SóProvas


ID
3014857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Hospital Base do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considerando que a violência e o trânsito são problemas comuns nos grandes centros urbanos do Brasil e que, além de prejudicarem a qualidade de vida da população urbana, têm impacto direto no sistema de saúde pública, julgue o item subsequente.


A quantidade de pacientes internados nas unidades de terapias intensivas e o número de mortes e sequelas decorrentes de acidentes com veículos sobrecarrega o sistema de saúde dos grandes centros urbanos e impacta a previdência, a qual tem de ser acionada devido ao longo tempo de recuperação de algumas vítimas.

Alternativas
Comentários
  • Sobre violência no trânsito e saúde pública:

    Entre as causas externas, os acidentes de trânsito e os homicídios representam as principais causas de internação e óbitos. Sua ocorrência está relacionada, na maioria das vezes, a atitudes e posturas que levam ao aumento de riscos e a situações a eles vinculados.

    A Lei Seca foi responsável pela redução em 28,3% das internações hospitalares decorrentes de acidentes de trânsito, em 42% do tempo de internação e em 36% dos gastos hospitalares, que por sua vez resultou em economia de mais de R$ 23 milhões aos cofres públicos.

    Fonte: Mello-Jorge MHP, Koizumi MS. Acidentes de trânsito causando vítimas: possível reflexo da lei seca nas internações hospitalares. Revista ABRAMET 2009; 27:16-25.

    A motocicleta foi o tipo de veículo que mais aumentou no Brasil, saltando de 4,5 milhões para 22,8 milhões entre 2001 e 2014, salto justificado por ser uma opção de transporte mais econômica tanto de aquisição quanto de consumo de combustível e manutenção, comparada a outros veículos automotores, além das facilidades de tráfego e estacionamento. Nesse contexto, tem sido verificado nos últimos anos um aumento de sua utilização como instrumento de trabalho na entrega de mercadorias, medicamentos, alimentos ou documentos, e até mesmo no transporte de passageiros.

    Fonte: Rodrigues JM. Estado da motorização individual no Brasil - relatório 2015; Marin L, Queiroz MS. A atualidade dos acidentes de trânsito na era da velocidade: uma visão geral. Cad Saúde Pública 2000; 16:7-21

    No site do Ministério da Saúde existe informações sobre o Projeto Vidas no Trânsito:

    O Projeto Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020. Tem como foco das ações a intervenção em dois fatores de risco priorizados no Brasil: Dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva e/ou inadequada, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir das análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas.

    Fonte: \http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidentes-e-violencias/41896-projeto-vida-no-transito.

  • Gabarito: C

    O Brasil tem um número bastante alto de acidentes de trânsito, o que ocasiona a superlotação do sistema público de saúde, bem como impacta nas contas da Previdência, já que a grande parcela da população que sofre acidentes de trânsito está na faixa dos 15 a 29 anos. Após sofrerem acidentes, essa parcela provavelmente inicia o recebimento do benefício e para de contribuir para a previdência