-
GABARITO: LETRA E
→ O texto em itálico encontra-se entre aspas simples por já haverem sido utilizadas as aspas duplas.
→ “O fundamento jurídico para a proteção dos animais, no Brasil, está no artigo 255 da Constituição Federal, que incumbe o Poder Público de ‘proteger a fauna, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção das espécies ou submetam os animais à crueldade’”.
→ o uso das aspas simples (') é uma marcação usada quando já houver aspas duplas (") no trecho citado, no caso temos um texto marcado pela intertextualidade que está entre aspas, e o argumento em itálico marca outra citação que usou aspas simples.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻
-
As aspas simples [ʽ ʼ] deverão ser usadas quando a parte do texto que se quer destacar com aspas já se encontra dentro de um trecho destacado com aspas:
Em estudos sobre línguas, as aspas simples são também usadas para indicar um significado de uma palavra.
Fonte: Norma Culta.
-
Essa vai pro caderno, não sabia.
-
Apesar da alternativa E ser a acertiva, não consigo ver o erro da alternativa C.
-
GABARITO: LETRA E)
A) A alusão feita ao texto da Constituição é realizada em forma de paródia. (ERRADO. A paródia é uma obra literária, teatral, musical etc. que imita outra obra, ou os procedimentos de uma corrente artística, escola etc. com objetivo jocoso ou satírico. Não há nenhum sinal de paródia no texto da questão).
B) As palavras ou expressões como “fundamento jurídico”, “artigo 255”, “Constituição Federal” indicam que o conteúdo temático do texto é de caráter político-partidário. (ERRADO. Também não há nenhum caráter político-partidário no texto, pois não faz menção a nenhum partido ou situação política específica, apenas informa ao leitor sobre o dispositivo constitucional destinado à proteção dos animais).
C) O emprego de letras em itálico mostra o interesse do autor do texto em destacar parte dele. (ERRADO. A citação em itálico serviu apenas para indicar que o trecho pertencia à outro texto, no caso, a Constituição Federal. Se o autor quisesse destacar alguma parte, ele poderia utilizar outros meios, como sublinhar ou negritar o trecho em questão).
D) O texto exemplifica um gênero textual denominado “didático”, por ensinar algo aos leitores. (ERRADO. O texto não ensina ou transmite algum conhecimento específico para o leitor, apenas informa que existe um dispositivo constitucional que protege os direitos dos animais, no caso, o artigo 255 da Constituição Federal).
E) O texto em itálico encontra-se entre aspas simples por já haverem sido utilizadas as aspas duplas. (CORRETO. Aspas [“ ”] são um sinal de pontuação cuja principal finalidade é destacar alguma parte de um texto, distinguindo-a do restante. Além das aspas duplas, existem também as aspas simples [ʽ ʼ]. Deverão ser usadas quando a parte do texto que se quer destacar com aspas já se encontra dentro de um trecho destacado com aspas, como é o caso da questão: “O fundamento jurídico para a proteção dos animais, no Brasil, está no artigo 255 da Constituição Federal, que incumbe o Poder Público de ‘proteger a fauna, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção das espécies ou submetam os animais à crueldade’”. ).
BONS ESTUDOS!
-
A GENTE USA ESSAS ASPAS SIMPLES QUANDO QUER CITAR MAIS ALGUMA COISA DENTRO DA PRÓPRIA CITAÇÃO. GROSSO MODO > CITAÇÃO POR CIMA DE CITAÇÃO
-
Gab. E
Dica: o maior ( " ) engloba o menor ( ' ). Usar-se-á aspa simples quando, anteriormente, tiver sido usada uma aspas dupla.
-
A Constituição só possui 250 artigos, logo não existe esse "255".
-
art 225*
-
E. O texto em itálico encontra-se entre aspas simples por já haverem sido utilizadas as aspas duplas. correta
-
Vivendo e aprendendo.
-
Caramba, eis uma questão relevante.
-
Jairan o texto esta em italico pq é um trecho do artigo...
-
(...)
2) Sobre as aspas simples Segundo o Manual de Redação da Câmara dos Deputados, quando alguma expressão que deva vir com aspas se encontra dentro de uma frase aspeada, essa expressão virá entre aspas simples: – Disse o Ministro: “Estou repetindo agora tudo o que escrevi no artigo ‘Os problemas da Previdência’, publicado em vários jornais, recentemente.”
Fonte: FP.
-
Quebrei o jejum com essa questão... Sigamos aprendendo.
-
Quanto a letra C, não significa interesse e sim referência a um outro texto!!
-
-
Quando a questão é tão fácil que você passa horas tentando achar uma pegadinha por não confiar na banca.
-
A não treme ao marcar.
-
Artigo 255 da Constituição de qual pais ?
:(
seria 225.