SóProvas


ID
3013009
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O procedimento de auditoria que envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente desenvolvidos pelo controle interno da empresa é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    O procedimento que envolve execução independente pelo auditor de procedimentos originalmente desenvolvidos pelo controle interno é a Reexecução. As demais assertivas trazem outros procedimentos previstos nas normas.

    .

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/auditoria-iss-guarulhos-gabarito-extraoficial/

    .

    Complemento

    .

    .

    A - Confirmação: solicitação de informações, indagação ou investigação

    .

    B -Reexecução: nova execução independente.

    .

    C - Inspeção: exame de registros e documentos.

    .

    D - Observação: acompanhar a atividade dos outros.

    .

    E - Indagação: uso de entrevistas e questionários

    .

    .

    .

    Sigamos!!!

  • REEXECUÇÃO - Reexecução - REEXECUÇÃO REEXECUÇÃO reexecução

    Na reexecução o auditor retoma o trabalho da controladoria interna...

  • O procedimento de auditoria que envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente desenvolvidos pelo controle interno da empresa é denominado

    a) confirmação.

    A18. Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos. Contudo, as confirmações externas não precisam se restringir apenas a saldos contábeis. Por exemplo, o auditor pode solicitar confirmação de termos de contratos ou transações da entidade com terceiros; a solicitação de confirmação pode ser planejada para perguntar se foram efetuadas quaisquer modificações no contrato e, em caso afirmativo, quais são os detalhes relevantes. Os procedimentos de confirmação externa também são utilizados para a obtenção de evidência de auditoria a respeito da ausência de certas condições, por exemplo, a ausência de acordo paralelo (side agreement) que possa influenciar o reconhecimento da receita.

    b) reexecução.

    A20. A reexecução envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade.

    c) inspeção.

    A14. A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo. A inspeção de registros e documentos fornece evidência de auditoria com graus variáveis de confiabilidade, dependendo de sua natureza e fonte e, no caso de registros internos e documentos, da eficácia dos controles sobre a sua produção. Um exemplo de inspeção utilizada como teste é a inspeção de registros em busca de evidência de autorização.

    d) observação.

    A17. A observação consiste no exame d processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle. A observação fornece evidência de auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que a observação ocorre e pelo fato de que o ato de ser observado pode afetar a maneira como o processo ou procedimento é executado.

    e) indagação.

    A22. A indagação consiste na busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade. A indagação é utilizada extensamente em toda a auditoria, além de outros procedimentos de auditoria. As indagações podem incluir desde indagações escritas formais até indagações orais informais. A avaliação das respostas às indagações é parte integral do processo de indagação.

    fonte: http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTA500(R1).pdf

    GAB. LETRA "B"

  • Definição literal do procedimento de reexecução contido na norma. Como o próprio enunciado e a norma sugerem, “execução independente pelo auditor” nada mais é do que “executar de novo”, ou reexecução.

    Resposta: B

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca dos principais procedimentos de auditoria.


    Vejamos as alternativas:


    A) Confirmação.

    Errado. Refere-se à obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.


    B) Reexecução.

    Certo. A reexecução é um procedimento de auditoria realizado de forma independente em que o auditor, com a finalidade de analisar a eficácia de um procedimento, executa as mesmas atividades do gestor da unidade auditada.


    C) Inspeção.

    Errado. A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo.


    D) Observação.

    Errado. A observação se caracteriza pelo acompanhamento de um processo ou procedimento realizado por terceiros, no momento da sua execução.


    E) Indagação.

    Errado. A indagação oral refere-se ao uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da unidade/entidade auditada, para a obtenção de dados e informações. 



    Gabarito do Professor: Letra B.