SóProvas


ID
3013729
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Secretaria de Planejamento e Finanças adquiriu 100 notebooks para a prefeitura. O processamento dessa despesa ocorreu da seguinte forma: foi empenhada em 10/08/17; o material foi entregue na prefeitura em 10/12/17, mas, até o encerramento do exercício de 2017, a despesa ainda não havia sido liquidada, nem paga. Neste caso, a referida despesa deverá ser contabilizada como

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Letra D

    São Restos a Pagar todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas ou canceladas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente. Distingue-se dois tipos de restos a pagar: os processados (despesas já liquidadas); e os não processados (despesas a liquidar ou em liquidação).

  • NA MINHA OPINIÃO A QUESTÃO ESTÁ INCOMPLETA, LOGO MAL ELABORADA.

    QUANDO O ENUNCIADO DIZ: o material foi entregue na prefeitura em 10/12/17. (A DESPESA NESSE CASO FOI LIQUIDADA) PARA A MESMA ENCONTRAR -SE NO PROCESSO DE LIQUIDAÇÃO, TERIA QUE VIR DESCREVENDO QUE METADE FOI ENTREGUE NO ANO DE 2017 E O RESTANTE NO ANO DE 2018.

    A QUESTÃO DIZ QUE A MERCADORIA FOI ENTREGUE MAS QUE NÃO HAVIA SIDO LIQUIDADA E NEM PAGA!! COMO ASSIM?

    MEU GABARITO FOI LETRA D, PORÉM JÁ LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO TUDO ISSO QUE QUESTIONEI.

  • É o segundo estágio da despesa orçamentária. A liquidação da despesa é, normalmente, processada pelas Unidades Executoras ao receberem o objeto do empenho (o material, serviço, bem ou obra).

    Conforme previsto no art. 63 da Lei nº 4.320/1964, a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem como objetivos: apurar a origem e o objeto do que se deve pagar; a importância exata a pagar; e a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    A liquidação das despesas com fornecimento ou com serviços prestados terão por base: o contrato, ajuste ou acordo respectivo; a nota de empenho; e os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.

    Principais documentos contábeis envolvidos nessa fase: NS (Nota de Sistema) e NL (Nota de Lançamento).

  • Empenhou, mas não liquidou, nem pagou? Restos a pagar não-processados.

    Empenhou e liquidou, mas não pagou? Restos a pagar processados.

    Perceba que o que diferencia os restos a pagar processados dos restos a pagar não-processados é o estágio da liquidação.

  • GAB. D

    TAMBEM concordo com o cometário da Eloysa Costa

  • Então a despesa foi empenhada, mas até o encerramento do exercício de 2017, a despesa ainda não havia sido liquidada, nem paga.

    Essa aqui é a chave da questão!

    Restos a pagar são despesas que foram empenhadas, mas não foram pagas até o dia 31 de dezembro. Empenhou, mas não pagou. Prometeu pagar, mas não pagou ainda (é quase que um calote).

    Agora, essas despesas podem ou não terem passado pelo estágio da liquidação:

    • Se a Administração Pública somente empenhou, não liquidou e não pagou: chamamos isso de Restos a Pagar Não Processados – RPNP (porque não passou pelo estágio da liquidação);

    • Se a Administração Pública empenhou, liquidou, mas não pagou: chamamos isso de Restos a Pagar Processados – RPP (porque passou pelo estágio da liquidação).


     
    Fonte: imagem cedida pelo professor.

    É por isso que a Lei 4.320/64 diz que:

    Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

    E o Decreto 93.872/86 complementa, dizendo que:

    Art. 67. (...)

    § 1º Entendem-se por processadas e não processadas, respectivamente, as despesas liquidadas e as não liquidadas, na forma prevista neste decreto.

    No caso da questão, a despesa foi empenhada, mas não foi liquidada (e nem paga, obviamente, porque “o pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação", Lei 4.320/64, art. 62). Isso significa que a referida despesa deverá ser contabilizada como restos a pagar não processados (alternativa D).

    Não é a alternativa B, porque restos a pagar com prescrição interrompida são despesas cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor. Ou seja: o resto a pagar foi cancelado, mas o credor ainda tem direito de receber: ele ainda pode reclamar!

    Restos a pagar com prescrição interrompida é uma das situações em que a despesa pode ser executada como Despesa de Exercícios Anteriores (DEA). Confira no artigo 37, da Lei 4.320/64:

    Art. 37. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.

    Falando nisso, também não é a alternativa C, porque DEA são despesas cujas obrigações se referem a exercícios anteriores, que não foram sequer empenhadas, ou tiveram seus empenhos cancelados: esse não é o caso da questão!


    Gabarito do professor: Letra D.
  • o estágio de liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

    assim sendo, a simples entrega do material não está vinculada ao estágio de liquidação, afinal pode ocorrer demora na conferência do material.

  • Questão mal elaborada. Essa despesa refere-se a restos à pagar "em liquidação", conforme o colega citou do MCASP.

  • Discordo dos demais.

    A Secretaria de Planejamento e Finanças adquiriu 100 notebooks para a prefeitura. O processamento dessa despesa ocorreu da seguinte forma: foi empenhada em 10/08/17; o material foi entregue na prefeitura em 10/12/17

    Se o material foi entregue pressupõe-se que houve a liquidação da despesa.