-
Errado! Uma das desvantagens da Globalização é justamente o aumento da desigualdade socioeconômica.
-
Características da fase atual da globalização:
-Diminuição do poder dos Estados nacionais em detrimento às grandes corporações.
-Multipolaridade
-Nova divisão Internacional do Trabalho
-Predomínio do capitalismo financeiro e das práticas neoliberais
-Integração mundial do mercado financeiro, que opera unificado nos quatro cantos do globo
-Trocas instantânea de informações e realização online de operações financeiras
-Aumento do comércio mundial
-Aumento das desigualdades entre países e desigualdades sociais.
etc......
-
Uma das características da Globalização é a sua heterogeneidade, e por isso a questão está errada ao afirmar que a globalização é homogênea, e não somente isso, a globalização também faz aumentar as desigualdades econômicas entre países , como também faz aumentar as suas desigualdades no âmbito interno.
#PMAL 2020
#EstudeAntes
-
A globalização realmente contribui para um mundo mais homogêneo em diversos aspectos: mesmos gostos culturais, morte de línguas, hábitos alimentares semelhantes.
Por outro lado, essa homogeneização não foi capaz de resolver as disparidades econômicas entre os países e sequer no âmbito interno desses países.
Resposta: Errado
-
ERRADO
UM DOS ASPECTOS DA GLOBALIZAÇÃO É SUA HETEROGENEA
PMAL 2021
-
GLOBALIZAÇÃO
➥ A globalização é um fenômeno que, para além da economia, envolve a política, a sociedade e a cultura mundiais, sendo caracterizada, entre outros aspectos, pela ampla circulação de mercadorias, bens, serviços e ideias.
➥ Em outras palavras, é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.
[...]
ORIGEM
➥ Globalização vem de herança do MERCANTILISMO nas Grandes Navegações. Projeto de expandir mercados.
- Isso ocorreu entre os séculos XV e XVI
[...]
PRODUÇÃO
➥ A reestruturação produtiva promoveu a intensificação dos fluxos de capitais produtivos e financeiros, acentuando a divisão do trabalho entre os países e a novas formas de organizar a produção.
- Exemplo disso são as tecnologias fabricadas em países desenvolvidos, e o processo de montagem nos países subdesenvolvidos, onde a mão de obra é barata.
- É FAMOSO D.I.T (DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO)
[...]
VANTAGEM
✓ Permitiu que os territórios nacionais se tornassem espaços nacionais da economia internacional.
____
DESVANTAGEM
✓ Nem todo território nacional se inseriu na dinâmica de competição internacional ligados à exportação de produtos agropecuários e industriais ou nas atividades de suporte.
➥ Pois os atores globais procuram locais com fatores locacionais favoráveis, como matéria prima, mão-de-obra, estradas, portos e aeroportos.
[...]
QUESTÃO PRA FIXAR!
A alteração nas formas de produção dos sistemas econômicos globais, fundamentada no avanço do uso das tecnologias, modifica a produção geográfica do espaço em decorrência da fragmentação político-territorial, da incorporação de novas regiões ao capitalismo internacional e do fortalecimento dos conglomerados internacionais. CERTO ☑
➥ Avanço do uso das tecnologias: Processos de mecanização e de terceira e quarta revolução industrial.
➥ Fragmentação político-territorial: Conceitos de guerra fiscal, de desconcentração produtiva, de compressão espaço-tempo, etc.
➥ Incorporação de novas regiões ao capitalismo: Crescimento dos Tigres Asiáticos, da China, e da multipolaridade econômica.
➥ Fortalecimento dos conglomerados internacionais: Onda de criação de blocos econômicos que ocorreu nos anos 1990
- Mercosul, NAFTA, União Europeia, CEI…etc, todos criados na mesma época.
[...]
☛ RESUMO
✓ Aumento do ritmo e frequência das trocas entre países;
✓ Barreiras de tempo e espaço desapareceram; e
✓ As empresas ganharam acesso a mercados maiores e obtiveram novas oportunidades.
❌ Não se restringe a aspectos econômicos;
❌ Não reduz a desigualdade social.
❌ Não é homogênea.
____________
Fontes: Sage.com; Questões da CESPE; Colegas do QC; Alunos do Projetos Missão.
-
(E)
Outras questões sobre globalização da CESPE
(ABIN-18)As atividades corporativas de empresas nacionais e internacionais (produção, circulação, distribuição e consumo) integram partes expressivas do território brasileiro, por meio de redes de infraestruturas, de informação e comunicação.(C)
(ABIN-18)A organização do espaço urbano em áreas industriais, áreas de lazer, espaços públicos e locais de consumo, e a distribuição dos meios de transporte e dos serviços públicos de saúde e educação são determinadas pelo plano diretor de uso e ocupação do solo, o qual promove uma cidade menos igualitária e mais segregadora.(C)
(ABIN-18)Devido à organização produtiva de seu território, o Brasil é um espaço nacional do mercado global.(C)
(ABIN-18)A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica alguns comportamentos associados à dependência tecnológica, um dos efeitos mais recentes da globalização, como patologias.(C)
(ABIN-18)A globalização fortaleceu setores relacionados à tecnologia, propiciando a expansão de corporações desses setores e a consolidação de uma bolsa de valores voltada para empresas desse segmento.(C)
A globalização surgiu a partir das grandes navegações (séculos XV e XVI).(C)
-
A questão exige conhecimentos sobre a Globalização, sendo necessário um olhar crítico a respeito dos reais efeitos de tal fenômeno.
A Globalização é caracterizada pela intensificação de fixos e fluxos, havendo uma maior troca global a nível financeiro, informacional, cultural, de pessoas, etc. Entretanto, apesar de corresponder a vários aspectos de sucesso no avanço capitalista, a globalização, ao mesmo tempo que integra, segrega. Isso ocorre porque tal integração não ocorre de forma homogênea pelo mundo, sendo os países do Norte global muito mais privilegiados nessa logística globalizacional de integração.
Uma forma simples de entender tal cenário é por meio do seguinte pensamento: como um país que vive em extrema pobreza, estando a sua população privada de seus direitos básicos, estaria incluído igualitariamente em acordos, negociações e padrões de vida internacionais? O desenvolvimento e enriquecimento permitidos pela Globalização atingem um grupo específico de países: os mais ricos e desenvolvidos.
Milton Santos, em “Por Uma Outra Globalização”, apresenta a ideia da Globalização sob três faces: como fábula, a perversa e uma outra Globalização. A Globalização como fábula faz referência a essa ilusão de uma globalização benigna e igualitária, sendo a Globalização perversa a face de como ela realmente é: segregacionista e de ações hegemônicas. A outra Globalização faz referência a como ela deveria ser: buscando diminuir as desigualdades por meio dos avanços tecnológicos e novas perspectivas políticas e sociais.
Há discussões a respeito do caráter homogeneizador da Globalização, sobretudo no aspecto cultural, haja vista a intensificação da difusão cultural de países hegemônicos somada à maior troca cultural entre indivíduos, o que levaria a um apagamento e/ou mescla de algumas culturas frente a outras, que são indireta ou diretamente impostas em diferentes contextos. Entretanto, isso não é um consenso geral e há estudiosos que discordam de tal perspectiva, por isso, deve-se tratar esse tópico com cautela.
Desse modo, a frase está errada por não levar em consideração os aspectos “perversos” que também estão presentes no fenômeno da Globalização.
GABARITO: ERRADO
-
A Globalização pode ser entendida como um processo de intensificação das trocas em escala global que só se tornou possível após o surgimento de um mundo profundamente modificado conhecido como meio-técnico-científico-informacional. Este processo deve ser entendido através de suas feições tecnológicas, geopolíticas, econômicas e culturais que devem ser estudadas a partir de conhecimentos de História, Geografia e complementadas com o acompanhamento atento do noticiário. Sobre o conhecido processo julgamos o item a seguir.
Análise do item:
A descentralização das atividades produtivas só foi possível devido ao aumento das facilidades em transportes e comunicações, já que os grandes centros capitalistas mundiais não abriram mão de seu papel nas tomadas de decisão, planejamento e pesquisas. Assim o processo de globalização distribuiu fábricas, mas concentrou laboratórios e sedes de empresas e desta forma não é correto falar de redução de disparidades econômicas tanto entre os países como no interior de seus territórios.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO