SóProvas


ID
3013405
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O gestor público deve promover a governança pública por intermédio de práticas relativas à equidade, dimensão que se refere

Alternativas
Comentários
  • equidade = Isonomia

    Letra D: ao tratamento justo e isonômico dos stakeholders, levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

  • GABARITO: LETRA D

    Equidade é o substantivo feminino com origem no latim aequitas, que significa igualdade, simetria, retidão, imparcialidade, conformidade.

    Este conceito também revela o uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um, usando a equivalência para se tornarem iguais. A equidade adapta a regra para um determinado caso específico, a fim de deixá-la mais justa.

    FONTE: WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR

  • GABARITO D

     

    Stakeholders: nome dado às partes do processo, às partes envolvidas. 

  • Segundo o Tribunal de Contas da União, as boas práticas de governança púbica baseiam-se em alguns princípios,entre eles: a Equidade; a Eficiência, a Legitimidade e a Responsabilidade. Quanto à equidade, podemos afirmar que ela tem por fim garantir as condições para que todos tenham acesso ao exercício de seus direitos civis - liberdade de expressão, de acesso à informação, de associação, de voto, igualdade entre gêneros - políticos e sociais - saúde, educação, moradia, segurança. Assim, vamos à análise das alternativas:

    Letra “A": as características apresentadas na alternativa relacionam-se com aspectos de efetividade e eficiência gestão pública. Sendo assim, não possui ligação com a equidade. Portanto, não pode ser o gabarito da questão;

    Letra “B": as características apresentadas possuem estreita relação com a transparência das ações públicas. Sendo assim, não pode ser o gabarito da questão em análise;

    Letra “C": as características apresentadas relacionam-se com o processo de accountability. Assim, apesar desse processo de prestação de contas e de responsabilização ser fundamental para a fiscalização da sociedade, não possui relação direta com as práticas da equidade. Portanto, não pode ser o gabarito da questão em análise;

    Letra “D":o tratamento isonômico e igualitário possui estreita relação com aspectos da equidade para a promoção de uma boa governança pública. Portanto, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.
  • Princípios da governança corporativa (IBGC):

    Letra a) Responsabilidade corporativa

    Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc) no curto, médio e longo prazos."

    Letra b) Transparência

    Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.

    Letra c) Prestação de contas (accountability)

    Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

    Resposta - Letra d) Equidade

    Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.