SóProvas


ID
3012562
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Roma

            O filme Roma está constantemente entre dois caminhos. É pessoal e grandioso, popular e intelectual, tecnológico – rodado em 65 mm digital – e clássico – feito em preto e branco com a mesma ousadia dos movimentos cinematográficos das décadas de 1950 e 1960. O título, uma referência a Colonia Roma, bairro da Cidade do México, também remete a Roma, Cidade Aberta, filme-símbolo do neorrealismo italiano assinado por Roberto Rossellini.

            Ao revisitar a própria memória, o cineasta Alfonso Cuarón escolhe olhar para Cleo, a empregada, de origem indígena, de uma família branca de classe média. Resgata, assim, não apenas os seus anos de formação, mas todas as particularidades do passado do país. O México no início dos anos 1970 fervilhava entre revoluções sociais e a influência da cultura estrangeira. Cleo, porém, se mantinha ingênua, centrada nas suas obrigações: lavar o pátio, buscar as crianças na escola, lavar a roupa, colocar os pequenos para dormir.

            Até que tudo se transforma. A família perfeita desmorona, com o pai que sai de casa, a mãe que não se conforma com o fim do casamento e os filhos jogados de um lado para o outro na confusão dos adultos. Enquanto isso, Cleo se apaixona, engravida, é enganada e deixada à própria sorte. Duas mulheres de diferentes origens compartilham a dor do abandono. Juntas, reencontram a resiliência que segura o mundo frente às paixões autocentradas.

            O cineasta, que além da direção e do roteiro assina a fotografia e a montagem (ao lado de Adam Gough), retrata sua história, entrelaçada com a de seu país, como se na vida adulta reencontrasse o olhar da infância, cujo fascínio por cada descoberta aumenta o tamanho e a importância de tudo.

            O que Cuarón faz em Roma é raro. São camadas e camadas sobrepostas para reproduzir a complexidade do seu imaginário afetivo e das relações sociais de um país. Entre muitas inspirações, referências e técnicas, sua assinatura está na sinceridade com que olha para si mesmo e para os seus personagens, encontrando beleza e verdade no que muitos menosprezam. Esse é um filme simples e complicado, como a própria vida.

(Natália Bridi. Omelete. 11.01.2019. www.omelete.com.br. Adaptado)

De acordo com a autora, a singularidade da linguagem que Alfonso Cuarón adota em Roma está

Alternativas
Comentários
  • gab: D

    Na sinceridade do relato, valorizando o que para muitos costuma passar despercebido.

    Entre muitas inspirações, referências e técnicas, sua assinatura está na sinceridade com que olha para si mesmo e para os seus personagens, encontrando beleza e verdade no que muitos menosprezam. Esse é um filme simples e complicado, como a própria vida.

    Roma é uma obra de arte. Sei que praticamente não temos tempo (concursos consomem!), mas se puderem, assistam.

    Bons estudos.

  • GABARITO: LETRA D

    sua assinatura está na sinceridade com que olha para si mesmo e para os seus personagens, encontrando beleza e verdade no que muitos menosprezam. Esse é um filme simples e complicado, como a própria vida.

    → sinceridade + aquilo que muitos menosprezam.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • #Análise das alternativas com os erros marcados em negrito:

    A) na comicidade da caracterização de personagens pouco realistas e até caricaturais.

    Incorreta. Clara extrapolação da banca. Não há referências no texto acerca da comicidade na caracterização dos personagens, muito menos a menção a aspectos caricaturais.

    B) na indignação com que o cineasta denuncia a desigualdade entre as classes sociais.

    Incorreta. O cineasta não denuncia a desigualdade entre as classes sociais com indignação. Pelo contrário, de acordo com o enxerto do texto - "São camadas e camadas sobrepostas para reproduzir a complexidade do seu imaginário afetivo e das relações sociais de um país.", o cineasta faz questão de mostrar toda a realidade de seu pais, seja positiva ou negativa, de forma a detalhar verdadeiramente os fatos da época.

    C) no orgulho nacionalista com que se apresentam momentos cruciais da história do México.

    Incorreta. O cineasta faz questão de ressaltar, de acordo com a autora do texto, a diversidade cultural que existia na história do México, consoante enxerto a seguir - " Resgata, assim, não apenas os seus anos de formação, mas todas as particularidades do passado do país. O México no início dos anos 1970 fervilhava entre revoluções sociais e a influência da cultura estrangeira."

    D) na sinceridade do relato, valorizando o que para muitos costuma passar despercebido.

    Correta. Gabarito da assertiva, conforme enxerto a seguir: "Entre muitas inspirações, referências e técnicas, sua assinatura está na sinceridade com que olha para si mesmo e para os seus personagens, encontrando beleza e verdade no que muitos menosprezam."

    E) no modo irrealista com que os dramas das personagens femininas são resolvidos.

    Incorreta. Pelo contrário, a realidade dos fatos é algo inerente ao trabalho do cineasta, conforme trecho do texto: "[...]sua assinatura está na sinceridade com que olha para si mesmo e para os seus personagens [...]"

    Gabarito: item "D"

    Espero humildemente ter ajudado.

  • Observemos alguns trechos do último parágrafo:

    O que Cuarón faz em Roma é raro. ... Entre muitas inspirações, referências e técnicas, sua assinatura está na sinceridade com que olha para si mesmo e para os seus personagens, encontrando beleza e verdade no que muitos menosprezam.

    Isso posto, o que torna sua obra singular (diferenciada) é a sinceridade e o fato de expor passagens omitidas por outras obras.

    É exatamente o que está parafraseado na letra D.

    Gabarito: D

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • O mais incrível é que esse filme perdeu oscar do ano pra Green Book

  • A questão é de interpretação textual e exige uma leitura atenta, porém não muito complexa, do texto. É pedido onde se encontraria a singularidade da linguagem do cineasta abordado no texto em seu filme, ou seja, em que aspecto do filme está a assinatura de Alfonso Cuarón.

    A letra A extrapola o que é passado no texto, apresentando ideias, como a comicidade, que vão além do que a autora escreveu, estando, pois, errada.

    A letra B afirma que haveria indignação por parte do cineaasta ao demonstrar as desigualdades sociais, entretanto, isso não foi apontado pelo texto, que afirma que ele demonstra a realidade do país de forma detalhada e complexa, sem mencionar indignação.

    A letra C está errada, pois a autora destacou que o México foi retratado com toda a sua diversidade cultural, incluindo a grande influência de culturas estrangeiras e revoluções da época, assim, o comentário sobre orgulho nacionalista extrapola as ideias do texto.

    A letra D está correta, o que pode ser conferido no seguinte trecho: “Entre muitas inspirações, referências e técnicas, sua assinatura está na sinceridade com que olha para si mesmo e para os seus personagens, encontrando beleza e verdade no que muitos menosprezam." (penúltima linha)

    A letra E está errada justamente porque o cineasta desenvolve o filme de forma realista, mostrando como a cultura era de fato, e não de forma irrealista.

    Desse modo, a afirmativa correta é a letra D.

    GABARITO: LETRA D