SóProvas


ID
3015040
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Getúlio flertava com o Eixo, após negociações com os EUA e alguns eventos de ataques de navios brasileiros por alemães, o Brasil entrou na guerra ao lado dos aliados.

  • Gabarito c

  • Questao mal elaborada.Dizer alinhado é ,demasiadamente, exagerado.Um simples flerte ja é o bastante.

  • Que questão absurda!!!!Getúlio ficou em cima do muro

  • a) O Brasil teve participação especialmente no território italiano. ITEM INCORRETO.

    b) Apesar de haver relações inicialmente cordiais com a Alemanha, o Brasil não tinha alinhamento às potências do Eixo. ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) O Brasil iria se aliar aos países da Aliança Ocidental. ITEM INCORRETO.

    e) Vencedores e vencidos da Segunda Guerra Mundial fazem parte da Organização das Nações Unidas. Observe que o item fala apenas em assento na ONU, sem especificar se é no Conselho de Segurança, órgão em que apenas cinco potências possuem assento permanente (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França). ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • O Brasil e os países do Eixo eram bem proximos, havia nos grandes centros urbanos brasileiros muita propaganda nazista/fascista e o governo brasileiro até chegou a mandar judeus para a alemanha e negar pedido de pessoas que estavam tentando fugir dos horrores que estavam acontecendo na Europa, fora que, como disse anteriormente, o Brasil enviou para a Alemanha centenas de pessoas para serem colocadas em campos de concentração na Alemanha. A situação muda após o ataque militar japones a base da marinha em Pearl Harbor, pois o Brasil foi solidario com os EUA e isso a Alemanha não gostou e começou a afundar nossos navios de café, o que fez com que nós (apesar de sermos um país fascista na epoca) entrarmos na guerra a favor dos Aliados e contra o Eixo

  • Getúlio não era facho nem comuna, ele era o que mantivesse ele no poder. Só não ficou em cima do muro até o final da guerra por livre e espontânea pressão. Kk

  • Questão exagerada e sem respaldo na boa literatura histórica. Getúlio Vargas não era alinhado, mas adotou uma política "em cima do muro" até quando deu.

  • por eliminação, o gabarito C seria a menos errada.

  • Não existe em nenhum livro a afirmação que o País fosse alinhado ao Eixo, questão simplesmente contaminada por suposições !

  • Getúlio adotou um sistema político inspirado nos regimes totalitários europeus, especialmente o Italiano e o Português. Contudo, realizou acordos com os Estados Unidos mudando sua postura. Aliás, merece destacar que foi essa contradição de apoiar as democracias ocidentais contra os regimes totalitários que lhe inspiravam que resultou na pressão para que Vargas saísse do governo.

    LETRA C

  • Questão não tem base historiográfica que a sustente. No máximo se fala que Getúlio tinha simpatias pelo governo de Mussolini e que, dado o caráter autoritário de seu governo, era razoável que se esperasse que ele aderisse aos naizistas e fascistas. Sem falar que existiam importantes lideranças de seu governo que eram germanófilos. Contudo, a historiografia é consensual em dizer que Getúlio foi ambíguo, ou seja, não deixava claro para que lado penderia. De todo modo, jamais esteve alinhado ao Eixo.