SóProvas


ID
3013897
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue o item.


Os documentos de arquivo diferem dos documentos de biblioteca por não serem produzidos em vários exemplares.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    - o arquivo é órgão receptor (recolhe naturalmente o que produz a administração pública ou privada à qual serve) e em seu acervo os conjuntos documentais estão reunidos segundo sua origem e função, isto é, suas divisões correspondem ao organograma da respectiva administração; os objetivos primários do arquivo são jurídicos, funcionais e administrativos e os fins secundários serão culturais e de pesquisa histórica, quando estiver ultrapassado o prazo de validade jurídica dos documentos (em outras palavras, quando cessarem as razões por que foram criados); e a fonte geradora é única, ou seja, é administração ou a pessoa à qual o arquivo é ligado. (BELLOTTO, 2006, p.38).

     

    - a biblioteca é órgão colecionador (reúne artificialmente o material que vai surgindo e interessando à sua especialidade), em cujo acervo as unidades estão reunidas pelo conteúdo (assunto); os objetivos dessa coleção são culturais, técnicos e científicos; e seus fornecedores são múltiplos (diferentes livrarias, editoras, empresas gráficas, empresas jornalísticas, laboratórios de microfilmes etc.). (BELLOTTO, 2006, p.38).

     

    - o museu é órgão colecionador, isto é, a coleção é artificial e classificada segundo a natureza do material e a finalidade específica do museu a que pertence; e seus objetivos finais são educativos e culturais, mesmo custodiando alguns tipos de documentos originariamente de cunho funcional. (BELLOTTO, 2006, p.39).

  • Os documentos de arquivo caracterizam-se por serem produzidos em um único exemplar, tendo, no máximo, um limitado número de cópias para atender a eventuais necessidades administrativas. Já os documentos de biblioteca (os livros, por exemplo), são produzidos em numerosos exemplares, espalhados por bibliotecas diversas.

  • Gab: Correto

    > Arquivos de biblioteca: existem em numerosos exemplares e com fins de acumulação;

    > Arquivos de arquivo: A acumulação é natural, e existem em único exemplar ou um limitado número de cópias;

  • Arquivo: Documentos únicos, valor administrativo, documentos produzidos/recebidos.

    Biblioteca: Coleções, valor cultural, compra/permuta/doação.

    gab. C

  • GABARITO: CERTO

    Museu:

    É uma instituição de interesse público, cujo objetivo é a informação e o entretenimento. Os documentos de museus são peças e objetos de valor cultural, tendo os mais variados tipos e dimensões. Por serem objetos, são caracterizados como “tridimensionais”. Os museus têm finalidades cultural e didática.

    Centro de documentação ou informação:

    Instituição que agrupa qualquer tipo de documento, exigindo especialização para aproveitá-los com eficiência. Os documentos de um centro de documentação são, em sua maioria, reproduções (audiovisuais) ou referências virtuais (como por exemplo as bases de dados). Segundo a Professora Heloísa Liberalli Bellotto “sua finalidade é informar, com o objetivo cultural, científico, funcional ou jurídico, conforme a natureza do material reproduzido ou referenciado”.

    Biblioteca:

    Instituição onde os documentos são conservados para fins culturais, sendo obtidos por compra, doação ou permuta de diversas fontes. O bibliotecário avalia o material a ser adquirido por sua instituição como peças isoladas. Esses documentos existem em numerosos (múltiplos) exemplares.

    Os documentos são unidos pelo seu conteúdo, e caracterizados, em sua maior parte, como impressos. A biblioteca é órgão colecionador, e o seu público é formado pelo pesquisador, estudantes e o cidadão comum, possuindo, portanto, um maior número de consulentes, com os mais variados perfis.

    Objetivo: instruir, educar.

    Processamento técnico: tombamento, classificação, catalogação.

    Arquivo:

    Os documentos são produzidos e conservados com fins funcionais, geralmente em um único exemplar ou em limitado número de cópias. A documentação referente a um assunto específico ou assuntos ligados entre si é preservada como um conjunto e não como atividades isoladas. Logo, um documento em conjunto tem muito mais valor do que quando desmembrado do seu conjunto (caráter orgânico do documento de arquivo). Os documentos são unidos pela sua proveniência ou origem (princípio básico da Arquivologia – o qual estudaremos mais adiante). Quanto ao suporte, são documentos principalmente textuais. O arquivo é órgão receptor, e o seu público é formado

    pelos administradores (produtores dos documentos) e pesquisadores.

    Objetivo: provar, testemunhar.

    Processamento técnico: registro, arranjo, descrição.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Correta

    Arquivo = Funcional, único exemplar ou número limitado de cópias, produção ou recebimento, acumulação orgânica, varia de instituição para instituição.

    Biblioteca = Cultural, múltiplos exemplares, compra doação ou permuta, coleção, padronizada.

    Fonte: Estratégia Concursos. Erros? mandem msg.

  • Os documentos arquivísticos são muito diferentes dos documentos biblioteconômicos em diversos sentidos. O primeiro acumula documentos naturalmente para desenvolver suas atividades e o último, adquire através de compra, doação ou permuta, por exemplo.

    A característica de "vários exemplares" levantada pela questão também é um ponto discrepante entre os arquivos e as bibliotecas. Nos arquivos, os documentos são únicos dentro do seu contexto de produção. Nas bibliotecas temos exemplares que servem o público com a mesma informação, o que torna a afirmação correta.

    Gabarito do Professor: certa

  • CERTO

    Não faria sentido ter vários documentos iguais arquivados.

    Em uma biblioteca sim, pois tendo várias cópias mais pessoas teriam acesso a informação

  • GABARITO CERTO.

    Os documentos de arquivos são normalmente produzidos em exemplar único, com exceção de poucos casos, em que temos número limitado de cópias (é o caso de contratos, por exemplo). A multiplicidade de exemplares é própria de arquivos de biblioteca (livros, em geral).

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida.