SóProvas


ID
3014092
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos  itens  que  avaliem  conhecimentos  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente,  liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez.  Considere  também  que  não  haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

Julgue o item, relativo ao programa de correio eletrônico MS Outlook 2016, aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas e às noções de vírus, worms e pragas virtuais.


Um vírus polimórfico é um vírus que muda a cada infecção, impossibilitando a detecção por sua assinatura.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Vírus Polimórficos

                   Os vírus polimórficos são capazes de criar uma nova variante a cada execução e diferentemente dos vírus encriptados que encriptam apenas o código do vírus e permanecem com a mesma rotina de decriptação, os vírus polimórficos alteram tanto a rotina de encriptação quanto a rotina de decriptação, inserindo também instruções que não alterem o processo de decriptação como os NOPs, o que dificulta a detecção.

                   Em uma variante de um vírus polimórfico o módulo de decriptação aparece em claro e o corpo do vírus aparece encriptado. No corpo do vírus estão presentes a rotina do vírus em si e um módulo de mutação responsável por gerar o módulo de encriptação e um novo módulo de decriptação que terá uma nova chave, visto que o módulo de encriptação foi alterado. Sendo assim, ao infectar um arquivo, o vírus apresentará um novo módulo de encriptação e um novo corpo.

            Em geral, para realizar a detecção dessas ameaças os softwares antivírus fazem a decriptação do vírus usando um emulador ou realizam uma análise de padrão do corpo do vírus, visto que o código muda, mas a semântica não. O processo de emulação é também chamado de sandbox e é capaz de detectar o vírus caso o código decriptado permaneça o mesmo.

    Fonte: Publicação UFRJ

  • Gab: "CERTO"

    Essas questões de informática da pra deduzir só pelas terminologias.

    "Polimórfico" já diz tudo. rsrs

  • GABARITO: CERTO

    → sabendo o conceito: vírus polimórfico → Variação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta dificultar a ação dos antivírus ao mudar sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação.

    → técnica de interpretação e semântica, básica e eficiente → polimórfico → diversas formas, muda sua assinatura constantemente.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • "impossibilitando a detecção por sua assinatura. "

    Discordo, dificultar é diferente de impossibilitar.

  • Gabarito discutível né!

    Impossibilitar é diferente de dificultar!!!

  • Galera, não vamos viajar tanto. Vamos responder apenas o que a banca quer saber.

  • Vírus Polifórmico, nunca nem vi.

  • Um vírus polimórfico é um vírus que muda a cada infecção, DIFICULTANDO a detecção por sua assinatura.

    Discordo do gabarito, impossibilitar é diferente e muito mais amplo que dificultar.

  • "impossibilitando a detecção por sua assinatura. "

    Realmente houve uma restrição MUITO ESPECIFICA, que à meu ver não poderia ser utilizada, todavia, é basicamente esse o conceito do virus polimorfico (mutante)

  • GABARITO: C

    Galera, sem viajar muito, Impossibilitar é diferente de dificultar que é diferente de "hipótese alguma", ou seja, não esta restringindo 100%.

  • O pessoal está reclamando por causa do método nishimura. Meu amigo, em pleno 2019 vc usando método nishimura? Seu concorrente agradece.

  • Gabarito''Certo''.

    Vírus polimórfico=> é um vírus que altera seu código binário a cada vez que infecta e viola um novo arquivo . Um vírus polimórfico é também chamado de um vírus de furto. Este vírus discrição é difícil descobrir sob métodos normais de detecção e proteção contra vírus.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Entendi que muda sua forma então impossibilita !!

  • GAB.: CERTO

    É importante nos atentarmos a dois tipos de malware, parecidos, no entanto, diferentes:

    Vírus Polimórfico -> Também conhecido como Vírus Mutante, é capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção com o intuito de burlar o software de antivírus. Ele muda sua assinatura, mantendo suas funcionalidades e alterando apenas o seu padrão de bits (tamanho). A assinatura é uma característica utilizada pelos antivírus para definir a sua presença. Pode ser um nome, um comportamento ou o tamanho do vírus.

    Vírus Metamórfico -> um vírus que se transforma a cada infecção, mas que se reescreve completamente a cada infecção, podendo mudar seu tamanho e comportamento, aumentando a dificuldade de detecção.

    OBS.: o Vírus Polimórfico muda apenas a sua assinatura, mantendo sua funcionalidade, e o Vírus Metamórfico muda sua assinatura e sua funcionalidade.

  • POLIMÓRFICO - Variação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta difiultar a ação dos antivírus ao mudar sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação.

  • Impossibilitando é considerado errado. Ele dificulta, e muito, mas não impossibilita. Imaginem, um vírus que nunca fosse localizado.

    Banca forçou.

  • Concordo com o Wagner Sigales não existe vírus impossível de se localizar, apenas dificulta sua localização.

  • Nessa questão tomei uma surra!

  • então é impossível detectar ? kkkkkkkkk

    questão horrível, ois diferenciar é diferente de impossibilitar.

  • Caraíii que questão pika!

  • Peço desculpas para quem pensa diferente e respeito, mas se impossibilita a detecção, como alguém pelo menos sabe que existe??? se não pode ser detectado... por teoria ou será que quem criou avisou que existe e depois disso não foi mais detectado? Garanto que alguém em algum momento o detectou e agora sabe que existe e apenas tem maior dificuldades de detectar. Porém a banca disse que é assim e assim que pensarei...

  • "impossibilitando" a banca quadrix precisa dar uma estuda no antivírus baseando em estrutura de comportamento, pois questão absurda desta. Seguem os métodos de detecção de vírus utilizados pelos antivírus.

    ·        Assinatura (uma lista de assinaturas é usada à procura de padrões);

    ·        Heurística (baseia-se nas estruturas, instruções e características que o código malicioso possui);

    ·        Comportamento (baseia-se no comportamento apresentado pelo código malicioso quando executado) são alguns dos métodos mais comuns”.

  • GABARITO: CERTO

    Polimorfo (adjetivo): 'que tem muitas formas'.

    Vírus polimórfico: é chamado também de vírus mutante. Esse vírus é capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção, com o intuito de burlar o software antivírus. Eles alternam seu formato constantemente, mudando sua assinatura, o que dificulta a detecção pelos antivírus.

    Mas realmente a palavra "impossibilitando" deveria ser trocada por "dificultando".

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou." - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir. 

  • Vírus Polimórfico é uma revolução do vírus mutante, aquele muda sua estrutura interna e suas técnicas de codificação.

  • Discordo do Gabarito. Os antivírus também se renovam, embora com mais dificuldades do que os vírus. Porém é possível o antivírus detectar um vírus de natureza polimórfica ou metamórfica, se não seriam os vírus citadas absolutamente eficazes.

  • ... impossibilitando a detecção por sua assinatura????

    Aí forçou a barra, esse tipo de vírus dificulta, que é diferente de impossibilita.

  • Discordo do "Impossibilitando"

  • Botei errado por causa do "impossibilitando" .. me lasquei .. achei que dificultava apenas

  • Passível de recurso. dificultar é diferente de impossibilitar

  • Passível de recurso. dificultar é diferente de impossibilitar

  • pra mim só dificulta...

  • Vírus Polimórfico: Muda sua assinatura.

    Vírus Metamórfico: Muda sua assinatura e sua funcionalidade.

  • CERTO,

    Questão retirada deste livro:

    Segurança de Computadores: Princípios e Práticas

    Por Lawrie Brown, William Stallingss

    https://books.google.com.br/books?id=y2DcAwAAQBAJ&pg=PT246&lpg=PT246&dq=Um+v%C3%ADrus+polim%C3%B3rfico+%C3%A9+um+v%C3%ADrus+que+muda+a+cada+infec%C3%A7%C3%A3&source=bl&ots=HWbLkGh5UW&sig=ACfU3U1F_mk8TVI42OAk10XMVpX-Q04A5w&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjjgZ-d7ObkAhUxIbkGHQk5BH0Q6AEwBnoECAkQAQ#v=onepage&q=Um%20v%C3%ADrus%20polim%C3%B3rfico%20%C3%A9%20um%20v%C3%ADrus%20que%20muda%20a%20cada%20infec%C3%A7%C3%A3&f=false

  • Vírus Polimórficos: Alteram seu formato (mudam de forma) constantemente. São capazes de criar uma nova variante a cada execução o que  dificulta a detecção por sua assinatura.

    Vírus Metamórfico: transforma-se a cada infecção, mas que – diferentemente do polimórfico – se reescreve completamente a cada infecção, podendo mudar seu tamanho e comportamento, aumentando a dificuldade de detecção. O Virus Polimórfico muda apenas a sua assinatura, mantendo sua funcionalidade, e o Virus Metamórfico muda sua assinatura e sua funcionalidade.

    GAB - C

  • Os vírus polimórficos são capazes de criar uma nova variante a cada execução e diferentemente dos vírus encriptados que encriptam apenas o código do vírus e permanecem com a mesma rotina de decriptação, os vírus polimórficos alteram tanto a rotina de encriptação quanto a rotina de decriptação.

    Gab .Certi

  • Acredito em recurso: pois não impossibilita e sim dificulta. São coisas diferentes.

  • "impossibilitando" ???????

    indiquem para comentário, please!

  • Bem erradinho o conceito da banca. Não "impossibilita" encontrar o vírus. Somente dificulta. É plenamente possível ser identificado.

    Sigamos

  • gabarito da questão está errado pois impossibilitar é sinônimo de impossível o que não é o caso

  • IMPOSSIBILITANDO? Mds, so pode ta de sacanagem

  • GAb C, apesar de achar que tá mais para metamórfico.

    VÍRUS POLIMÓRFICO

    Também conhecido como Vírus Mutante, é capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção com o intuito de burlar o software de antivírus.

    VÍRUS METAMÓRFICO

    Trata-se de um vírus que se transforma a cada infecção, mas que – diferentemente do polimórfico – se reescreve completamente a cada infecção, podendo mudar seu tamanho e comportamento, aumentando a dificuldade de detecção.

    Estratégia.

  • VIRUS POLIFÓRNICO: VIRUS QUE SOFRE MUTAÇÕES

  • Questão da Quadrix 2019 .... questão 967370

    O vírus polimórfico cria cópias idênticas de si durante a reprodução, o que o torna difícil de ser identificado pelos programas antivírus. Essas cópias possuem padrões de bits iguais.

    GABARITO E

    Está errada somente pelo final ao que se afirma que possuem padrões de bits iguais.

  • A questão é bem clara: "impossibilitando a detecção por sua assinatura." Ora, se o vírus não mantém um padrão de assinatura a cada nova infecção, é impossível identificá-lo por esse aspecto. No caso, outros mecanismos de detecção devem ser utilizados.

  • Poli = Múltiplos
  • Vírus Polimórfico: Também conhecido como vírus MUTANTE, é capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção com o intuito de burlar o software de antivírus.

  • Podem falar o que for, eu discordo totalmente do gabarito

    O vírus polimórfico ele é um vírus mutante que constantemente se modifica para DIFICULTAR a sua captura.

    DIFICULTAR SERIA A RESPOSTA CERTAAAAA!!!!!

    Impossibilitar é diferente de Dificultar.

  • é difícil passar em um concurso, mas não é impossível

  • GABARITO CORRETO

    Gerações:

    1.Detecção baseada em assinatura: vírus já conhecidos

    2.Detecção baseada em Heurística : vírus desconhecidos.

    3.Interceptação de atividade

    4.Proteção completa.

    **Lembrando que as gerações podem ser cumuláveis, o que faz a ter o gabarito questionável, visto que apesar da detecção em assinatura relacionar-se a vírus conhecidos as outras detecções podem ser usadas em conjunto.

  • Polimorfia = Mudança de forma (várias formas).

  • impossibilitando ou dificultando. banca mizerave

  • "impossibilitando". Quer dizer que é impossível sua detecção? Hum, tá bom!!

  • VÍRUS

    É um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    ➥ Em outras palavras, são programas de computadores criados para se replicar, espalhar e atacar programas ou arquivos.

    [...]

    CLASSIFICAÇÕES:

    1} Vírus Polimórfico

    Também conhecido como Vírus Mutante, é capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção com o intuito de burlar o software de antivírus

    Ele muda sua assinatura, mantendo suas funcionalidades e alterando apenas o seu padrão de bits (tamanho)

    A assinatura é uma característica utilizada pelos antivírus para definir a sua presença.

    • Pode ser um nome, um comportamento ou o tamanho do vírus

    2} Vírus Metamórfico

    Se transforma a cada infecção, mas que se reescreve completamente a cada infecção

    Pode mudar seu tamanho e comportamento

    Aumenta-se cada vez mais a dificuldade de detecção a medida que vai se alterando.

    [...]

    [O vírus pode ser divido em 3 partes]

    1} mecanismo de infecção ou vetormeios pelos quais o vírus se propaga;

    2} mecanismo de ativaçãoquando ou o que ativa a liberação da carga útil;

    3} carga útil em si – o código malicioso que definirá a ação do vírus.

    [...]

    [TIPOS DE VÍRUS]

    - Vírus de script: Auto Executável. 

    [...]

    QUESTÃO PRA SE FAMILIARIZAR

    O mecanismo de infecção do vírus permanece inerte enquanto o arquivo infectado não for executado. Ao ser executado, o código malicioso é transferido para outro arquivo, propagando a infecção. CERTO ☑

    [...]

    RESUMO

    Vírus --> PROPAGA cópias de si mesmo --> DEPENDE de execução.

    [...]

    ____________

    Fontes: Tech tudo; Questões da CESPE e Quadrix; Colegas do QC.

  • PoliMórfico : Muda a somente a assinatura

    MetaMórfico =Muda a assinatura e Muda sua funcionalidade

  • Complementando:

    Provas: CESPE - 2010 - BRB - Advogado 

    Um vírus mutante(polimórfico) de computador é capaz de assumir múltiplas formas com o intuito de burlar o software de antivírus. CERTA

  • O Vírus Mutante ( BIRL, É HORA DO SHOW) muda sua forma a cada nova infecção, por consequência acaba mudando sua assinatura o que faz com que o antivírus se embaralhe ao utilizar esse método para detectá-lo.

  • IMPOSSIBILITANDO FOI FOD*&

  • Os vírus de computadores são códigos maliciosos que infectam arquivos e se propagam para outros arquivos ao serem executados.

    A propagação consiste na cópia do código malicioso do vírus (assinatura) para outros arquivos.

    Existem vírus de boot, que infectam o setor de boot e são executados cada vez que o computador é inicializado. Outros vírus, como os vírus stealth, se escondem dos mecanismos de detecção e remoção (os antivírus).

    Vírus do tipo polimórfico tem uma característica peculiar. Seu código se altera a cada infecção, dificultando a sua identificação. As cópias não possuem padrões de bits iguais, ao contrário, são variantes do código original.

    Se você tem um vírus de computador infectando seus arquivos, e ele é do tipo mutante ou polimórfico, o novo código de vírus para a propagação, será diferente do código que deu origem.

    Portanto, dificultará a identificação positiva pelo antivírus, que utiliza de uma base de assinaturas de vírus conhecidos. Com uma análise heurística aprofundada, será possível detectar comportamento atípico dos arquivos que estejam infectados com vírus mutante.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Gab: CERTO

    Não há muito o que reclamar, pois é exatamente o que afirma William Stallings na 2ª edição do livro "Segurança de Computadores: Princípios e Práticas":

    "Vírus polimórfico: Um vírus que muda a cada infecção, impossibilitando detecção pela 'assinatura' do vírus."

    Além disso, o autor acrescenta que "um vírus polimórfico cria cópias durante a reprodução que são funcionalmente equivalentes mas têm padrões de bits distintamente diferentes, de modo a derrotar programas que procuram vírus."

    ___________________________________________________________________________________________________

    Apenas para complementar, Stallings cita outras classificações de vírus por estratégia de ocultação:

    Vírus cifrado: Uma abordagem típica é descrita a seguir. Uma porção do vírus cria uma chave criptográfica aleatória e cifra o restante do vírus. A chave é armazenada com o vírus. Quando um programa infectado é invocado, o vírus usa a chave aleatória armazenada para decifrar o vírus. Quando o vírus se reproduz, uma chave aleatória diferente é selecionada. Como o grosso do vírus é cifrado com uma chave diferente para cada instância, não há um padrão de bits constante para se observar

    Vírus camuflado: Uma forma de vírus projetado explicitamente para se esconder de detecção por software antivírus. Desse modo, o vírus inteiro, e não apenas uma carga útil, fica oculto. Para tal, ele pode usar técnicas de mutação de código, bem como, por exemplo, técnicas de compressão e rootkit.

    Vírus metamórfico: Como ocorre com um vírus polimórfico, um vírus metamórfico muda a cada infecção. A diferença é que um vírus metamórfico reescreve a si mesmo completamente a cada iteração, o que aumenta a dificuldade de detecção. Vírus metamórficos podem mudar seu comportamento, bem como sua aparência.

  • CESPE/2020/TJPA

    Um vírus do tipo polimórfico é um vírus que se

    A) conecta a arquivos executáveis e se replica quando o programa infectado é executado.

    B) aloja na memória principal como parte de um programa residente no sistema.

    C) transforma a cada infecção, o que impossibilita a detecção pela assinatura do vírus. (GABARITO)

    D) espalha quando o sistema é inicializado, por infectar um registro-mestre de inicialização.

    E) reescreve a cada interação, podendo mudar seu comportamento e aparência, o que aumenta a dificuldade de detecção.

  • Gabarito: certo

    Mais conhecido como vírus mutante, ele tem quase o mesmo sentido que o Stealth.

    Enquanto o Stealth se camufla para não ser "plotado" pela varredura, o Vírus mutante se atualiza, sempre mudando a sua assinatura.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Eles realmente não podem ser detectados por meio da sua assinatura. 

    Correto

  • "Impossibilitando" me pegou.