SóProvas


ID
3014866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Hospital Base do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A atual crise política e econômica na Venezuela tem gerado um enorme fluxo de migrantes que transitam entre a fronteira do país e o estado de Roraima ou se instalam na capital Boa Vista e em outras regiões do estado em busca de melhores condições de vida. O Estado brasileiro tem acolhido esses migrantes, concedendo-lhes refúgio, assistência social e acesso à saúde. Com relação aos impactos desse movimento migratório no sistema de saúde, julgue o próximo item.


Muitos venezuelanos que chegam a Roraima com a saúde deteriorada e, por isso, precisam ser internados estão acometidos por doenças que se agravaram devido à falta de tratamento adequado no início da patologia.

Alternativas
Comentários
  • O item a ser julgado: "Muitos venezuelanos que chegam a Roraima com a saúde deteriorada e, por isso, precisam ser internados estão acometidos por doenças que se agravaram devido à falta de tratamento adequado no início da patologia". é correto, porém quando a enunciado da questão coloca "A atual crise política e econômica na Venezuela tem gerado um enorme fluxo de MIGRANTES que transitam entre a fronteira do país e o estado de Roraima". O correto seria IMIGRANTES e não migrantes, por conta disso a questão estaria errada.

    Alguém mais concorda ?

  • não concordo, porque o foco da questão é o processo saúde doença.

  • Thiago, acho que não invalida a questão. Migrante é aquele que muda de região, não alteraria o sentido do enunciado. Acredito que está correta pois, considerando o processo saúde doença, no início do período patogênico,já com a presença alterações precoces e primeiros sintomas da enfermidade, a prevenção secundária seria importante para identificação e tratamento para evitar a progressão da doença.

  • Gabarito: C

    Devido à grave crise econômica e consequentemente nos serviços públicos, muitos venezuelanos migram para o Brasil em busca de tratamento médico. A maioria desses migrantes instalam-se em Roraima e os hospitais da região já se encontram superlotados. É bastante comum após o parto bebês virem a óbito, devido ao não diagnóstico precoce de doenças e ao não tratamento durante a gestação.

    Link: https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,venezuelana s-buscam-tratamento-de-saude-no-brasil,70002289200

  • Concordo com a Duda, o enunciado também não está em pauta na questão, inclusive ao abrir a prova você pode notar que o mesmo enunciado foi utilizado para vários itens. De qualquer forma, concordo que independente da palavra usada, não alteraria o sentido do enunciado. Sempre acho importante também ressaltar que, não sendo uma situação pós prova - e antes de recursos -, não cabe a nós questionar e discutir com a banca, mas tentar entender seu ponto de vista.

    ITEM CORRETO