SóProvas


ID
3014851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Hospital Base do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considerando que a violência e o trânsito são problemas comuns nos grandes centros urbanos do Brasil e que, além de prejudicarem a qualidade de vida da população urbana, têm impacto direto no sistema de saúde pública, julgue o item subsequente.


Políticas e campanhas voltadas para a redução do número de carros em circulação nos centros urbanos minimizaram os impactos dos acidentes de trânsito no sistema de saúde no Brasil, de modo semelhante ao que ocorreu nos países emergentes e nos países desenvolvidos.

Alternativas
Comentários
  • A Lei Seca foi responsável pela redução em 28,3% das internações hospitalares decorrentes de acidentes de trânsito, em 42% do tempo de internação e em 36% dos gastos hospitalares, que por sua vez resultou em economia de mais de R$ 23 milhões aos cofres públicos.

    Fonte: Mello-Jorge MHP, Koizumi MS. Acidentes de trânsito causando vítimas: possível reflexo da lei seca nas internações hospitalares. Revista ABRAMET 2009; 27:16-25.

    Se por um lado as taxas de mortalidade por acidentes de trânsito são elevadas no Brasil e com tendência de aumento, existem evidências de que uma legislação mais rigorosa e punições mais severas aos infratores são determinantes na redução do número de acidentes de trânsito e da mortalidade, pois esses agravos são evitáveis e previsíveis.

    Fonte: Minayo MC, Souza ER. Violence and health care as an interdisciplinary field and an arena for collective action. Hist Ciênc Saúde-Manguinhos 1997; 4:513-31

  • Ainda não entendi o erro da questão uma vez que a lei seca diminui a quantidade de carros na rua e consequentemente o número de acidentes.