SóProvas


ID
3014860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Hospital Base do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Proposta de Emenda à Constituição n.º 241 (ou 55), que fixa um limite para as despesas públicas por até vinte anos, foi aprovada em 2016 e a partir deste ano atingirá o setor de saúde. No que se refere à postura de críticos e de defensores sobre os efeitos dessa emenda na saúde pública do Brasil, julgue o item que se segue.


No Brasil, os gastos públicos estão em conformidade com a arrecadação de impostos, por isso os defensores da referida proposta afirmam que a medida possibilita que os gastos com a saúde pública sejam otimizados sem a necessidade de aumentar recursos.

Alternativas
Comentários
  • Os gastos públicos não estão em conformidade com a arrecadação de impostos. A verdade é que os valores que pagamos em impostos atualmente é bem mais alto do que os retornos que obtemos em serviços públicos. Se formos levar em conta os trinta países com a maior carga tributária do mundo (do qual o Brasil faz parte na 14ª posição), nosso país é o que dá menos retorno de bem-estar à sua população. Entre os 30 países com a maior carga tributária no mundo, o Brasil é o que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem-estar da sociedade. Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) que será divulgado nas próximas semanas aponta que o retorno recebido pelos brasileiros fica muito aquém dos altos tributos pagos. Ainda assim, o governo federal estuda aumentar os impostos para reduzir o rombo das contas públicas. 

    Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2017

  • O Brasil é um dos países que mais arrecada impostos e um dos que menos dá retorno à população. Todo dia vemos isso nos jornais sobre corrupção e desvio de dinheiro.