações. Sapatas executadas em cotas diferentes com desmoronamento ou alívio da fundação. ​(SIIIIIIIIM)

    V. Sobre escavação preliminar e reaterro mal executado. Sapatas executadas em cota superior a canalizações em obras já existentes no terreno. ​(SIIIIIIIIM)

     

     

    "Calma, calma! Eu estou aqui!"

  • Questão estranha na primeira leitura. Mas lendo com calma, veremos que é isso mesmo que o Cristiano Ronaldo falou no comentário.


ID
926635
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre as contenções, considere:

I. Muros de gravidade são estruturas corridas, que se opõem ao empuxo vertical pelo peso próprio.

II. Estacas prancha são compostas por perfis de aço laminados que permitem construir paredes contínuas pela sobre-posição das peças.

III. Paredes diafragma são caracterizadas pela concretagem a seco, feita com tremonha em trincheiras escavadas.

IV. Estacas justapostas podem ser escavadas ou cravadas lado a lado. Em geral, são solidarizadas por meio de vigas de amarração ao longo de suas cabeças.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - errada pois o empuxo é horizontal

    II - certa

    III - errada pois não é a seco, usa-se a lama

    IV - certa (até fiquei na dúvida sobre o termo "escavadas"...


ID
981046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à execução dos serviços de construção civil, julgue os itens seguintes.


As técnicas de análise de estabilidade de taludes são divididas em dois grandes grupos: análise probabilística e análises determinísticas.

Alternativas
Comentários
  • Correto.  

    As técnicas de análise de estabilidade podem ser divi didas em dois grandes grupos: ii. Análise Probabilística iii. Análises Determinísticas

    Análise Probabilística Requer conhecimento das distribuições de pr obabilidade ou das funções de densidade de probabilidade das variáveis alea tórias associadas ao problema.

    A Define a probabilidade de ruptura O número de dados disponíveis e o grau de dispersão dos mesmos em relação a uma média afetam sensivelmente a probabilidade calculada. A interdependência de fatores (p.ex.: grau de intemperismo x resistência; Intensidade de chuva x tipo de solo x variações de resistência; inclinação do talude x tipo de solo x condições de drenagem; etc.) e número pequeno de informações tornam as análises probabilísticas, no momento, restrita s do ponto de vista de aplicação prática na previsão de problemas de ruptura de um modo geral. Porém, com o progresso dos estudos nos últi mos anos, estas análises encontram-se em expansão. As análises probabilísticas são essenciais para a confecção de Mapas de Potencial de Ruptura, Mapas de Risco de Ruptura, Mapas de Ocupação/Aproveitamento de solos, e outros.

    Análises Determinísticas Realizadas em função do fator ou coeficiente de segurança ( F), que pode sua vez podeter diversas definições.

     
  • Análises DETerminísticas

    Utilizadas com grande frequência

    Obtenção do fator de segurança (FS) de taludes

    Limitações: Não considera incertezas associadas às variabilidades dos parâmetros de resistência dos materiais componentes envolvidos nas análises.

     

    Análises PROBabilisticas

    Análises estatísticos e probabilísticos aparecem como uma alternativa sistemática de incorporar a variabilidade dos parâmetros no projeto, podendo assim estimar o risco de ruptura e a confiabilidade do empreendimento.

    Pouco difundido no meio técnico.


ID
997363
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Obras de contenção são todas aquelas estruturas que, uma vez implantadas em um talude, oferecem resistência à movimentação deste ou à sua ruptura, ou ainda que reforçam uma parte do maciço, de modo que esta parte possa resistir aos esforços tendentes à instabilização do mesmo. Entre os tipos de contenções está o crib-wall , caracterizado por

Alternativas
Comentários
  • O crib wall é uma estrutura de contenção feita com módulos montados por meio da sobreposição de peças de concreto, metal ou madeira. Os módulos são preenchidos por brita ou terra, criando uma estrutura que exerce a contenção por meio de gravidade. São usados em taludes cortados ou aterros, geralmente em obras rodoviárias. É uma estrutura de contenção considerada de baixo custo, em que as peças mais usadas são as pré-fabricadas de concreto armado. Entre os módulos e as peças, costuma-se plantar vegetações. Por conta de seu formato semelhante a fogueiras típicas de festas juninas, no Brasil ele também é chamado de "muro em fogueira".

    fonte: http://www.infraestruturaurbana.com.br/solucoes-tecnicas/11/artigo245176-1.asp
  • “Crib Walls” são estruturas formadas por elementos pré-moldados de concreto armado,  madeira  ou  aço,  que  são  montados  no  local,  em  forma  de  “fogueiras”  justapostas  e  interligadas  longitudinalmente,  cujo  espaço  interno  é  preenchido  com  material  granular  graúdo.  São estruturas capazes de se acomodarem a recalques das fundações e funcionam como muros de gravidade.


ID
997393
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os muros de arrimo, considere:

I. São estruturas de contenção constituídas de parede vertical ou quase vertical apoiada sobre fundação rasa ou profunda.

II. Muros de gravidade são estruturas esbeltas, que resistem aos empuxos por flexão, utilizando parte do peso próprio do maciço arrimado para manter-se em equilíbrio.

III. O efeito da água no arrimo pode ser direto, em função do encharcamento no terrapleno, ou indireto, em decorrência do aumento das pressões intersticiais, e pode até duplicar o empuxo atuante.

IV. Nos muros de contrafortes, o empuxo horizontal é combatido pelo peso próprio da estrutura.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Os muros de gravidade não são esbeltos! o seu peso próprio é que faz a sua função como os gabiões;   já os contrafortes existem para aumentar a rigidez da estrutura e a explicação da IV é a dos muros de gravidade.

  • O peso próprio do muro com contraforte contribui sim para o combate ao empuxo horizontal! Essa pode não ser a forma predominante de resistência, mas não creio que seja possível desconsiderar essa contribuição.

  • Ola pessoa,

     

    a questao III afirma que o empuxo ativo ira aumentar na forma indireta ( tensao capilar, ocorrencia de poropressao positiva) e na forma direta (solo saturado).

    Porem se pensarmos que o solo saturado fara com que a a tensao efetiva diminua, por que o empuxo ativo sera maior ?

  • I. São estruturas de contenção constituídas de parede vertical ou quase vertical apoiada sobre fundação rasa ou profunda.

    II. MUROS DE FLEXÃO são estruturas esbeltas, que resistem aos empuxos por flexão, utilizando parte do peso próprio do maciço arrimado para manter-se em equilíbrio.

    III. O efeito da água no arrimo pode ser direto, em função do encharcamento no terrapleno, ou indireto, em decorrência do aumento das pressões intersticiais, e pode até duplicar o empuxo atuante.

    IV. Nos muros de GRAVIDADE, o empuxo horizontal é combatido pelo peso próprio da estrutura


ID
1017013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os próximos itens, relacionados a estruturas de contenção

Na escavação de uma parede- diafragma, o preenchimento não deverá ser realizado com uso de lama bentonítica reciclada, ainda que na mistura se utilize lama nova.

Alternativas
Comentários
  • As paredes-diafragma são painéis de concreto, geralmente armado, pré-fabricados ou moldados in loco com a função de contenção em escavações de subsolo. Os painéis são executados por meio do preenchimento de trincheiras escavadas com o uso contínuo de lama bentonítica, cuja função é estabilizar as paredes de escavação e contrabalançar o empuxo causado pelo lençol freático no terreno. Pode-se, também, utilizar polímeros no lugar da lama bentonítica. Para a escavação, é empregado o equipamento clamshell hidráulico e/ou hidrofresa.

  • explicação bem legal

  • NBR 9061 - ESCAVAÇÃO A CÉU ABERTO

     

    8.4 Cortinas de concreto armado executadas com a utilização de lamas (Parede diafragma)

    8.4.4 Troca da lama
    8.4.4.1 Terminada a fase de escavação, a lama deve ser ensaiada para se determinar a quantidade de sólidos (grãos de areia) em suspensão. Se o ensaio determinar um teor maior que 3,0% em volume, a lama deve ser trocada antes da operação de concretagem.

    8.4.4.2 A troca da lama de escavação por uma lama nova pode ser feita de duas maneiras:


    a) substituição:
    - a lama contaminada deve ser bombeada para o tanque de decantação na central de lama. Simultaneamente deve ser colocada na cava, lama
    nova;
    b) desarenação:
    - a lama contaminada deve ser bombeada através de desarenadores, onde, por centrifugação, são separadas as partículas sólidas da lama,
    voltando esta para a cava. A operação deve ser feita até ser constatado, através de ensaios, que o teor de sólidos em suspensão está dentro das especificações da lama nova.


ID
1017016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os próximos itens, relacionados a estruturas de contenção

Os perfis com pranchada são contenções obtidas pela escavação e posterior colocação de perfis metálicos estruturais, laminados ou soldados.

Alternativas
Comentários
  • Outro erro está no tipo de execução, os perfis com pranchada são cravados no solo.

    https://sites.google.com/site/naresi1968/naresi/35-contencao-estaca-prancha
  • Para fim de conhecimento...

    Contenções podem ser do tipo pontaleteamento , escoramento descontinuo e continuo, o que difere a primeira das outras é o fato de não possuir longarinas.
    Ponde ser feitas com madeira ou perfis metálicos

  • CRAVA os perfis e posteriormente coloca os PRANCHÕES.


    errei esta questão =(
    não erro mais.

  • Esses elementos são cravados justamente para poder escavar.

     

    "Calma, calma! Eu estou aqui!"

  • Os perfis com pranchada são contenções obtidas pela ESCAVAÇÃO (ERRO) e posterior colocação de perfis metálicos estruturais, laminados ou soldados

  • Para a contenção com estacas-prancha, os perfis são cravados no solo. Eles são intertravados por meio de ranhuras do tipo macho e fêmea, formando paredes verticais. As estacas-prancha são usualmente cravadas com equipamento bate-estacas ou com utilização de martelos de vibração que cravação a estaca com auxílio de guindastes.

    fonte:https://sites.google.com/site/naresi1968/naresi/35-contencao-estaca-prancha

  • 8.2 Cortinas de estacas-pranchas


    8.2.1 As cortinas deste tipo são constituídas pela cravação
    no solo, antes da escavação, de peças que se encaixam
    uma na outra, formando uma superfície de proteção
    contínua.

     

    FONTE: NBR 9061/85


ID
1029277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação a organização do canteiro de obras, execução de contenções e realização de alvenarias de vedação nas obras de edificações, julgue os itens a seguir.

As paredes-diafragma, constituídas de concreto simples ou armado, podem ser utilizadas na construção de estruturas de contenção para prevenção de deslizamentos.

Alternativas
Comentários
    • Uso da parede-diafragma
    • elementos de contenção de água e terra (diafragmas rígidos), em escavações provisórias ou permanentes (vias, estações e galerias enterradas ou semi-enterradas; subsolos de edifícios, casas de bombas, turbinas ou reatores, etc.), obras portuárias, barragens, diques e eclusas. Além da função de contenção, as paredes podem ainda receber cargas verticais (paredes portantes);
    • elementos impermeabilizantes (diafragmas plásticos), visando o controle da percolação em escavações, diques, barragens, reservatórios;
    • elementos de fundação (estacas diafragma), transmitindo cargas a camadas mais profundas.

  • A parede diafragma consiste em se realizar, no subsolo, um muro vertical de profundidades e espessuras variáveis, constituídos de painéis elementares alternados ou sucessivos,e aptos a absorver cargas axiais, empuxos horizontais e momentos fletores. Poderá ter função estática ou de interceptação hidráulica, podendo ser constituída de concreto simples ou armado, pré-moldada ou de coulis, conforme o escopo a que se destinar.

  • A parede diafragma consiste em se realizar, no subsolo, um muro vertical de profundidades e espessuras variáveis, constituídos de painéis elementares alternados ou sucessivos, e aptos a absorver cargas axiais, empuxos horizontais e momentos fletores.A parede poderá ter função estática ou de interceptação hidráulica, podendo ser constituída de concreto simples ou armado, pré-moldada ou de coulis, conforme o escopo a que se destinar.

     

    https://sites.google.com/site/naresi1968/naresi/20-execucao-de-parede-diafragma-com-auxilio-de-lama-bentonitica

  • A parede diafragma construida com concreto simples também pode ser utilizada como elemento de contenção?

    Ao meu ver as paredes diafragmas sem armaduras servem apenas para criar uma barreira impermeável, sendo que se fosse para ser utilizada como estrutura de contenção seria necessário arma-la.


ID
1040173
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto aos procedimentos recomendados que propiciam uma abordagem ambiental integrada, e considerando as atividades tratadas na etapa de bota-fora, relacionadas com a disposição dos resíduos sólidos excedentes das escavações e entulhos gerados pelas obras, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 10004/2004: Resíduos são divididos em 2 classes:

    Classe I - Resíduos perigosos

    Classe II - Resíduos não perigosos que se dividem em 2

    Classe II A - Resíduos não-inertes (ex: materiais orgânicos)

    Classe II B - Resíduos inertes (ex: vidro, plástico, etc)

    Resíduo classe I não vai pra aterro sanitário.


    http://www.aslaa.com.br/legislacoes/NBR%20n%2010004-2004.pdf


  • - Resíduos Classe I – Perigosos
    - Resíduos Classe II – Não Perigosos
    - Resíduos Classe II A – Não Inertes
    - Resíduos Classe II B – Inertes.

  • Mania de procurar a certa. --'


ID
1136215
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A técnica de estabilização de taludes de corte ou escavação, que consiste na instalação de barras sub- horizontais de aço num solo natural, por cravação ou em pré -furos preenchidos com nata de cimento, com posterior execução de paramentos de concreto projetado ou elementos pré-fabricados, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b.
    Solo Grampeado é uma técnica de contenção de taludes feita por meio da execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem. Os chumbadores promovem a estabilização geral do maciço, o concreto projetado dá estabilidade local ao paramento e a drenagem age em ambos os casos. Essa técnica pode ser aplicada em maciços a serem cortados - cuja geometria resultante não é estável - a taludes existentes que não tenham estabilidade satisfatória e a taludes rompidos. Não existe norma específica da ABNT para a execução de solo grampeado.

    Fonte: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/57/artigo287231-1.aspx
  • c) A cortina atirantada é um componente construtivo projetado em parâmetro vertical de taludes e paredes de escavações para conter esforços de empuxos do solo, impedindo o desabamento de encostas. O sistema é classificado como obra de infraestrutura e empregado, sobretudo, em construções rodoviárias e subsolos de edificações.

    Os componentes da cortina atirantada consistem em painéis pressionados por tirantes contra as encostas. Por sua vez, os tirantes são instalados horizontalmente através dos painéis e ficam presos em um bulbo de calda de cimento no interior do solo, sendo posteriormente protendidos para imobilizar os painéis.

    d) O sistema de terra armada, também chamado de solo armado, é composto por um maciço contido por placas pré-moldadas de concreto, que funcionam como face da contenção. A pressão do sistema é distribuída em tiras metálicas, presas às placas. Essas tiras, colocadas dentro do solo na medida em que este é compactado durante a execução, resistem aos esforços por conta do atrito desenvolvido no maciço. Os principais componentes do sistema de terra armada - o solo, as tiras metálicas e o paramento externo formado pelas placas pré-moldadas de concreto - têm suas propriedades normatizadas pela NBR 9.286


ID
1222432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens , acerca de elementos e procedimentos na construção

Muros de contenção de encosta com gabiões são altamente permeáveis, ao contrário dos muros de concreto ciclópico.

Alternativas
Comentários
  • correto, o gabiões são caixas co pedras de mão amarradas com arames...

    O concreto ciclópico são pedras de mão argamassada

     

    a questão está certa ao afrima que o gabião é mais permeável que o concreto ciclópico porque a argamassa do cocreto ciclópico faz com que ele tenha uma permeabilidade menor, uma vez que a argamassa preenche os vazios entre as pedras

  • gabioes sao estruturas: FLEXIVEIS, ARMADAS E DRENANTES.  Logo  sao muito permeáveis, bastante usadas para contençoes em obras hidricas

  • Os muros de gravidade do tipo concreto ciclópico devem possuir drenos horizontais para dissipar a pressão neutra eventualmente gerada durante a utilização. Em tese, deseja-se construir uma contenção de solo, não uma barragem que represa água.

    Em tom de comparação entre a drenagem das estruturas, temos o gabião como uma estrutura muito drenante em comparação com muros de concreto ciclópico. Porém as duas estrutura são ou devem ser drenantes.


ID
1222435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens , acerca de elementos e procedimentos na construção

Devido ao processo executivo, as cortinas atirantadas são utilizadas para a contenção de taludes em corte, não sendo indicadas para região de aterros.

Alternativas
Comentários
  • pode ser usada em qualquer caso, desde que haja instabilidade do corpo sóleo, porém é mais comum vermos sendo executados em aterros (onde a estabilidade é menor)

    questão errada

  • Exemplo ilustrativo: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/45/imagens/popup_plantas_cortina.jpg

    Costumo ver mais exemplos em cortes.

  • ERRADA

    A Cortina em si é fácil de se imaginar em qq situção - cortes e aterros. Qdo há a necessidade de atirantá-las por meio de estacas de concreto e cordoalhas - tirantes, essa terá que atingir a camada de solo que lhe dê resistência ao bulbo em sua ponta. Portanto, pode-se ser aplicada em aterros!  

  • Aplicações da cortina atirantada:

    - Contenção de encostas naturais;

    - Contenção de cortes e aterros em obras rodoviárias e ferroviárias;

    - Contenção de cortes e aterros para constituição de platôs em terrenos acidentados.

     

    fonte: http://www.tecnogeo.com.br/cortina-atirantada

  • Cortina atirantada é uma das formas de contenção de taludes instáveis.

    Quem em sã consciência vai construir um aterro com talude instável?!

    Segundo, se quer utilizar melhor o local em condições de aterro existe o procedimento de terra armada.

    Enfim, não adianta brigar com a banca através do Qc. Mas ficou subjetivo e como já dizia um mestre professor: cada profissional tem uma solução para o problema conforme sua experiência, tornando a concepção e o projeto uma obra de arte única.

    Avente, futuros fiscais de obra!

  • As estruturas de contenção em cortinas atirantadas são executadas:

    - região de corte -> método descendente

    - aterros -> método ascendente

    e conforme Flávia B.

    Aplicações da cortina atirantada:

    - Contenção de encostas naturais;

    - Contenção de cortes e aterros em obras rodoviárias e ferroviárias;

    - Contenção de cortes e aterros para constituição de platôs em terrenos acidentados.


ID
1248973
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os muros de arrimo de gravidade, em particular os flexíveis, caso dos com gabiões, permitem a suficiente deformação do solo arrimado para que sua resistência seja totalmente mobilizada. Desta forma, devem ser dimensionados sob a ação do empuxo

Alternativas
Comentários
  • Empuxo Ativo - solo contra o muro - expansão do solo.

     

    Empuxo passivo - muro contra o solo - compressão do solo.

  • Empuxo Ativo.

     

  • Cuidado para não confundir os empuxos ativos com as formas de ancoragem! 

    Ver questão Q406216!

     

    - Ancoragem do Muro de gabiões: PASSIVA!

    - Empuxo do Muro de gabiões: ATIVO!


ID
1260826
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em obras geotécnicas de estabilização de taludes/encostas com emprego de tirantes, devem ser executados ensaios de verificação de cargas e integridade das cabeças dos tirantes ou de um número representativo deles a cada

Alternativas
Comentários
  • No caso de obras com tirantes, as cargas de 5% do total de tirantes devem ser revistas a cada 5 anos com macaco hidráilico aferido, assim como o estado as cabeças metálicas inspecionadas no mesmo período. Os resultados devem ser apresentados ao proprietário da obra com as recomendações cabíveis

  • Em obras geotécnicas de estabilização de taludes/encostas com emprego de TIRANTES, devem ser executados ensaios de verificação de cargas e integridade das cabeças dos tirantes ou de um número representativo deles a cada 5 ANOS!

  • Prova aplicada em 2014 utilizando a versão da norma de 2006 sendo que na norma mais recente (versão de 2009) esse tema é abordado de maneira bem diferente, em que o número de tirantes a serem verificados é dado em função do número total de tirantes da obra.


ID
1280845
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando-se uma designação genérica, “taludes” compreendem quaisquer superfícies inclinadas que limitam um maciço de terra, rocha ou terra e rocha. Podem ser naturais, caso das encostas, ou artificiais, como os taludes de cortes e aterros. Sobre este assunto, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A execução de muros de arrimo ou a introdução de tirantes de aço, protendidos ou não, no interior do maciço, ancorando-os dentro da zona do escorregamento, constitui um dos métodos para estabilização de taludes.

    O erro da questão está em falar que se ancora dentro da zona de escorregamento quando se deve ancorar fora da zona.


ID
1306903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o  item  subsecutivo , a respeito de fundações e estruturas de contenção.

No escoramento de escavações, as ancoragens de um solo grampeado são submetidas a pequena pré-tensão, com a finalidade exclusiva de se garantir a ligação com o concreto projetado em paramentos verticais; na cortina atirantada, os tirantes são fortemente pré-tensionados para se prevenirem deslocamentos da cortina.

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem fonte dizendo que há "pré-tensão" na metodologia executiva do solo grampeado?

  • Questão correta. 

    Porém, devemos ficar atento porque o CESPE já fez uma questão igualzinha, trocando apenas as definições.

     

    Q439147

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Engenharia Civil

    Com relação às atividades de construção, julgue os itens seguintes.

    No escoramento de escavações, as ancoragens de uma cortina atirantada sofrem pequena pré-tensão, para se garantir a ligação com o concreto projetado em paramentos verticais, e, no solo grampeado, os grampos são fortemente pré- tensionados, para se prevenir deslocamento da estrutura de contenção. Errado

     

    Bons estudos

  • Achei esse material da PUC Rio : https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/8761/8761_3.PDF

    Solo Grampeado e Cortina Ancorada

    Embora possa parecer que haja grande similaridade entre os grampos e as ancoragens ou os tirantes convencionais, quando utilizados para estabilização de taludes ou escavações, há distinções muito importantes e com aplicações específicas para cada caso (Bruce e Jewel, 1986; Ortigão e Fannin, 1992). Enquanto as ancoragens  são fortemente pré-tensionadas com cargas de 150kN a 1000kN, para garantir a estabilidade desejada, os grampos, em alguns casos, podem ser submetidos a apenas uma pequena pré-tensão, da ordem de 5kN a 10 kN, com a finalidade exclusiva de garantir a ligação com o concreto projetado, principalmente em paramentos verticais

  • Na alternativa dá a entender que todo solo grampeado sofre preé-tensão

  • Solo grampeado e Cortina atirantada

    SOLO GRAMPEADO é uma técnica de contenção de taludes feita por meio da execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem. Os chumbadores promovem estabilização geral do maciço, o concreto projetado dá estabilidade local ao paramento e a drenagem age em ambos os casos. Os chumbadores agem de forma PASSIVA.

    CORTINA ATIRANTADA é uma técnica de contenção que consiste na execução de uma "cortina" de contenção, seja ela de concreto armado, projetado, parede de diafragma ou perfis metálicos cravados, concomitantemente com a perfuração, aplicação, injeção e protensão de tirantes. Os tirantes são instalados horizontalmente através dos painéis e ficam presos em um bulbo de calda de cimento no interior do solo, sendo posteriormente protendido. Os tirantes agem de forma ATIVA.

    QÉS!

  • ESTRANHO...


ID
1317448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação às atividades de construção, julgue os itens seguintes.

No escoramento de escavações, as ancoragens de uma cortina atirantada sofrem pequena pré-tensão, para se garantir a ligação com o concreto projetado em paramentos verticais, e, no solo grampeado, os grampos são fortemente pré- tensionados, para se prevenir deslocamento da estrutura de contenção

Alternativas
Comentários
  • Solo Grampeado é uma técnica de contenção de taludes feita por meio da execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem. Os chumbadores promovem a estabilização geral do maciço, o concreto projetado dá estabilidade local ao paramento e a drenagem age em ambos os casos.

    Cortina Atirantada é uma técnica de contenção que consiste na execução de uma “cortina” de contenção seja ela de concreto armado, projetado, parede diafragma ou perfis metálicos cravados, concomitantemente com a perfuração, aplicação, injeção e protenção dos tirantes. Este tipo de contenção pode ser de caráter provisório (subsolos) ou definitivo.

  • Questão errada. As definições estão trocadas. Colegas, o CESPE já fez uma questão igual a essa, apenas trocando as definições.

     

    Q435632

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: ANATEL Prova: Analista Administrativo - Engenharia Civil

    Julgue o  item  subsecutivo , a respeito de fundações e estruturas de contenção.

    No escoramento de escavações, as ancoragens de um solo grampeado são submetidas a pequena pré-tensão, com a finalidade exclusiva de se garantir a ligação com o concreto projetado em paramentos verticais; na cortina atirantada, os tirantes são fortemente pré-tensionados para se prevenirem deslocamentos da cortina. Correta

     

    Bons estudos

  • Grampo: elemento passivo (eventualmente poderá existir uma pré tensão), mas o solo trabalha entre o empuxo no repouso ao ativo.

    Tirante: elemento ativo (fortemente pré tensionado) que desenvolve no solo uma compressão [dimensionamento da estrutura com o empuxo passivo]


ID
1403425
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos coeficientes de empuxo de terra relacionados a um muro de arrimo, analise as afirmativas abaixo, considerando V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) Para o seu cálculo, considera-se o solo granular, homogêneo, isotrópico, não saturado e de superfície horizontal.
( ) O coeficiente de empuxo ativo é calculado quando o solo se expande contra o muro, o que provoca o movimento do muro no sentido da expansão do solo.
( ) O coeficiente de empuxo passivo é calculado quando o muro desloca-se contra o solo, provocando a compressão do solo.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê de a banca ter considerado a primeira premissa como verdadeira, que inclui SOLO GRANULAR como uma consideração para o cálculo do empuxo. E no caso do cálculo de empuxo de um muro de arrimo que suporta um solo argiloso?
     

  • Carlos Henrique.

    Confere este material: http://www.dcc.ufpr.br/mediawiki/images/5/50/Empuxo.pdf

  • Damião, meu caro, obrigado. Vi o material que você recomendou. Não sei se você vai concordar comigo, mas achei a questão mal formulada, sobretudo a primeira premissa. Ela induz o candidato à análise de um caso especial dos empuxos de terra, que é o empuxo de solos não coesivos (granulares). Em toda a bibliografia¹ que consultei, nada, senão o material que você compartilhou, dá suporte a esse requisito (o solo ser granular) para a consideração do cálculo do empuxo. Talvez isso se justifique por uma questão histórica, já que primeiramente Coulomb e Rankine desenvolveram os seus estudos para o caso de solos não coesivos... Não queria ser polêmico, mas acho que numa prova de Perito, por exemplo, esse detalhe faria toda a diferença para validar a premissa. Enfim, vamos para a próxima rsrs.

    Consultei:
    CAPUTO. Mecânica dos solos, 7a ed, v2.
    GERSCOVICH et al. Contenções - Teoria e aplicações em obras.
    HACHICH et al. Fundações - Teoria e prática, 2ed.
    MOLITERNO. Caderno de muros de arrimo, 2ed.

  • Acredito que a banca falou em solo granular querendo dizer solo não coesivo. NA PRÁTICA se calcula o empuxo sem coesão visto que o mesmo é maior ( fica de margem de segurança). Porém na teoria fica duvidosa a assertiva pois podemos calcular também para argilas, por exemplo.


ID
1460473
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As opções a seguir apresentam hipóteses em que se aplica o valor numérico do empuxo de terra na análise e projeto de obras, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A determinação do valor do empuxo de terra, que deve ser entendido como a ação produzida pelo maciço terroso sobre as obras com ele em contato, é fundamental na análise e projeto de obras como muros de arrimo, cortinas em estacas pranchas, cortinas atirrantadas, escorramentos de escavações em geral, construções em subsolos, encontros de pontes, entre outras situações semelhantes a estas. 

  • No estudo dos empuxos de terra, leva-se em consideração a força produzida pela solo gerado de pressões horizontais sobre os maciços com ele em contato.

    Sendo assim, não aceita qualquer tipo de análise de pressões verticais de empuxo "simples" para lajes como as de piso de edifícios ou fudações superficiais planas.


ID
1524343
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os muros de contenção são estruturas corridas de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em fundações. Nesse contexto, considere os seguintes itens:

I Estirões.
II Flexão com contraforte.
III Flexão com gravidade
IV Flexão sem contraforte.
V Flexão com tirantes.

São exemplos de muros de contenção os indicados nos itens

Alternativas
Comentários
  • O muro é de flexão ou gravidade. Isso exclui a proposição II.

    Flexão=com ou sem tirantes, com ou sem contrafortes.

    Gravidade=Gabião, alvenaria, pneus.......

  • alternativa A e D idênticas.

  • Alguém sabe o que são estirões?

  • Não entendi a pergunta, por acaso muro de gravidade não é muro de contenção??


ID
1527700
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao iniciar a escavação de um trecho em corte de uma estrada, a construtora responsável deparou-se com solo saturado, decorrente de um nível de lençol freático elevado, não previsto no projeto. Objetivando proteger o corpo estradal, foram então indicados drenos longitudinais profundos, em ambos os bordos da pista, com seção retangular e constituídos de material drenante (brita) e geotêxtil. Nessa condição, o geotêxtil é aplicado:

Alternativas
Comentários
  • No pavimento da estrada, a drenagem é feita primeiramente com a trincheira drenante, que pode variar de profundidade entre 40 cm até 2 ou 3 m, dependendo do projeto. Em seguida, é colocada a manta, que tem a função de filtro, dentro da trincheira e, somente depois, é usada uma brita cuja função é atuar como um meio mais permeável de captação da água para formar o leito. Na sequência, vem o tubo dreno, que conduz a água, o restante da brita e, por fim, novamente a manta, que fecha a estrutura e garante que nenhum solo entre no dreno.


ID
1531258
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere as seguintes obras de estabilização de taludes:

1. Muro de arrimo.
2. Cortina cravada.
3. Muro atirantado.
4. Placa atirantada.

São consideradas obras de contenção passivas:

Alternativas
Comentários
  • Correta (a): 1 e 2 apenas.

    • OBRAS DE CONTENÇÃO PASSIVAS: OFERECEM REAÇÃO CONTRA TENDÊNCIAS DE MOVIMENTAÇÃO DOS TALUDES – POR EX.: MUROS DE ARRIMO.

    • OBRAS DE CONTENÇÃO ATIVAS: INTRODUÇÃO COMPRESSÃO NO TERRENO, AUMENTANDO SUA RESIST. POR ATRITO, ALÉM DE OFERECER REAÇÕES AS TENDÊNCIAS DE MOVIMENTAÇÃO DO TALUDE – POR EX.: MUROS E CORTINAS ATIRANTADAS.

    • OBRAS DE REFORÇO DO MACIÇO: AUMENTAM A RESIST. MÉDIA AO CISALHAMENTO DE CERTAS PORÇÕES DO MACIÇO. POR EX.: INJEÇÕES DE CIMENTO/RESINAS QUÍMICAS, ESTACAS E MICRO ESTACAS DE CONCRETO.

  • Os tirantes funcionam ativamente nas estruturas de contenção.


ID
1566763
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto à classificação dos materiais para efeito de corte/escavação, pode-se dizer que as rochas, com resistência à penetração mecânica inferior ao material conhecido como granito, são classificadas como material de:

Alternativas
Comentários
  • Segunda Categoria são materiais com resistência à penetração mecância inferior ao granito. Gab. D

  • Resposta correta é primeira categoria.

  • Gabarito D 

    Categorias de materiais com relação à dificuldade de escavação:

    1ª categoria: terra em geral, piçarra ou argila, rocha em adiantado estado de decomposição, seixos rolados ou não, com diâmetro máximo inferior de 15 cm, qualquer que seja o teor de umidade, compatíveis com a utilização de dozer (trator de esteira), ou scraper rebocado ou motorizado.

    2ª categoria: rocha com resistência à penetração mecânica inferior ao granito, blocos de pedra de volume inferior a 1 m3, matacões e pedras de diâmetro médio superior a 15 cm, cuja extração se processa com emprego de explosivo ou uso combinado de explosivos, máquinas de terraplanagem e ferramentas manuais comuns.

    3ª categoria: rocha com resistência à penetração mecânica superior ou igual à do granito e blocos de rocha de volume igual ou superior a 1 m3, cuja extração e redução, para tornar possível o carregamento, se processam com o emprego contínuo de explosivo.

    As demais categorias não existem.

     

    Fonte:http://blogs.pini.com.br/posts/Engenharia-custos/material-de-1-2-e-3-categorias-318190-1.aspx

  • Atenção a classificação do DNIT.


ID
1583566
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A medição de um serviço de escavação em obras públicas, para fins de pagamento, é feita

Alternativas
Comentários
  • A) certo. Assim temos o volume de corte.
    B) isso é movimentação e transporte
    C) Jamais. Equipamentos possuem hora produtiva e improdutiva. Nunca trabalham 100%. Seria injusto cobrar pela capacidade de um equipamento sem garantia de que o mesmo trabalhou.
    D) O volume previsto pode ser maior ou menor. Em ambos, alguém sai prejudicado.
    E) Quase igual a letra D. O volume licitado é baseado no volume previsto.

  • Em relação ao volume transportado, quando o material é cortado ele sofre um aumento de volume, empolamento. Se a medição for realizada nesse momento vai considerar essa diferença a mais.

  • Qual o volume a ser pago de escavação: volume de corte, volume no transporte ou do aterro ??  E como fazer com o transporte, estará contemplado no custo da escavação ou não?

    A resposta vem do critério de medição que reja a obra. Supondo que sejam as especificações do DNIT, ele paga o serviço de escavação englobando carga e transporte, o que significa que todas essas operações devem ser computadas na composição de custo do serviço.

    (ALDO DÓREA. ARTIGO)

    https://www.buildin.com.br/erro-2-nos-orcamentos-de-obra-desconhecer-os-criterios-de-medicao/


ID
1641385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos a projeto e execução de edificações.

A técnica de solo grampeado pode ser utilizada tanto para a estabilização de taludes em solo quanto para o escoramento de escavações.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o artigo “Fundações e Contenções – Solo Grampeado”
    da Revista Infraestrutura Urbana, o grampeamento de solo é um
    procedimento de contenção aplicado a cortes em maciços de terra. O
    sistema utiliza, basicamente, chumbadores, concreto projetado e
    drenagem, e tem como objetivo estabilizar taludes de corte de forma
    temporária ou, o que é mais comum, permanente. Tem execução
    relativamente rápida e custo relativamente baixo se comparado a
    outras tecnologias. A contenção ocorre por conta da ancoragem de
    chumbadores sub-horizontais, que atuam de forma passiva, e são
    introduzidos no maciço e depois fixados com calda de cimento.


ID
1662181
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um muro de arrimo de concreto está solicitado por um empuxo de terra de 110 kN. Sabendo que o coeficiente de segurança contra o escorregamento é 1,5 e que o coeficiente de atrito entre o solo e o concreto é 0,55, o peso total do muro, em tf, deve ser igual a:

Alternativas
Comentários
  • 110kN * 1,5 = 165 kN = 16,5tf;

    Condição de equilíbrio: 0,55 * N * = 16,5;

    N = 16,5/0,55

    N = 30 tf

  • Para calcular o peso de um muro de arrimo devemos utilizar a seguinte formla:
    P = Empuxo/coef.atrito, de modo que o empuxo deve ser majorado pelo coef de segurança.

    Atentar que 1tf - 10 kn

    Daí, P = 110x1,5/0,55 = 300 kn = 30 tf

  • Utilizando uma outra linguagem:

    Sabendo-se que quando se fala em escorregamento estamos nos referindo ao deslizamento, utilizar-se-á a Fórmula de determinação do Coeficente de deslizamento para a apuração da Força relativa ao Peso do Muro (atuante no eixo Y).

    Logo:

    Fdesl = c.at(solo-cimento)*Peso / Empuxo ativo

    1,5=0,55*P/11 => 16,5 = 55*P/100 => 1650/55 = P => P=30tN

  • RESOLUÇÃO:

    Queridos amigos, para verificarmos a segurança do muro de arrimo contra o escorregamento, devemos utilizar a seguinte equação:

    ε_1=μ .  P_(total muro)/E_total  ≥ 1,5

    Onde,

    ε_1 é o coeficiente de segurança contra o escorregamento;

    μ é o coeficiente de atrito entre o solo e o concreto;

    P_(total muro) é o peso próprio do muro de arrimo;

    E_total é o empuxo de terra que age sobre o muro.

    A questão já nos dá todos os dados. Então, vamos calcular o peso total do muro:

    ε_1 = μ .  P_(total muro)/E_total      →     P_(total muro) =  (ε_1  . E_total)/μ   

    →    P_(total muro)  =  (1,5 . 110 kN)/0,55  =  300 kN = 30,0 tf  

    Resposta: B 


ID
1671232
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os muros de arrimo de concreto armado isolados, corridos ou contínuos de perfil L são utilizados para alturas de até

Alternativas
Comentários
  • Muros de Flexão são estruturas mais esbeltas com seção transversal em forma de “L” que resistem aos empuxos por flexão, utilizando parte do peso próprio do maciço, que se apóia sobre a base do “L”, para manter-se em equilíbrio. Em geral, são construídos em concreto armado, tornando-se anti-econômicos para alturas acima de 5 a 7m.

     

    Gabarito: C

    Resposta do gabarito incorreta!

  • No material sobre muros de arrimo da Professora Denise M. S. Gerscovich  da UERJ, dá-se a informação de que os Muros de Flexão são muros geralmente de perfil L que resistem aos empuxos por flexão. Diz que são geralmente construídos em concreto armado e que tornam-se antieconômicos para alturas acima de 5 a 7 m.

     

    Talvez o colega "Renan Oliveira" (10 de Janeiro de 2017, às 16h33) tenha se apoiado nisso.

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Já no livro de Antônio Moliterno "Caderno de Muros de Arrimo" (fonte que eu considero mais confiável) há no tópico

     

    III. Tipos de muro de arrimo

    III.2 - Tipos de muro de arrimo de concreto armado

    III.2.1 - Muros corridos ou contínuos 

     

    a) Perfil L - utilizados para alturas até 2,00 m.

  • 2 metros e base entre 0,5m a 1m.

  • Muros de concreto armado

    Os muros de arrimo de concreto armado diferem dos muros de gravidade por se poderem contabilizar esforços resistentes de flexão. É necessário calcular a armadura da sapata e do muro e ter cuidado na realização da ligação entre os dois.

    Os muros de arrimo de concreto armado podem ter perfis em L (para alturas até 2 metros), clássicos ou especiais (para alturas entre 2 e 4 metros) e podem ser atirantados.

     

    https://www.escolaengenharia.com.br/muro-de-arrimo/

     

     

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA!

  • Vale a pena Conferir.

    Material simples e esclarecedor.

    https://www.escolaengenharia.com.br/muro-de-arrimo/

    "do not stop until you proud"


ID
1722541
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Associe a coluna da esquerda com a da direita e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.  

(1) base rígida

(2) base flexível 

( ) solo estabilizado granulometricamente

( ) macadame hidráulico

( ) solo cimento 

( ) paralelepípedo por aproveitamento 

Alternativas
Comentários
  • (2) solo estabilizado granulometricamente (2) macadame hidráulico (1) solo cimento  (2) paralelepípedo por aproveitamento 

ID
1778986
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre estruturas de contenção de solos: atender uma faixa de esforços solicitantes de reduzida intensidade, apresentar baixa rigidez e capacidade autodrenante, não sendo recomendável para cortes e aterros de altura elevada nem para contenção de corpos de tálus, são características de

Alternativas
Comentários
  • cortinas atirantadas: Utilizadas principalmente para contenção de encostas e construção de subsolos, as cortinas atirantadas são estruturas de concreto armado que trabalham em conjunto com tirantes, os quais podem ser constituídos por cordoalhas ou por monobarra. esforço de alta intensidade.
    Gabiões:  tipo de estruturas armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência.

    Os gabiões são produzidos com malha de fios de aço doce recozido e galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior. São preenchidos com seixos ou pedras britadas. São utilizados em estabilização de taludes, obras hidráulicas e viárias, etc. e podem ser encontrados em três formatos: caixas, colchões, sacos; em diferentes tamanhos.


    solos grampeados: Solo grampeado é uma técnica de melhoria de solos, que permite a contenção de taludes por meio da execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem. Os chumbadores promovem a estabilização geral do maciço, o concreto projetado dá estabilidade local junto ao paramento e a drenagem age em ambos os casos
  • Gabiões apresentam "baixa capacidade autodrenante"??? como assim?

  • Jefferson Pedro

    Acredito que a frase possa ter apresentado ambiguidade, porém o que a questão diz são 2 coisas separadas:

    "apresentar baixa rigidez" e "capacidade autodrenante"

  • Gabião é uma estrutura flexível armada, drenante de grande durabilidade e resistência. Os gabiões são feitos com malha de fios de aço galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior e preenchidos com pedras. São principalmente utilizados na estabilização de taludes, obras hidráulicas e viárias.

     

    Imagem para elucidação:


    https://www.google.com/urlsa=i&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjp1vS_hYzhAhUyHLkGHfT0Bp4QjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Fwww.construfenix.com.br%2Fgabiao-orcamento.php&psig=AOvVaw2m1et7g25Et9jjq7i7C0Jr&ust=1553010583328577

     

     

    http://comeptelas.com.br/gabioes/

     

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.

  • Para refletir:

    As pedras tem elevada rigidez, porém o conjunto estrutural composto por gabiões tem baixa rigidez.


ID
1840312
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um muro vertical de 5m de altura suporta, de um só lado, um solo de mesma altura com peso específico de 18 kN/m³. Considerando o coeficiente de empuxo ativo igual a 0,3, o valor do empuxo ativo sobre o muro pelo método de Rankine, em kN/m, é:

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe fazer?

  • So consigo encontrar 67,5. Quem puder ajudar, agradeço.

  • Se o Ka fosse 1/3, a resposta seria 75 cravado!

    Ea = 1/2*18*5²*1/3 = 75 kN/m

    No entanto, a questão arredondou o valor de 1/3 (0,3333...) para 0,3. Ocasionando, desta forma, o resultado de 67,5 kN/m.

    Deveria ser anulada!

     

  • método de Rankine => E=( K x (ɣ) xh² ) / 2

                                    a questão induziu ao erro ao informar que o ka seria igual a 0,3, quando na verdade é igual a 1/3 (0,3333)

  • QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA!

  • Fiquei uns 10 minutos tentando achar a pegadinha da questão, porque o resultado não batia.

    Felizmente vi que houve um equívoco. Ufa...

  • Essa questão foi para analisar o equilíbrio emocional do candidato, só pode!

    Fora do ambiente de tensão já demoramos pensando que tinha alguma pegadinha ou que estávamos esquecendo de alguma informação importante para solucionar a questão. Agora, imagine o tempo perdido na hora da prova por causa de uma informação equivocada no comando da questão, o desequilíbrio emocional que isso pode provocar!

    Enfim, só para refletir...


ID
1920094
Banca
UECE-CEV
Órgão
DER-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo as Especificações Gerais do DNIT, “o corte é um segmento da rodovia cuja implantação requer escavação do material constituinte do terreno natural, ao longo do eixo e no interior dos limites das secções do projeto, que definem o corpo estradal”.

No que diz respeito à escavação de materiais de primeira categoria, assinale a proposição FALSA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    A) Não faço ideia;

    B) Correto. Para materiais de segunda categoria, utilizam-se ou tratores potentes com escarificadores ou explosivos;

    C) Correto. Para menos de 100m, ignorando-se demais variáveis, tratores de lâmina são perfeitos.

    D) Acabamento com escavadeira? Danou-se! É como uma mulher se maquiar com um martelete. Errada.

  • Corte em seção plena: implantação corresponde ao encaixe completo da seção da plataforma no terreno natural

    Corte em meia encosta (ou seção mista): implantação corresponde ao encaixe parcial

    Raspagem: necessidade de um "ajuste" na seção apenas para comportar a largura da plataforma

  • Material de 1ª categoria

    Compreende os solos em geral, residuais ou sedimentares, seixos rolados ou não, com diâmetro máximo e inferior a 0,15 m, qualquer que seja o teor de umidade apresentado. O processo de extração é compatível com a utilização de “Dozer”, “Scraper” rebocado ou motorizado. 

    Material de 2ª categoria

    Compreende os de resistência ao desmonte mecânico inferior à da rocha não alterada, cuja extração se processe por combinação de métodos que obriguem a utilização do maior equipamento de escarificação exigido contratualmente; a extração eventualmente poderá envolver o uso de explosivos ou processo manual adequado. Estão incluídos nesta categoria os blocos de rocha, de volume inferior a 2 m³ e os matacões ou pedras de diâmetro médio compreendido entre 0,15 m e 1,00 m. 

    Material de 3ª categoria

    Compreende os materiais com resistência ao desmonte mecânico equivalente à rocha não alterada, e blocos de rocha, com diâmetro médio superior a 1,00 m, ou de volume igual ou superior a 2 m³, cuja extração e redução, a fim de possibilitar o carregamento, se processem com o emprego contínuo de explosivos. 

    Fonte: Manual do DNIT - Terraplenagem - Cortes Especificação de serviço 


ID
1937218
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

0 processo de reforço de solo consiste em introduzir no maciço elementos que possuam elevada resistência à tração ou à compressão. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta apenas técnicas de reforço e melhoria de solos.

Alternativas

ID
1937239
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em obras de contenções o empuxo de terra atuante em paredes de diafragma, por exemplo, é calculado a partir de um valor de coeficiente de empuxo (K). A rigor, para construir uma contenção que não apresente deslocamentos, deve-se utilizar o coeficiente de empuxo

Alternativas
Comentários
  • "No controle dos atos discricionários, os quais legitimam espaço de liberdade para o administrador, o Poder Judiciário deve, em regra, limitar-se ao exame da legalidade do ato, sendo vedada a análise dos critérios de conveniência e oportunidade adotados pela administração."

    Esse "em regra" faz toda a diferença em uma questão.


ID
1975036
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os escoramentos de OAEs serão medidos pelo volume

Alternativas
Comentários
  • Os escoramentos serão medidos pelo volume determinado pela projeção do tabuleiro e altura compreendida entre o fundo da laje e o terreno, em metros cúbicos, ou em área de tabuleiro nos casos específicos de escoramentos superiores. Não será medido em separado, o estaqueamento provisório (se houver), o descimbramento, o levantamento topográfico da estrutura ou quaisquer outros serviços necessários à execução do escoramento
     

  • DNER ES337/97


ID
1996009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito do diagrama de massas ou de Brückner, que facilita a análise da distribuição de materiais escavados quando se projeta, por exemplo, uma rodovia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Representação dos volumes acumulados

     

    Diagrama de Brückner - Diagrama de massas NÃO é um perfilnão há nenhuma relação com a topografia.

     

     

    Pontos de máximo do diagrama correspondem à passagem de corte para aterro.

     

    NEM TODO TRECHO ASCENDENTE CORRESPONDE A UM ATERRO, ASSIM COMO NEM TODO TRECHO DESCENDENTE CORRESPONDE A UM CORTE. 

     

    No caso de seções mistas, a compensação lateral é obtida de forma automática  quando do cálculo das ordenadas de Brückner, pois os volumes de corte e de aterro são  considerados em cada seção, de forma que o acréscimo ou decréscimo nas ordenadas será  dado pela diferença entre os dois volumes considerados.

     

    FONTE: http://www.topografiageral.com/Curso/capitulo%2018.php

     

  • Letra a) ERRADO - O diagrama de massas NÂO é um perfil. Não há nenhuma relação com a topografia.

  • No meu entendimento os pontos de máxima do diagrama correspondem à passagem de aterro para corte. Não?

  • galera, essa questao é boa para ficarmos atentos, em se tratando de CESPE o ponto de máximo é considerado como passagem de CORTE para ATERRO, oque na minha humilde opiniao está correto, porém, outras bancas têm trazido essa afirmaçao como fasa, vou deixar um exemplo da prova da prefeitura do rio de janeiro de 2016 (Q608442) : 

    Sobre as propriedades da Linha de Bruckner, é correto afirmar que:

     a) a diferença de abscissas entre pontos de um mesmo trecho descendente representa a área disponível entre esses pontos.

     b) o momento de transporte de um trecho compensado é dado pela área da figura compreendida entre a linha de compensação e a linha de Bruckner.

     c) todo mínimo efetivo corresponde a um ponto de passagem de aterro para corte e todo máximo efetivo corresponde a um ponto de passagem de corte para aterro.

     d) todo trecho descendente corresponde a corte e todo trecho ascendente corresponde a aterro.

    o gabarito dessa questao foi a LETRA B, que de fato nao está errada, no entanto, se seguirmos a logica da cespe a LETRA C tb nao estaria ERRADA.

     

  • http://www.topografiageral.com/Curso/capitulo%2018.php

    Pode-se encontrar todas as resposta para a questão nesse link, especificamente no item 18.4. PROPRIEDADES DO DIAGRAMA DE MASSAS.

  • Não @B Lopes. A linha ascendente é corte. Então o ponto de máximo é quando esta passando de corte para aterro.

  • Resumo do que é mais cobrado:

     

    ·         Conhecido como DIAGRAMA DE MASSAS.

    ·         Representação dos volumes acumulados

    ·         Útil para o estudo da compensação de terra de cortes e aterros

    ·         Programação de bota-foras / empréstimos

    ·         O diagrama não é um PERFIL. A forma do diagrama não tem relação com a topografia!!

    ·         Inclinações muito elevadas indicam grandes movimentos de terra

    ·         Todo trecho ASCENDENTE – é um trecho de CORTE

    ·         Todo trecho DESCENDENTE – é um trecho de ATERRO

    ·         Os pontos extremos correspondem aos pontos de passagem (Os pontos de máximo do diagrama representam                                         a passagem de cortes para aterros e os de mínimo a passagem de aterros para cortes.)

    ·         As linhas horizontais são linhas de compensação

  • Para responder a questão, vamos aplicar a teoria de diagrama de massas.

    A - ERRADO.
    A forma do diagrama possui não tem relação direta com a topografia do terreno. Este é um erro comum, por isso lembre-se o diagrama de massas não é um perfil.

    A construção do diagrama é feita a partir dos volumes de cortes (ordenadas positivas) e aterros (ordenadas negativas).

    B - CERTO.
    Os pontos de máximo do diagrama correspondem à passagem de corte para aterro. Já os pontos de mínimo, à passagem de aterro para corte.

    C  - ERRADO.
    Qualquer linha vertical horizontal do diagrama representa trechos de volumes compensados.

    D  - ERRADO.
    Todo trecho ascendente do diagrama corresponde a um trecho de aterro corte.

    E - ERRADO.
    Esse diagrama não pode ser utilizado em seções mistas.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fonte:
    Pontes Filho, Glauco. Estradas de rodagem: projeto geométrico - São Carlos, 1998.



ID
2041072
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma superfície de solo exposta que forma um certo ângulo com a horizontal, que tanto pode ser natural no caso das encostas quanto artificial, recebe a denominação de

Alternativas
Comentários
  • 1-      Uma superfície de solo exposta que forma um ângulo com a superfície horizontal é chamada de talude não restrito, o mesmo pode ser natural ou artificial. Se a superfície do solo não for horizontal, a componente da gravidade poderá mover o solo para baixo. Se esta componente for grande o suficiente, pode ocorrer ruptura do talude, visto que a força motriz supera a resistência ao cisalhamento do solo ao longo da superfície de ruptura (BRAJA DAS, 2007).

    2-       Podemos dividir o talude em 5 partes: crista ou topo, talude, superfície de ruptura, massa escorregada e pé.

  • UM TALUDE É UMA SUPERFÍCIE INCLINADA O SOLO QUE LIMITA UM PATÔ. OS TALUDES SÃO CHAMADOS DE ENCOSTAS, RAMPAS OU MORROS, PODEM SER NATURAIS OU CONSTRUIDOS ARTIFICIALMENTE PELO HOMEM. 

    DEPENENDO DO COMPRIMENTO DO TALUDE, RECOMENDA-SE A CRIAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL NA SUA EXTENSÃO AFIM DE ELIMINAR A POSSIBILIDADE DO SURGIMENTO DE EROSÕES PLUVIAIS. TAMBÉM É RECOMENDADO O PLANTIO DE VEGETAÇÃO RASTEIRAS COMO GRAMAS PARA AUXILIAR NA ESTABILIDADE DO SOLO PRINCIPALMENTE NOS PRIMENTIOS MESES DE UM TALUDE CRIADO POR ATERRO. 

    FONTE: TERRAPLENAGEM NET. 


ID
2052346
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre estruturas de contenção, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A- É exatamente o contrário ,pois servem como contenção do solo a ser escavado.

    B-Correta.

    C- Execução de mureta guia;  – Fabricação da lama; – Escavação; – Colocação da armadura; – Concretagem.

    D- O substituto é o polímero.

    E- È a mesma da clamshell.

  • http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/182/artigo286914-1.aspx

     

  • Videozinho show!

    https://www.youtube.com/watch?v=6TY3-0gluEY


ID
2067433
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com referência aos agentes dos processos de instabilização de encostas, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os agentes são divididos em agentes predisponentes e agentes efetivos.


ID
2067457
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Entre os tipos de estruturas de contenção de encostas, destacam-se os muros de arrimo tipo gravidade, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Os muros de arrimo tipo gravidade são:

    Alvenaria/Pedra

    Concreto ciclópico

    Gabião

    Pneu

    solo cimento

    Fogueira / crib wall

     

  • O nome já diz de FLEXÃO, então os muros de gravidade trabalham somente contrapondo o peso da estrutura (sem fletir). 


ID
2094226
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Locação de edifícios.

2. Locação de estacas.

3. Locação de paredes.

4. Locação de viadutos e pontes.

5. Locação de túneis.

( ) Devem ser feitas as escavações simultaneamente pelas duas extremidades. Para que as equipes realmente se encontrem no ponto previsto, é necessário que as direções das escavações sejam de alta precisão, com triangulação das medidas.

( ) Para sua locação, convém preparar uma planta detalhada deste. Deve-se notar a preocupação de se escolher uma origem para eixos de coordenadas ortogonais e as distâncias marcadas sobre eles serão, portanto, acumuladas à referida origem.

( ) Seu tabuleiro apoia-se sobre os pilares, onde os eixos dos pilares são os pontos que devem ser locados.

( ) Para este tipo de locação, o uso de coordenadas é mais favorável, cujo elemento compõe-se de paredes divisórias e limítrofes alinhadas.

( ) Para a perfeita locação, devemos fazê-la pelo eixo, para que se tenha distribuição racional dos revestimentos.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
2095138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo aos canais, túneis e bueiros.

Um canal trapezoidal somente funcionará com seção de máxima eficiência se seu formato for um semi-hexágono regular.

Alternativas
Comentários
  • Para um canal retangular, a máxima eficiência hidráulica é quando a largura é o dobro da altura (b=2y).

    A seção de máxima eficiência hidráulica de um canal com seção trapezoidal, é quando o canal é a metade de um hexágono. O hexágono tem raio y e o círculo tangencia o fundo do canal e os canais laterais e o ângulo de inclinação dos taludes é de 60º, o que corresponde a uma declividade de 1 na vertical e 0,57 na horizontal.

    De acordo com exposto acima a resposta seria CERTO, mas o gabarito indica o contrário.

     

  • GABARITO: ERRADO

     

    Visto que um canal trapezoidal funcionará com seção de máxima eficiência se seu formato for um semi-hexágono, regular ou não.

    ao contrário da assertiva, que diz que um canal trapezoidal somente funcionará com seção de máxima eficiência se seu formato for um semi-hexágono regular.

     

    Aliás, todo canal, seja lá qual for o formato, possui seção de máxima eficiência em alguma altura hidráulica - altura tal que o acréscimo de volume pelo incremento de área é compensado pela perda de vazão devido ao atrito com as bordas.

     

    Quanto ao comentário anterior, Tiago Fernandes 03 de Fevereiro de 2017, às 10h51:

    não fiz os cálculos, nem faria em prova. O erro da questão é a velha e manjada utilização da palavra categórica somente. Para que a assertiva seja falsa, basta que exista UM canal trapezoidal não regular com máxima eficiência. E qualquer canal não regular possui máxima eficiência em algum ponto.

  • Tiago e Guilherme estão corretos.

    A seção de máxima eficiência seria exatamente um hexágono regular (Angulo externo de 60 graus).

    Na teoria, somente um semi-hexágono seria possível a máxima eficiência.

    Contudo, não precisa ser exatamente um hexágono regular.

    Pequenas variações no angulo do canal não iriam influenciar negativamente na eficiência máxima.

    Também, deve existir outros fatores externos onde o ângulo seja diferente de 60 graus para atingir a máxima eficiência.

  • Os canais consistem em condutos, com seção aberta, em que o escoamento (em geral da água) ocorre à pressão atmosférica.


    Nesse contexto, a máxima eficiência do canal é a capaz de proporcionar a maior vazão. A Figura 1 apresenta um canal trapezoidal genérico.


    Figura 1: Seção transversal de um canal trapezoidal genérico.


    Fonte: Portal Hidrouva.


    De acordo com SOARES (2021), um canal trapezoidal possui maior eficiência, em termos de seção transversal; quando:




    Isto é, quando o formato da seção transversal for um semi-hexágono regular, o canal trapezoidal possui maior eficiência em termos de área.


    No entanto, o uso do termo “somente" no enunciado faz com que a afirmativa esteja errada. Apesar de o formato de semi-hexágono regular prover maior eficiência para o canal trapezoidal, outras formas de canais trapezoidais também possuem máxima eficiência em algum ponto, isto é, para alguma condição do escoamento. Logo, a afirmação está errada.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO.

     

    SOARES, Homero. Hidráulica Geral - Aula 04 - Escoamento Uniforme. Universidade Federal de Juiz de Fora. Notas de Aula. Acesso em 4 out. 2021.

  • A seção de máxima eficiência é de um semicírculo, mas por questões construtivas a seção seria um octógono, pois ele é o que mais se circunscrever um semicírculo.

    Best Hydraulic Section of a Composite Channel - June 2007 - - by


ID
2184928
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Abaixo, são indicados alguns fatores intervenientes na deflagração de escorregamentos em encostas. Estes se dividem naqueles que ocorrem devido ao aumento da solicitação e devido à redução na resistência. Analise:
1. Remoção de suporte.
2. Intemperismo.
3. Sobrecarga.
4. Tráfego.
5. Pressões laterais.
6. Elevação do lençol freático.
Marque a alternativa que indica somente fatores que aumentam a solicitação:

Alternativas
Comentários
  • 1. Remoção de suporte: Diminui a interação entre os grãos e aumenta a tensão de cisalhamento no plano de ruptura. [diminui resistência e aumenta solicitações]

    2. Intemperismo: Diminuição do atrito entre as partículas de solo. [diminui resistência]

    3. Sobrecarga: Aumento das tensões cisalhantes no plano de ruptura. [aumenta solicitações]

    4. Tráfego. Aumento das tensões cisalhantes no plano de ruptura. [aumenta solicitações]

    5. Pressões laterais. A falta dela tem efeito parecido com a remoção do suporte. [diminui resistência e aumenta solicitações]

    6.Elevação do lençol freático. Causa a diminuição do atrito entre as partículas de solo. [diminui resistência]




ID
2206369
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Itapema - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos serviços de movimentos de terra, marque a alternativa que apresenta o tipo de material que, para efeito de corte/escavação, possui em sua composição solos em geral e fragmentos de rochas em adiantado estado de decomposição, que não necessitam do uso de explosivos para a sua retirada:

Alternativas
Comentários
  • o material de 1ª categoria é escavado por tratores escavo-transportadores de pneus, empurrados por tratores esteiras de peso compatível ou por escavadeiras hidráulicas. Sua escavação não exige o emprego de explosivo.

     

     

  • Material de 1ª categoria

    Compreende os solos em geral, residuais ou sedimentares, seixos rolados ou não, com diâmetro máximo e inferior a 0,15 m, qualquer que seja o teor de umidade apresentado. O processo de extração é compatível com a utilização de “dozer” (trator de esteira) e “scraper” rebocado ou motorizado. 

    Em geral, o material de 1ª categoria é escavado por tratores escavo-transportadores de pneus, empurrados por tratores esteiras de peso compatível ou por escavadeiras hidráulicas. Sua escavação não exige o emprego de explosivo.

    Material de 2ª categoria 

    Compreende os de resistência ao desmonte mecânico inferior à da rocha não alterada, cuja extração se processe por combinação de métodos que obriguem a utilização do maior equipamento de escarificação exigido contratualmente; a extração eventualmente poderá envolver o uso de explosivos ou processo manual adequado. 

    Estão incluídos nesta categoria os blocos de rocha de volume inferior a 2 m³ e os matacões ou pedras de diâmetro médio compreendido entre 0,15 m e 1,00 m. 

    São de 2ª categoria os solos sedimentares em processo adiantado de rochificação e as rochas em processo adiantado de deteriorização. 

    Material de 3ª categoria 

    Compreende os materiais com resistência ao desmonte mecânico equivalente à rocha não alterada, e blocos de rocha com diâmetro médio superior a 1,00 m, ou de volume igual ou superior a 2 m³, cuja extração e redução, a fim de possibilitar o carregamento, se processem com o emprego contínuo de explosivos.

    PORTANTO, para mim é material de 2ª Categoria.

  • http://blogs.pini.com.br/posts/Engenharia-custos/material-de-1-2-e-3-categorias-318190-1.aspx

    Material de 1ª categoria 

    Compreende os solos em geral, residuais ou sedimentares, seixos rolados ou não, com diâmetro máximo e inferior a 0,15 m, qualquer que seja o teor de umidade apresentado. O processo de extração é compatível com a utilização de “dozer” (trator de esteira) e “scraper” rebocado ou motorizado. 

    Em geral, o material de 1ª categoria é escavado por tratores escavo-transportadores de pneus, empurrados por tratores esteiras de peso compatível ou por escavadeiras hidráulicas. Sua escavação não exige o emprego de explosivo.

  • 1º Cat - Solos com presenças de rochas até 15cm

    2º Cat - Predominância de rochas acima de 1m e solo (não há necessidade de explosivos)

    3º Cat - Rocha sã com uso de explosivos (ou fogachos)


ID
2261068
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.
“O projeto executivo de _____ deve levar em conta as condições _____ e os parâmetros _____ específicos do local da obra. As variações em função de alterações do _____ e as condições _____ devem ser consideradas.”
Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Engenharia Geotécnica (EG)

    A EG é a engenharia que tem como responsabilidade maior a resolução dos problemas associados às solicitações impostas pelos empreendimentos humanos ao meio físico geológico ou ao uso construtivo de materiais geológicos naturais

     

    Geologia de Engenharia (GE) 
    A GE é a geociência aplicada responsável pela compreensão, descrição e enquadramento tecnológico da interface entre a atividade humana e o meio físico geológico. 

  • O projeto executivo de escavações deve levar em conta as condições geológicas e os parâmetros geotécnicos específicos do local da obra, tais como coesão e ângulo de atrito. Variações paramétricas em função de alterações do nível da água e as condições geoclimáticas devem ser consideradas.


ID
2349418
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto de um muro de arrimo consiste essencialmente em determinar ou estimar suas dimensões e verificar sua estabilidade frente aos esforços atuantes. Para se equilibrar a resultante lateral das pressões que provocam o empuxo de terra, torna-se necessário fazer com que as cargas verticais sejam

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa questão

  • a questao quer saber o que e preciso para conter o solo, ou seja, qual a forca que o muro tem que fazer no solo.

    para que o muro resista ao empuxo ativo, ele deve ter empuxo de pelo menos o dobro do ativo por conta do fator de seguranca, sendo que para isso, ele considere o peso do muro e se houver solo do outro lado do muro tambem. mals pelos erros de portugues... n sei usar tablet mtu bem

  • Coeficiente de segurança do tombamento =2


  • Para a segurança ao tombamento, não deve ser analisado propriamente o empuxo, mas seu momento na estrutura, com isso determinar qual o peso do maciço + solo. Enfim, acredito que a questão não tenha nada a ver com requisitos de segurança, devem apenas ter pegado uma recomendação genérica para dimensionamento de taludes.

  • Lembrando que os fatores de segurança serão:

    1,5 [verificação ao deslizamento da base]

    2,0 [verificação ao tombamento]

    3,0 [verificação da capacidade de carga da fundação]

    Fonte: NRB 11682/2009

    Como resolvi essa questão:

    Pela suposição de segurança que teremos que ter o esforço resistente (pesos verticais) > esforço solicitante (empuxo ativo); [elimina as alternativas A; B; D];

    O peso de uma estrutura monolítica é invariável no tempo, e o peso de qualquer massa de solo considerado poderá sofrer alterações, por exemplo, com escavações indevidas. Portanto, a alternativa C tem mais coerência.

    Fonte: meus neurônios.

    Gabarito: C


ID
2368102
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um muro de arrimo de 5 m de altura suporta um solo cujo peso específico é igual a 20 kN/m3 . Sabendo que o valor total do empuxo ativo sobre este muro, pelo método de Rankine, é 75 kN/m, o valor do coeficiente de empuxo ativo é

Alternativas
Comentários
  • Ka = (2*Ea) / (Y*H²)

    Ka = (2*75) / (20*5²) = 0,3

  • E = (K*Y*H^2)/2

    75 = (K*20*25)/2  K= 0,3

    Fórmula de Rankine onde:

    E= empuxo

    y= peso específico do solo

    H = altura do muro

    K = coeficiente de empuxo


ID
2408872
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a NR 18, em escavações, os taludes devem ter estabilidade garantida, quando sua altura for superior a:

Alternativas
Comentários
  • 18.6.9 Os taludes com altura superior a 1,75m (um metro e setenta e cinco centímetros) devem ter estabilidade garantida. 

  • NR 18

    18.6.5. Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m ( um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim.

    18.6.9. Os taludes com altura superior a 1,75m (um metro e setenta e cinco centímetros) devem ter estabilidade garantida.

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Devem ter estabilidade garantida:

     

    Taludes instáveis            ----------------------------   altura > 1,25 m

     

    Quaisquer taludes         -------------------------------  altura > 1,75 m


ID
2419489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item, relativos a projeto e execução de edificações.

A técnica de solo grampeado pode ser utilizada tanto para a estabilização de taludes em solo quanto para o escoramento de escavações.

Alternativas
Comentários
  • Pode, mas para escoramento de escavações é uma opção muito onerosa. Opta-se, então, por escoramento temporários.


ID
2439205
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As condições de estabilidade das paredes de escavações devem ser garantidas em todas as fases de execução e durante a sua existência, devendo-se levar em consideração a perda parcial de coesão pela formação de fendas ou rachaduras por ressecamento de solos argilosos, influência de xistosidade, problemas de expansibilidade e colapsibilidade. A verificação de estabilidade deve atender aos seguintes casos: assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Em se tratando de obras provisórias para abertura de valas, sejam quais forem os sistemas adotados de contenção, devem ser realizados, no mínimo, os seguintes cálculos: carregamento; cálculo estático; estabilidade da ficha descontínua; estabilidade geral; estabilidade do fundo da vala; ruptura hidráulica; deslocamentos; capacidade de suporte das cargas verticais na parede.

     

    Ruptura Hidráulica -  Quando o nível do lençol freático, externamente à vala, apresenta-se acima do fundo da escavação, em função das características do solo pode ocorrer a ruptura hidráulica do fundo da escavação por falta de equilíbrio vertical.

     

     

  • 5.6.2 A verificação de estabilidade deve atender aos seguintes casos:


    a) ruptura localizada do talude;
    b) ruptura geral do conjunto;
    c) ruptura de fundo;
    d) ruptura hidráulica.

     

    Fonte: NBR 9061/85 (vigente!)


ID
2476066
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para elaboração do projeto de uma estrutura de contenção de um talude de solo arenoso previu-se a construção de uma parede de concreto armado com 6 m de altura. A superfície do terreno é horizontal e o nível do lençol freático está abaixo da base da parede. Considerando o peso específico do solo arenoso de 17 kN/m3 e o ângulo de atrito de 36,87º (seno 36,87º = 0,600), o empuxo ativo total na parede vertical de 6 metros de altura em, kN/m, é

Alternativas
Comentários
  • Teoria de Coulomb

    http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/ms2_unid06.pdf

  • Método de Rankine 
    Ka = (1 - sen a) / (1 + sen a) 
    Ea = 1/2 x Ka x h² x peso específico

     

    Ka = 0,4/1,6 = 0,25

    Ea = 1/2 x 0,25 x 17 x 6² = 76,5 KN/m

  • K= Tg(45 - ° / 2)²

    K = Tg (45 - 36,87/2)²

    K = 0,25

    E = (Peso específico x K x h²) / 2

    E = (17KN/m³ x 0,25 x 6²m) / 2

    E = 76,5 KN/M

     

  • Mecânica dos solos

    Método de Rankine: cálcula-se os empuxos ativo/passivo

    Ea =  1/2*γ*h^2*Ka (ativo)

    Ep =  1/2*γ*h^2*Kp (passivo)

    Sendo:
    γ - Peso específico do solo;
    h - Altura da parede ou muro;
    Ka/p - Coeficiente de empuxo ativo/passivo.


    Ka = (1 - senϕ)/(1 + senϕ) = (1 - 0,6)/(1 + 0,6) = 0,4/1,6 = 0,25
    Ea =  1/2*17*6^2*0,25
    Ea = 76,5 kN/m

    Créditos à professora Neila Bolzan

  • E=1/2*γ*h²*ka 

    Ka = (1 - senϕ)/(1 + senϕ) 

     

    Logo, E=1/2*17*6*6*((1-0,6)/(1+0,6))

     

    E=76,5 kN/m

     

     

     

                                                                                   Vá e vença, que por vencido não os conheça!


ID
2534524
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os requisitos para estabilidade de muros de gravidade e de muros de flexão, para a verificação da segurança ao deslizamento na base de muros de contenção, deve ser atendido o fator de segurança mínimo de

Alternativas
Comentários
  • Segundo o livro: Fundações, Teoria e Prática

    A segunda condição consiste na verificação ao
    escorregamento, que é, essencialmente, uma verificação
    do equilíbrio das componentes horizontais
    das forças atuantes, com a aplicação dc um
    coeficiente de segurança adequado. É comum
    desprezar-se a colaboração do empuxo passivo
    na frente do muro de arrimo. oeficiente de Segurança, normalmente adotado
    como 1,5

  • NBR 11682:2009 (Estabilidade de encostas), deverão ser atendidos os seguintes

     

    fatores de segurança para estabilidade de muros de contenção:

     

     

    ================================================

    Verificação da segurança           Fator de segurança mínimo

    Tombamento                                             2,0

    Deslizamento na base                            1,5

    Capacidade de carga da fundação               3,0

    ================================================

  • Fatores de segurança para estabilidade de muros de contenção:

     

     

    Verificação da segurança           Fator de segurança mínimo

    Tombamento                                             2,0

    Deslizamento na base                            1,5

    Capacidade de carga da fundação               3,0

     

     

    NBR 11682:2009

     

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.

  • Melhor memorizar na ordem crescente:

    Deslizamento: 1,5

    Tombamento: 2,0

    Fundação: 3,0


ID
2534563
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Banquetas para diminuição do ângulo médio do talude têm por objetivo aumentar o fator de segurança e permitir a implantação de drenagem superficial. A altura do talude entre cada banqueta e sua largura deve ser calculada visando atender à estabilidade geral da encosta e a de cada talude entre banquetas. A altura de talude, entre as banquetas, não deve exceder

Alternativas
Comentários
  • NBR 11682:2006 - Estabilidade de encostas

    7.3.3.5 Estruturas para estabilização de taludes rochosos

    b) Grupo 2 – Alterações na geometria do talude – Implantação de banquetas.

    1) Banquetas para diminuição do ângulo médio do talude, de forma a aumentar o fator de segurança e permitir a implantação da drenagem superficial, dividindo a vazão em cada trecho do sistema drenante. A altura entre cada banqueta e a largura deve ser calculada visando atender a estabilidade geral da encosta e a de cada talude entre banquetas. A altura das banquetas não deve exceder a 15 m.

    "Conquistas sem riscos são sonhos sem méritos. A.G" 

  • NBR 11682:2009  (REFERENCIANDO NA ATUALIZAÇÃO DA NBR)

    7.3.4.2.1 Banquetas para diminuição do ângulo médio do talude
    Tem por objetivo a aumentar o fator de segurança e permitir a implantação da drenagem superficial, dividindo a vazão em cada trecho do sistema drenante. A altura de talude entre cada banqueta e sua largura deve ser calculada visando atender à estabilidade geral da encosta e a de cada talude entre banquetas. A altura de talude, entre as banquetas, não deve exceder 15 m.
     

  • NBR 11682

     

    Os elementos ou as alterações introduzidas no talude rochoso para aumentar a sua estabilidade podem ser divididos em cinco grupos:

     

    Grupo 2 – Alterações na geometria do talude – Implantação de banquetas.

     

    As banquetas podem ser concebidas de acordo com os seguintes tipos de utilização:

     

    - Banquetas para diminuição do ângulo médio do talude, de forma a aumentar o fator de segurança e permitir a implantação da drenagem superficial, dividindo a vazão em cada trecho do sistema drenante.

     

    - A altura entre cada banqueta e a largura deve ser calculada visando atender a estabilidade geral da encosta e a de cada talude entre banquetas.

     

    - A altura das banquetas não deve exceder a 15 m.

     

    - Banquetas para a redução de energia, de forma a criar espaços para possibilitar a redução da energia cinética de blocos rochosos em queda.

     

    - A largura e a altura das banquetas devem ser determinadas por métodos numéricos que simulem a energia e a trajetória de rolamento de blocos rochosos em queda.

     

     

    Complemento...

     

     Talude na maioria das vezes alto, no qual se executam banquetas, a fim de aumentar sua estabilidade, facilitar a drenagem e reduzir a velocidade das águas da chuva.

  • 7.3.3.5 Estruturas para estabilização de taludes rochosos

    b) Grupo 2 – Alterações na geometria do talude – Implantação de banquetas.

    1) Banquetas para diminuição do ângulo médio do talude, de forma a aumentar o fator de segurança e permitir a implantação da drenagem superficial, dividindo a vazão em cada trecho do sistema drenante. A altura entre cada banqueta e a largura deve ser calculada visando atender a estabilidade geral da encosta e a de cada talude entre banquetas. A altura das banquetas não deve exceder a 15 m.

     

    NBR 11682:2006 - Estabilidade de encostas

     

    vá e vença sempre.


ID
2534566
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere as seguintes características: atende a uma faixa de esforços solicitantes de reduzida intensidade; baixa rigidez; capacidade autodrenante; não recomendável para cortes e aterros de altura elevada nem para contenção de corpos de tálus; facilidade de implantação em locais de difícil acesso; adaptação às condições de fundações deformáveis. Tais características referem-se aos muros de

Alternativas
Comentários
  • Sabendo-se das propriedades do concreto, ficava fácil de eliminar as alternativas.

    Gabião é uma tela metálica em malha hexagonal, caixa está relacionada ao formato de paralelepípedo, o seu interior é preenchido com pedras de granulometrias adequadas. Pronto agora já veio a imagem na sua mente né? kkkkk, aí você já mata pela capacidade autodrenante.

    Letra D,  De nunca mais vou esquecer.

  • Gabião é uma estrutura flexível armada, drenante de grande durabilidade e resistência. Os gabiões são feitos com malha de fios de aço galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior e preenchidos com pedras. São principalmente utilizados na estabilização de taludes, obras hidráulicas e viárias.

    .

    LETRA D

  • O concreto ciclópico ou fundo de pedra argamassada, como é conhecido em algumas aplicações, nada mais é do que a incorporação de pedras denominadas “pedras de mão” ou “matacão” ao concreto pronto.

     

  • ->  Muro gabião ou gabião-caixa:

     

    - estrutura armada, flexível, drenante e com grande durabilidade e resistência.

    - simplicidade de execução e custo

    - execução: consiste em preencher com pedras tais gaiolas de arame galvanizado e colocá-las justapostas e costuradas umas às outras formando muros para proteção com diversos formatos.

    -  permite a implantação em locais de difícil acesso e com materiais próprios da região, no entanto, necessitam de constante verificação de integridade e não são indicados para massas de altura muito elevada.

     

    -> Muros de concreto armado:

     

    - base L como com base T 

    - são estruturas mais esbeltas que resistem aos empuxos justamente por flexão, utilizando, para isso, parte do peso do maciço de solo que se apóia na base do muro.

     

    -> Muro de pedra argamassada:

     

    -  é resultado da sobreposição de blocos formando uma estrutura estável e de dimensões regulares.

    - Os vazios entre as pedras, nesse tipo de muro, são preenchidos com argamassa de cimento e areia.

     

    -> Muro de concreto ciclópico:

     

    é a estrutura formada por concreto e agregados de grandes dimensões.

    - Utiliza-se, normalmente, 70% de concreto estrutural e 30% de pedra rachão em sua execução.

     

  • Então, mas e essa frase: "atende a uma faixa de esforços solicitantes de reduzida intensidade"?

  • Gabião é uma estrutura flexível armada, drenante de grande durabilidade e resistência. Os gabiões são feitos com malha de fios de aço galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior e preenchidos com pedras. São principalmente utilizados na estabilização de taludes, obras hidráulicas e viárias.

     

    Imagem para elucidação:


    https://www.google.com/urlsa=i&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjp1vS_hYzhAhUyHLkGHfT0Bp4QjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Fwww.construfenix.com.br%2Fgabiao-orcamento.php&psig=AOvVaw2m1et7g25Et9jjq7i7C0Jr&ust=1553010583328577

     

     

    http://comeptelas.com.br/gabioes/

     

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.

     


ID
2564680
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os muros de arrimo são estruturas de contenção necessárias em muitas obras de engenharia para a estabilização de taludes naturais ou taludes de corte. Analise as assertivas abaixo, relacionadas à estas obras.


I. A principal característica do muro de gabião é a sua permeabilidade, no entanto não apresenta uma boa flexibilidade.

II. Os muros de flexão apresentam como elemento estabilizador o seu peso próprio sendo em geral construído de concreto armado.

III. Os muros de pedra argamassada e de concreto ciclópico necessitam de um sistema interno de drenagem para reduzir o empuxo exercido pela agua presente no interior do solo.


Analise as alternativas abaixo e assinale a única alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I. A principal característica do muro de gabião é a sua permeabilidade, no entanto não apresenta uma boa flexibilidade.  ERRADO

    A principal característica do muro de gabião é a sua permeabilidade e também apresenta uma boa flexibilidade estrutural. (capacidade de se adequar às movimentações do solo).

    II. Os muros de flexão apresentam como elemento estabilizador o seu peso próprio sendo em geral construído de concreto armado. ERRADO

    Muros de Flexão são estruturas mais esbeltas com seção transversal em forma de “T” invertido que resistem aos empuxos por flexão, utilizando parte do peso próprio do maciço, que se apoia sobre a base do “T”, para manter-se em equilíbrio.

    III. Os muros de pedra argamassada e de concreto ciclópico necessitam de um sistema interno de drenagem para reduzir o empuxo exercido pela agua presente no interior do solo.  CORRETO

  • -> ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO:

     

    MUROS

    * Muros de Gravidade:

    - são estruturas corridas, massudas, que se opõem aos empuxos horizontais pelo peso próprio.

    Em geral são empregadas para conter desníveis pequenos ou médios, inferiores a cerca de 5 m.

    - Podem ser construídos de concreto simples, ciclópico ou com pedras, argamassadas ou não.

    - A largura da seção transversal é da ordem de 40% da altura a ser arrimada.

     

    * Muros "Atirantados":

     

    - são estruturas mistas em concreto e alvenaria de blocos de concreto ou tijolos, com barras quase horizontais, contidas em planos verticais perpendiculares ao paramento do muro, funcionando como tirantes, amarrando o paramento a outros elementos embutidos no maciço, como blocos, vigas longitudinais ou estacas.

    - São construções de baixo custo utilizadas para alturas até cerca de 3 m.

     

    * Muros de Flexão:

     

    - são estruturas mais esbeltas, com seção transversal em forma de "L" que resistem aos empuxos por flexão, utilizando parte do peso próprio do maciço arrimado, que se apóia sobre a base do “L”, para manter-se em equilíbrio.

     

    - No mais das vezes são construídos em concreto armado, tornando-se, em geral, antieconômicos para alturas acima de 5 a 7 m.

     

     

    * Mistos - São muros com características intermediárias entre os supracitados, que funcionam, portanto, parcialmente pelo peso próprio e parcialmente a flexão, utilizando parte do terrapleno como peso para atingir uma condição geotêxtil de equilíbrio.

     

    * Muros de Contrafortes:

     

    - são os que possuem elementos verticais de maior porte, chamados contrafortes ou gigantes, espaçados, em planta, de alguns metros, e destinados a suportar os esforços de flexão pelo engastamento na fundação.

    - O paramento do muro, nesse caso, é formado por lajes verticais que se apoiam nesses contrafortes

     

    * Muros de Gabiões:

    - são muros de gravidade constituídos pela superposição de "gaiolões" de malhas de arame galvanizado cheios com pedras cujos diâmetros mínimos devem ser superiores à abertura de malha das gaiolas.

    - São empregados para faixas de alturas da mesma ordem de grandeza das dos muros de gravidade

     -A principal característica  é a sua permeabilidade e também apresenta uma boa flexibilidade estrutural.

     

    - São construídos posicionando-se os gabiões no local em que deverão ficar, enchendo-os com pedras de mão para formar as sucessivas fiadas que formarão um arrimo de gravidade.


                  ~> Tipos de Muros de Gabiões:


    - Caixa: em forma de paralelepípedo retângulo


    - Colchões Reno: reduzida espessura: 15, 20 ou 30 cm.


    - Cilíndricos ou dos tipos sacos ou bolsa: constituídos por um único pano de tela que forma um cilindro aberto em uma extremidade (do tipo saco), ou do lado (do tipo bolsa).

     

    * "Crib Wall" (Parede de engradados):

     

    - são estruturas formadas por elementos pré-moldados de concreto armado ou de madeira ou aço, que são montados no local, em forma de "fogueiras" justapostas e interligadas longitudinalmente.

    - espaço interno é cheio de preferência com material granular graúdo.

  • Qual o erro da II?

  • II - é o peso próprio do maciço que se apoia na base L

  • Erro da II: define muro de gravidade

  • Muro arrimo:

    1. Alvenaria de pedra:

    1.1. Argamassada: dispositivo drenagem; h ≤ 3 m;

    1.2. Ñ argamassada: dispensa drenagem. h ≤ 2 m.

    2. Concreto ciclópico:

    Concreto + blocos rochas tamanhos variados;

    Impermeável: dispositivo drenagem;

    Face: plana, inclinada ou degraus;

    Inclinação pra trás ≅ 2% (sensação óptica);

    b ≅ 0,5 h;

    Economicamente vantajoso: h ≤ 4 m.

    3. Gabião:

    Pedras + gaiolas metálicas galvanizadas (podendo ser revestidas com PVC);

    Flexibilidade: acomodação recalques;

    Permeabilidade.

    4. Fogueiras (crib wall):

    CA, madeira, aço, material granular graúdo (internamente).

    5. Saco solo-cimento:

    Dispensa formas;

    Compactação manual;

    Aplicada proteção superficial (argamassa) na face externa;

    Baixo custo;

    Não requer MO especializada;

    Adaptável topografia local.

    6. Pneus:

    Amarrados (corda, arame);

    Preenchidos solo compactado;

    Flexibilidade;

    Alta resistência mecânica;

    Baixo custo;

    h < 5 m;

    b ≅ 0,4 ou 0,6 h;

    Face externa revestida: alvenaria bloco concreto, concreto projetado em tela metálica, placas pré-moldadas, vegetação.

    7. Flexão:

    Esbeltos;

    Seção L;

    Resiste empuxo por flexão;

    Parte do peso do solo se apoia na sua base;

    CA;

    h > 5 a 7 m: antieconômicos;

    b ≅ 0,5 a 0,7 h;

    h maiores: vigas enrigecimento;

    h > 5 m: contrafortes ou nervuras espaçados ≅ 0,7 h

    Ancoragem base: tirantes ou chumbadores (rocha).

  • Meu material está exatamente do jeito que Simpson Concurseiro descreveu..o que me levou a concluir que a II estava certa, ainda não vi a diferença se muros de Flexão são responsáveis por:

    Resistir aos empuxos por flexão, utilizando parte do peso próprio do maciço arrimado, que se apóia sobre a base do “L”, para manter-se em equilíbrio.

    No mais das vezes são construídos em concreto armado.

    Só se a diferença for na palavra "parte" e que não é sempre que são construídos em CA.


ID
2592646
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na execução de fundações e assentamento de instalações, pode ser necessário o rebaixamento do lençol. A finalidade dessa providência é eliminar:

Alternativas
Comentários
  • Evitar que a água não atrapalhe os trabalhos de escavação/execução das fundações.

  • O rebaixamento do lençol freático é indicado em todos os casos em que seja necessária a construção de qualquer obra civil que esteja situada parcialmente ou totalmente abaixo do lençol freático, até que possam ser instalados os sistemas de drenagem e impermeabilização que forneçam a segurança e a estabilidade da obra.

     

    Esta técnica pode ser empregada em qualquer obra cuja existência do nível freático possa gerar interferência direta ou indireta na operação. Não existe uma regra em função da dimensão da obra para que este método seja utilizado, sendo apenas escolhido o melhor método que seja adequado à necessidade da obra, ou seja, rebaixamento raso ou profundo e vazão esperada, levando sempre em consideração a influência que o emprego da técnica pode gerar nas áreas vizinhas da própria obra.

     

    A implantação de um sistema de rebaixamento do lençol freático se faz necessária nos casos em que novas obras serão construídas, ou obras já existentes serão reformadas ou apenas submetidas a uma manutenção preventiva ou corretiva, estando estas obras em cota inferior à do lençol local.

     

    O rebaixamento permite que os trabalhos sejam feitos com melhores condições de acesso e segurança, e muitas vezes proporcionem economia de recursos em relação à situação de trabalho submerso.

     

    -> Dentre os métodos existentes que permitem o rebaixamento temporário do lençol freático podem ser citados:

     

    Bombeamento direto:  escavações rasas /  água é acumulada em valas abertas no fundo da escavação, e conectada a poços, sendo esgotada por meio de bombeamento, cujo sistema de operação é dimensionado conforme a necessidade da obra, não evitando que as áreas fiquem levemente encharcadas, devido à lentidão do processo e ocupando espaços importantes da obra.  (...)

    DHP (Drenos Horizontais Profundos): drenagem de camadas ou determinadas feições geológicas de forma localizada, porém nada impede que seu uso possa ser feito em arranjos com espaçamentos distintos (...)

    Drenos de Alívio :  objetivo principal a redução da subpressão, principalmente na fundação de barragens de concreto. (...)

    Well-points ou ponteiras filtrantes:  escavações rasas a pouco profundas, tubos de 4” com ranhuras espaçadas conectadas a ponteiras filtrantes (tubos de PVC – Policloreto de Polivinila de diâmetro inferior), com proteção de tela de nylon, instaladas em perfurações previamente executadas, com circulação de água (...)

    Poços profundos: profundidades superiores a 5 m.  O primeiro são poços injetores: escavações pouco profundas, caracterizadas pela simplicidade de instalação, baixo custo de instalação e manutenção, além de ser um rebaixamento localizado, O segundo método é por meio de poços de bombeamento que utilizam bombas de recalques submersas. 

    Galeria de Drenagem: utilizado em grandes obras, quando há a necessidade de aporte de elevados volumes de água, ou o uso dos outros sistemas anteriormente citados. / Túneis, Barragens/ + R$

     

     

    http://www.revistafundacoes.com.br/rebaixamento-temporario-do-lencol-freatico/


ID
2598085
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma escavação para uma obra, não foi possível garantir a estabilidade dos taludes. Sendo assim, estruturas de escoramento são necessárias a partir de uma determinada profundidade escavada.


A profundidade mínima exigida para a locação das estruturas de escoramento é de:

Alternativas
Comentários
  • NR 18:

    18.6.5 Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25 m (um metro e vinte e cinco
    centímetros) devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim.

  • 18.6. Escavações, fundações e desmonte de rochas.

     

    18.6.5. Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m ( um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim.

     

    18.6.6. Para elaboração do projeto e execução das escavações a céu aberto, serão observadas as condições exigidas na NBR 9061/85 - Segurança de Escavação a Céu Aberto da ABNT.

     

    18.6.7. As escavações com mais de 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores, independentemente do previsto no subitem 18.6.5.

     

    18.6.8. Os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade, medida a partir da borda do talude.

     

    18.6.9. Os taludes com altura superior a 1,75m (um metro e setenta e cinco centímetros) devem ter estabilidade garantida.

     

    18.6.11. As escavações realizadas em vias públicas ou canteiros de obras devem ter sinalização de advertência, inclusive noturna, e barreira de isolamento em todo o seu perímetro.

     

    18.6.17. Na operação de desmonte de rocha a fogo, fogacho ou mista, deve haver um blaster, responsável pelo armazenamento, preparação das cargas, carregamento das minas, ordem de fogo, detonação e retirada das que não explodiram, destinação adequada das sobras de explosivos e pelos dispositivos elétricos necessários às detonações.

     

    18.6.18. A área de fogo deve ser protegida contra projeção de partículas, quando expuser a risco trabalhadores e terceiros.

     

    18.6.19. Nas detonações é obrigatória a existência de alarme sonoro.

     

    18.6.20. Na execução de tubulões a céu aberto, aplicam-se as disposições constantes no item 18.20 - Locais confinados.

     

    18.6.20.1. Toda escavação somente pode ser iniciada com a liberação e autorização do Engenheiro responsável pela execução da fundação, atendendo o disposto na NBR 6122:2010 ou alterações posteriores.(Inclusão dada pela Portaria MTE 644/2013)

     

    18.6.21. Os tubulões a céu aberto devem ser encamisados, exceto quando houver projeto elaborado por profissional legalmente habilitado que dispense o encamisamento, devendo atender os seguintes requisitos:

    d) é proibido o trabalho simultâneo em bases alargadas em tubulões adjacentes, sejam estes trabalhos de escavação e/ou de concretagem;

    e) é proibida a abertura simultânea de bases tangentes.

     

    g) o diâmetro mínimo para escavação de tubulão a céu aberto é de 0,80m.

     

    h) o diâmetro de 0,70m somente poderá ser utilizado com justificativa técnica do Engenheiro responsável pela fundação.

     

    18.6.21. Na execução de tubulões a céu aberto, a exigência de escoramento (encamisamento) fica a critério do engenheiro especializado em fundações ou solo, considerados os requisitos de segurança. .(Alteração dada pela Portaria MTE 644/2013)


ID
2606383
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A cortina de concreto armado de uma ponte de 2 m de altura e 10 m de comprimento foi projetada para suportar um solo de coesão nula, ângulo de atrito igual a 30° e peso específico de 18 kN/m3.


O valor da força resultante do empuxo de terra sobre a área da cortina é, em kN, igual a

Alternativas
Comentários
  • Método de Rankine:

    coef. empuxo ativo = (1 - sen 30) / (1 + sen 30) = 0,5/1,5

    Ea= 1/2 x ( peso especifico do solo)x (altura do maçico)² x (coef. empuxo ativo) 

    Ea= 1/2 x ( 18)x (2)² x ( 0,5/1,5)

    Ea= 12 Kn/m

     

    Fr= Ea * Comprimento do muro

    Fr= 12*10

    Fr= 120 Kn

     

  •  De maneira mais formal:

     C(coeficiênte de empuxo ativo)= 1-senf/1+senf, sendo f o ângulo de atrito.

    Ea= γh²C/2 , γ= peso específico do maciço; h= altura do maciço.

  • Na realidade o valor não daa exaato!

  • Dá exato se utilizar o método de Rankine.

  • MÉTODO DE RANKINE

    Coeficiente de Empuxo Ativo

    Ka = (1 - sen 30º) / (1+ sen 30º)

    Ka = 0,5/1,5 = 1/3

    Empuxo Ativo

    Ea = 1/2 y x h² x Ka

    Ea = 1/2 x ( peso especifico do solo) x (altura do macico)² x (coef. empuxo ativo) 

    Ea= 1/2 x 18 x 2² x (1/3)

    Ea= 12 kN/m

    Força Resultante

    Fr= Ea * Comprimento do muro

    Fr= 12 x 10

    Fr= 120 kN

    As escolhas mais difíceis requerem as vontades mais fortes.

  • Para quem ficou em dúvidas de empuxo ativo ou passivo.

    Vamos lá!

    Como a questão informou que era uma cortina e NÃO falou sobre tirantes, temos uma situação de solo empurrando o murro (empuxo ativo) para mobilização do sistema de contenção

  • O empuxo de terra trata-se de uma ação ocasionada pelo maciço terroso com os elementos estruturais em contato com o mesmo. Nesse contexto, diz-se que o empuxo é ativo quando o parâmetro se afasta do solo; e passivo quando há aproximação entre o paramento e o solo.


    O empuxo ativo (Ea) por metro de muro, segundo a Teoria de Rankine, é dada pela equação a seguir:




    Em que Ea é o empuxo ativo; γ o peso específico do solo; H a altura do muro e Ka o coeficiente de empuxo ativo.


    O coeficiente de empuxo ativo é calculado pela seguinte expressão:




    Em que φ é o ângulo de atrito interno do solo em graus.


    Tendo em vista as equações apresentadas e substituindo os dados do enunciado, resulta que:




    Por fim, o empuxo ativo resultante (Ea,res) consiste no produto entre o empuxo ativo por metro de muro (Ea) e o comprimento do muro (10 m). Logo:




    Portanto, a força resultante do empuxo de terra é de 120 kN. Logo, a alternativa A está correta.


    Gabarito do professor: Letra A.


ID
2617909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de acompanhamento de obras e serviços de engenharia, julgue seguinte o item.


Se houver risco de desmoronamento de paredes durante a escavação de tubulões, deve-se utilizar lama bentonítica para estabilizar e continuar o serviço.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    Marquei correto quando fiz a prova, por falta de atenção.

    De acordo com o professor Marcus Campiteli, nestes casos usa-se revestimento de aço (recuperável) ou concreto.

     

    bons estudos

     

  • O uso da lama bentonítica é indicado para estabilização do solo perfurado para concretagem de estacas.

  • Os tubulões são elementos de fundação profunda em concreto moldado in loco que transmitem as cargas estruturais para os solos de maior capacidade de suporte. Consistem no encamisamento da estrutura do fuste com anéis de concreto ou tubos de aço. Podem ser a céu aberto, com e sem escoramento, e a ar comprimido, com revestimento metálico ou de concreto.

     

    LAMA BENTONÍTICA:

     

    A bentonita é uma argila da família das montmorilonitas cuja característica principal é a propriedade da tixotropia, ou seja, um comportamento fluido quando agitada, mas capaz de formar um gel quando em repouso.
     

     

    -> As principais funções da lama durante a escavação: são suportar a face da escavação, formação de um selo para impedir a perda da lama no solo e deixar em suspensão as partículas sólidas do solo escavado, evitando que se depositem no fundo da escavação.

     

    ->  Um dos principais inimigos das capacidades tixotrópicas da bentonita é o acúmulo de sais, como o cloreto de sódio, na solução da lama. Esses sais podem, em concentrações elevadas, fazer com que as propriedades de sustentação e vedação se percam completamente.

     

  • ERRADO

     

    Quando há risco usa revestimento de aço ou concreto, recuperável ou não.

  • O termo DEVE restringiu demais a questao, pense num tubulao a ceu aberto escavado por operários. Como vc vai tacar lama bentonítica la dentro e mandar os cabras escavarem?? so se tiver um traje de mergulhador ne.

  • (CESPE/MPE-AM/Engenheiro Civil/2008) Se, na etapa de escavação do tubulão, ocorrer presença de água sem desbarrancamento, a escavação deve ser selada com lama bentonítica.


    ERRADO



    (CESPE/TRT-17ª Região/Analista Judiciário/2009) A lama bentonítica é utilizada para estabilizar as paredes de furos em terrenos não-coesivos para a execução de estacas escavadas.

    CERTO


    ________


    Fiz uma pesquisa e não achei nada relacionado à execução de tubulão com lama bentonítica. Mas achei uma reportagem que fala o seguinte:


    As estacas escavadas com lama betoníticas podem ser de dois tipos:


    Estacões são estacas circulares escavadas por rotação e são executadas nas mais diversas condições de terreno com comprimentos que ultrapassam a 50m e pode ter seção circular do diâmetro de até 2,5m. 


    Barrete ou estacas-dafragma são estacas com seção transversal retangular ou alongadas e são escavadas com auxílio de Clam Shell acionado a cabo ou hidraulicamente, podendo atingir profundidades de 80m.


    Fonte: https://sites.google.com/site/lanjconsultoria/82-reportagem---estacas-escavadas-com-lama-bentonitica




  • Quando houver risco de desmoronamento em tubulão, deverá ser executado com revestimento (de concreto ou metálico).

  • Damiao Wellington

    Acredito que a diferença entre as questões seja o fato de ter a palavra DEVE o que seria como uma solução única!

  • Damiao Wellington

    Acredito que a diferença entre as questões seja o fato de ter a palavra DEVE o que seria como uma solução única!

  • Segundo a NBR 6122, a fundação chamada tubulão é definida da seguinte maneira:

     

    "3.9 tubulão
    elemento de fundação profunda, escavado no terreno em que, pelo menos na sua etapa final, há descida de pessoas, que se faz necessária para executar o alargamento de base ou pelo menos a limpeza do fundo da escavação, uma vez que neste tipo de fundação as cargas são transmitidas preponderantemente pela ponta"

     

    lama bentonítica é um fluído estabilizante que pode ser usado para sustentar as paredes da escavação em estacas escavadas. Nesse caso a concretagem é submersa sendo o fluído deslocado conforme a concretagem vai sendo realizada.

     

    Assim, o uso da lama bentonítica não possibilitaria a descida de uma pessoa, no caso do tubulão, e seu uso não é indicado para esse tipo de fundação. Quando as paredes do tubulão são instáveis se recomenda o uso de camisa metálica ou de concreto.

     

    Gabarito: ERRADO.

  • Haja vista a descida do operador para alargar ou limpar a base do tubulão, seria inviável conceber a lama bentonítica para estabilizar as paredes da escavação em risco de desmoronamento. Por tal motivo, opta-se pela metodologia executiva de revestimentos metálicos ou de concreto.

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre a execução de tubulões.

     

    O sistema de fundações consiste no conjunto de elementos estruturais responsável por resistir e transmitir os esforços da edificação para o solo. Os elementos de fundação são classificados em fundação superficial e profunda. Os elementos de fundação superficial, também chamados de fundações diretas ou raras, caracterizam-se por transmitirem os carregamentos para o solo por sua base e, por essa razão, possuem uma seção transversal larga. Como exemplos de fundação superficial citam-se as sapatas e radiers. Por sua vez, os elementos de fundação profunda transmitem as cargas da edificação para o solo por atrito lateral e pela sua ponta e, por essa razão, elas possuem comprimento com ordem de grandeza superior à da seção transversal. Como exemplo de fundação profunda citam-se as estacas e tubulões.

     

    Especificamente, os tubulões são elementos de fundação profunda que transmitem a carga preponderantemente pela ponta e são caracterizados por necessitarem de trabalho manual em profundidade, para alargamento da base e/ou limpeza do fundo da escavação.

     

    Já a lama bentonítica consiste em uma mistura empregada em operações de perfuração e escavação para facilitar tais processos e reforçar a parede dos furos. Contudo, apesar de a lama bentonítica possuir vantagens na situação hipotética do problema, ela não é uma solução apropriada, visto que há trabalhadores no fundo do furo durante a escavação de tubulões. A solução ideal é utilizar revestimento de concreto ou metálico na parede do tubulão. Portanto, a afirmação da questão está errada.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • O operário vai cavar enquanto nada lá dentro kkk


ID
2620228
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Norma Regulamentadora nº 18 dispõe sobre as condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Em relação às condições de trabalho na execução de escavações, fundações e desmonte de rochas, previstas no seu item 18.6, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • 18.6. Escavações, fundações e desmonte de rochas.

     

    18.6.7. As escavações com mais de 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) de profundidade devem dispor de escadas ou rampas,
    colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores, independentemente
    do previsto no subitem 18.6.5.

     

    g) o diâmetro mínimo para escavação de tubulão a céu aberto é de 0,80m.
    h) o diâmetro de 0,70m somente poderá ser utilizado com justificativa técnica do Engenheiro responsável pela fundação.

     

    18.6.19. Nas detonações é obrigatória a existência de alarme sonoro.

     

     

    18.6.16. Na execução de escavações e fundações sob ar comprimido, deve ser obedecido o disposto no Anexo no 6 da NR 15 - Atividades e Operações insalubres.

     

  • a) as escavações com mais de 0,80 m de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores ( ERRADO  0,80 cm É BEM BAIXINHO, DA PRA PULAR FORA EM CASO DE EMERGÊNCIA, O CORRETO SERIA A PARTIR DA ALTURA DE 1,25 m)

     

    b) o diâmetro mínimo para escavação de tubulão a céu aberto é de 0,60 m; ( 0,80 m) PODERÁ SER UTILIZADO 0,70 COM JUSTIFICATIVA DO ENGENHEIRO RESPONSÁVEL). 

     

    c) na execução de tubulões a céu aberto é obrigatória a existência de alarme sonoro; ( NÃO NA EXECUÇÃO, SENÃO IRIA TER QUE SOAR O TEMPO TODO KKKK NIGUÉM IRIA AGUENTAR ). O ALARME É UTILIZADO NAS DETONAÇÕES).

     

    d) nas detonações a área de fogo deve ser protegida contra projeção de partículas, quando expuser a risco trabalhadores e terceiros;

     

    e) está proibida a execução de escavações e fundações sob ar comprimido.  ( PODE SER FEITA SEGUINDO AS NORMAS). 

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre a Norma Regulamentadora 18 (NR 18).

     

    A NR 18, intitulada “Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção" trata-se da norma que fixa diretrizes com o intuito de implementar e assegurar medidas que busquem resguardar a saúde e segurança nos processos, nas condições e no ambiente de trabalho na indústria da construção civil. Avaliaremos as afirmativas do problema individualmente com base na NR 18.

     

    A alternativa A está errada, pois, conforme item 18.6.7 da NR 18, são as escavações com mais de 1,25 m que devem dispor de escadas ou rampas.

     

    A alternativa B está errada. Segundo o item 18.6.21-g) da NR 18: “o diâmetro mínimo para escavação de tubulão a céu aberto é de 0,80 m".

     

    A alternativa C está errada. Apesar de a NR 18 prever alarmes sonoros para diversas situações (como em detonações, por exemplo), ela não estipula a existência de alarmes sonoros na execução de tubulões a céu aberto.

     

    A alternativa D está correta. Ela consta na seção 18.6 da NR 18, na qual são apresentados procedimentos para escavações, fundações e desmontes de rochas. Especificamente, o item 18.6.18 fixa que: “A área de fogo deve ser protegida contra projeção de partículas, quando expuser a risco trabalhadores e terceiros".

     

    A alternativa E está errada, pois a NR 18 não proíbe a execução de escavações e fundações sob ar comprimido. A NR 18 até especifica uma norma específica a ser seguida para tais operações em seu item 18.6.16: “Na execução de escavações e fundações sob ar comprimido, deve ser obedecido o disposto no Anexo no 6 da NR 15 - Atividades e Operações insalubres".

     

    Gabarito do professor: Letra D.

     

    Ministério do Trabalho e Emprego. NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2015.