SóProvas


ID
3013396
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Teorias Administrativas vêm sendo elaboradas e desenvolvidas por várias escolas, com pensamentos e enfoques diferentes, funcionando como guias de pensamento sobre o curso de ação de uma instituição diante de uma determinada situação. Uma dessas escolas é a que defende a teoria da contingência que

Alternativas
Comentários
  • Essa teoria enfatiza o fato do ambiente externo ser o responsável pelas modificações de estruturação e organização de uma empresa. Ela também foca na tecnologia como um alicerce que influencia os resultados da empresa. Partindo desse pressuposto, a empresa deve ser ajustada e adaptada ao ambiente e à tecnologia, da mesma forma que seus processos regulamentadores, como meio de se manter ativa e eficiente.

    Trata-se de um modelo dotado de grande flexibilidade, descentralização e desburocratização. É colocado como opção para ambientes em constante mutação e condições instáveis, contrapondo-se, de certa forma, ao modelo mecanicista que prevalece em situações e ambientes relativamente estáveis.

    Letra C

  • LETRA A- Refere-se à TEORIA CLÁSSICA de Fayol, destacando 3 dos 14 princípios gerais da ADM por ele propostos

    LETRA B- Refere-se à ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA de Frederick Taylor

    LETRA C- GABARITO

    LETRA D- Refere-se à TEORIA DA BUROCRACIA de Weber

    P.s.: Me corrijam se eu estiver errada!

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria da Contingência. Neste caso, marquemos a alternativa correta sobre a teoria citada.

    Consoante a Teoria da Contingência, não existe nada que possa ser considerado absoluto nas organizações ou mesmo na teoria administrativa. Para o modelo contingencial existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

    Possui três aspectos básicos, conforme a lição de Chiavenato (2014, p.497):

    • A organização é de natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto.
    • As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente. Isso explica a íntima relação entre as variáveis externas (como a certeza e a estabilidade do ambiente) e as características da organização (diferenciação e integração organizacionais).
    • As características ambientais funcionam como variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes. 

    Chiavenato (2014, p.49), nos mostra que "as características da organização não dependem dela própria, mas das circunstâncias ambientais e da tecnologia que ela utiliza. Daí, a Teoria da Contingência que mostra que as características da organização são variáveis dependentes e contingentes em relação ao ambiente e à tecnologia."

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.