SóProvas


ID
3015223
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Estou honrado de estar aqui, na formatura de uma das melhores universidades do mundo. Eu nunca me formei na universidade. Que a verdade seja dita, isso é o mais perto que eu já cheguei de uma cerimônia de formatura.”
Steve Jobs. Fragmento do discurso em Stanford, em 2005.
Essas palavras de Steve Jobs iniciam um gênero textual chamado “discurso”. Nesse caso, assinale a opção que indica a marca original das palavras de Jobs.

Alternativas
Comentários
  • Essa sutileza dos argumentos da FGV anda de mãos dadas com a covardia.

  • GABARITO: LETRA B

    → a relativação consiste em colocar tudo no mesmo patamar, sem valorizar algo mais do que o outro, no caso, Steve Jobs colocou no mesmo patamar, no mesmo peso: a conquista de um diploma e o sucesso profissional sem ter realizado uma faculdade:

    Estou honrado de estar aqui, na formatura de uma das melhores universidades do mundo. Eu nunca me formei na universidade. Que a verdade seja dita, isso é o mais perto que eu já cheguei de uma cerimônia de formatura.” → O sucesso é enorme, mesmo sem a formação (deixou tudo na mesma linha de grandeza).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Questão que realmente requer um pensamento mais profundo.

    Quando Jobs diz: "Estou honrado de estar aqui, na formatura de uma das melhores universidades do mundo", demonstra grande respeito pela instituição, o que pode levar o foco do leitor apenas ao valor que aquele momento tem para ele.

    No entanto, ao dizer que nunca havia se formado até então, Jobs, ainda que nas entrelinhas, está dizendo: Você sabe quem eu sou, não preciso me apresentar porque qualquer cidadão desse país sabe quem é Steve Jobs e que meu trabalho de certa forma transformou a história do mundo. Consegui ser e fazer tudo isso sem antes ter sequer chegado perto de concluir um curso em qualquer universidade que seja.

    Em outras palavras, o que Jobs, com toda sua genialidade dizia para aqueles jovens era: Filho, é muito legal estar aqui, esse canudo tem importância sim, mas não pense que ter ele nas mãos significa que você é melhor do que alguém que não o tem, porque na verdade não é mais do que um pedaço de papel. A melhor das teorias é inútil e irrelevante sem alguém que seja capaz de pagar o preço necessário para colocá-la em prática.

  • Tem comentário que faz você viajar mais do que lendo a própria questão.

  • Fiz essa por pura eliminação, em quase qualquer outra banca, a B seria considerada errada por extrapolação, mas as outras 4 ou extrapolavam de forma ainda mais gritante (C e D, em nenhum lugar do texto ele comenta sucesso profissional ou estudos acadêmicos), ou invertiam totalmente o sentido original do texto (A e E, na primeira ele diz o contrário, na segunda ele afirma que essa é primeira vez formatura que ele vai, e não que ele é avesso a formaturas). Assim fiquei de B por ser a menos errada.

  • para resolver essa questão, basta um pouco de conhecimento empírico. Basta sabermos quem é Steve Jobs.

  • GABARITO: LETRA B.

  • Mano, cheguei à conclusão de que não dá responder questões de interpretação textual da FGV.

  • As questões de interpretação da FGV são um desafio incomum. E olha que eu já cursei LETRAS-LITERATURA e sempre fecho as provas de Língua Portuguesa de outros concursos. Porém, já fiz um concurso da FGV que de 12 questões, acertei apenas 4.

    Então uma dica pra quem vai tentar concurso com essa banca: resolver questões dela.

    Gab: B, chega-se à resposta por eliminação.

  • Um monte de gente que acertou no chute, incorporando o Pasquale aqui nos "textão". Vão vendo! kkkk

  • GABARITO: LETRA B.

    Concordo com o messias aguiar, só acerta quem conhece a história de Steve Jobs. As questões da fgv extrapolam muito, na hora de resolver questões de interpretação, tem que interpretar msm, usar um conhecimento mais amplo, fora do texto. fgv não é cespe.

  • Discordo. Ao dizer "Estou honrado de estar aqui, na formatura de uma das melhores universidades do mundo.", Steve Jobs não relativiza – ao contrário, exalta – o valor dos diplomas acadêmicos.

  • Não acho que ele relativiza nada. Dentro do contexto ele vê por bem relatar que nunca cursou uma faculdade, mas daí a relativizar o valor dos que estão ali se formando é outra história totalmente diferente. Relativizar, inexoravelmente, traz em seu bojo uma certa diminuição de valor de algo. Em momento algum Steve Jobs, ao falar de um aspecto de sua vida pessoal, teve o intuito de relativizar/diminuir a importância da graduação. Interpretação forçada total.

  • CERTA B

    já percebi que a FGV faz questões que não é para testar a preparação daqueles que sabem, mas para confundir os que realmente estudaram e no final das contas o gabarito oficial ainda é uma piada. Compreendo que não basta saber, tem que ter tbm um catinho de sorte.

  • É evidente que ele não quis relativizar. Entendamos a pergunta da FGV contida na letra B que diz: "palavras que mostram CERTA relativização". Intuitivamente, de fato, Jobs, relativiza, porém sua intenção não foi essa. Apenas a circunstância o impeliram para tal construção. O que se percebe é que na maioria das questões dessa banca a interpretação comporta dois elementos: um gramático e outro de interpretação construtiva baseada na filosofia de Dworkin, que, segundo ele "a solução apresentada pelas teorias da interpretação consiste numa tentativa de encontrar as regras comuns ocultas que existem como pressupostos e critérios das discussões."

  • Concordo com Jander Souza. Quem vai fazer prova da FGV precisa ter conhecimento além do Português que os cursinhos ensinam. A banca cobra muito conhecimento de mundo, de intertextualidade, de cultura, atualidades... A leitura rasa não é suficiente, porque a resposta sempre está além das palavras, exige muita interpretação mesmo, fora do normal, tem que espremer o texto até sair tudo que ele tinha pra falar. Algumas questões da banca realmente são indefensáveis, mas, no meu ponto de vista, essa não é uma delas. Dá pra deduzir a alternativa correta pensando um pouco mais. Quem começou a resolver questões da banca agora, não desanime, vai ficando mais fácil com o tempo. Mas essa não é uma prova de Português que eu criaria muita expectativa de gabaritar. 

  • Acertei, mas a interpretação é preconceituosa. Por que Steve Jobs não poderia ter um sentimento verdadeiro de honra ao estar sendo homenageado por uma grande universidade? Quantos alunos daquela (ou de outras tão grande quanto) instituição não podem já ter se formado e ido direto para a empresa dele trabalhar e o ajudar a transformá-la em uma das maiores do mundo?

  • Um conselho para questões da FGV de português: "Quando você elimina o impossível, o que restar, não importa o quão improvável, deve ser a verdade." Arthur Conan Doyle. Dito isto, vamos analisar as alternativas:

    A

    Não começar o discurso com um agradecimento aos que o elegeram como homenageado. (Errado, a primeira frase é um agradecimento, sem sombra de dúvidas).

    B

    Iniciar o texto com palavras que mostram certa relativização do valor dos diplomas cuja obtenção ali se comemorava. (CERTO. O problema da identificação é a sutileza da ironia. O discurso continua, mas qual o valor daquelas frases? O que ele queria dizer? "Tire o primeiro ponto e coloque um "mas", verá que ele indica: "Olha, nunca precisei, vcs mandaram bem, mas o diploma, por si só, não significa nada")

    C

    Criticar aqueles que doam o melhor dos seus esforços a estudos acadêmicos e pouco úteis. (Errado, no texto só temos elogios a Universidade e sobre o próprio orador. Em momento algum ela fala de esforços acadêmicos ou utilidade de qualquer coisa)

    D

    Mostrar que seu sucesso profissional é um modelo que deve ser perseguido por todos os formandos. (Errado, aqui devemos ter cuidado para não extrapolar o texto. Jobs foi pessoa de sucesso, mas não sabemos de quê era a faculdade, já pensaram se é uma faculdade de direito? Haveria poucos pontos em que ele poderia ser considerado exemplo. Além disso, Jobs não se engrandece, pelo contrário, mostra a origem humilde falando que nunca foi a faculdade)

    E

    Indicar que, em sua vida profissional, sempre foi avesso a formaturas e eventos acadêmicos. (Errado, por si só, uma contradição, avesso a formaturas, mas orador em uma e inclusive se sentindo honrado por isso)

  • Cada dia mais desestimulada com essas questões da FGV...

  • Esse Jardel Nres Lima Santos só critica, não é o primeiro comentário que vejo ele criticando nossos colegas, aqui estão todos estudando, procurando ajudar e ser ajudado... O campo comentários é para ajudarmos com nossos conhecimentos, e não para criticarmos o esforço de muitos.

  • O desprazer que é vir aqui colocar o filtro em Português / FGV.

  • B. Iniciar o texto com palavras que mostram certa relativização do valor dos diplomas cuja obtenção ali se comemorava. correta

  • m.a.co.n.heiro

  • Já saquei que o pessoal que erra tem a fcc e a vunesp como referências .

    A FGV é LITERAL gramaticalmente e interpretativa textualmente.

    Não é FCC que exige as respostas por fundamento relativo. e nem a Vunesp que exige coerência ao invés de "técnica gramatical profunda"

    Se querem acertar , esqueçam essas 2 bancas , apesar de que ela mosta muita similaridade com a FCC em alguns aspéctos...

  • Resolvendo essas questões eu só consigo pensar "Deus, que que eu tô fazendo com a minha vida?????"

  • Banca estranha, nada é o que parece ser.

  • O comentário do Arthur Carvalho é o melhor!!! Vá direto pra ele!

  • A alternativa B é a correta, oras. Ele iria em uma cerimônia de formatura para “desdenhar” do mérito de se formar ? Claro que não !

  • Galera é o seguinte a questão é pura interpretação de texto vamos ao texto e alternativas.

    " Estou honrado de estar aqui, na formatura de uma das melhores universidades do mundo.Eu nunca me formei na universidade. Que a verdade seja dita, isso é o mais perto que já cheguei de uma cerimônia de formatura".

    A) Errado. Jobs começa o discurso com agradecimento . " Estou honrado de estar aqui "

    B) Relativizar : é não transformar a diferença em hierarquia, em superiores e inferiores, ou bem e mal, mas vê-la na sua dimensão de riqueza por ser diferente. Exatamente aquilo é diferente para Jobs que nunca se formou em uma universidade.

    C) Errado. extrapolação de texto. Pois Jobs não crítica estudos acadêmicos e não os cita como inúteis. Apenas diz que: " Eu nunca me formei na universidade".

    D)Errada. Extrapolação de texto. Pois em nenhum momento Jobs fala sobre suas façanhas profissionais tampouco da a entender que os jovens devem seguir o seu sucesso profissional.

    E) Errado. Novamente extrapolação de texto. Pois o autor ,ou seja, Jobs da a entender que está agradecido por fazer parte daquele momento " estou honrado" é uma boa expressao para provar isso. O autor está agradecido por estar na faculdade Stanford "uma das melhores universidades do mundo "

    Além disso,o fato do autor nunca ter se formado na universidade não quer dizer que ele seja avesso (desfavorável) a cerimônias de formatura, o texto não diz isso.

  • Eu interpretei que a FGV quer te ferrar.

  • Já percebi que interpretação de textos da FGV é uma mistura de acertar por eliminação e feeling, ainda mais numa questão dessas em que o examinador pede a sua própria subjetividade, já que ninguém sabe qual foi a intenção real de Jobs ao iniciar o discurso dessa forma.

  • relativizar

    verbo

    Quando ele diz: "... uma das melhores ...", está relativizando. Ele não diz que é a melhor universidade. Diz que existem outras universidades, também boas, onde se obtém diplomas com valor.

    Entendi assim.

  • Steve Jobs dizer que está honrado em estar no evento não significa necessariamente um agradecimento AOS QUE O ELEGERAM para como homenageado. Outra coisa: Quem faz esses discursos está SENDO HOMENAGEADO??? Tenho minhas dúvidas...

    Outro ponto: Sim, há uma "certa relativização" (!!!) do valor dos diplomas... mas dá pra dizer que isso é "a marca original das palavras de Jobs"?? E isso é o início do texto da prova, mas o item "b"fala em "iniciar o texto"... pelo menos na questão não há nada indicando que isso foi o início do discurso (texto) de jobs... é dito apaenas que isso é um "fragmento"do discurso...

    Mais uma canalhice da FGV... haja tinta pra tanto recurso!

  • Aplaudindo muito a interpretação da Ci concurseira. Adorei!

  • bah, mas isso vai além de extrapolar o que o texto nos traz. Pura covardia dessa banca!

  • Subjetivismo altíssimo.

  • O examinador da FGV não presta! Propositalmente pos a palavra discurso no enunciado pra nos distrair e pede outra coisa. Q ódio!

    Gab: B de bom vc se cuidar FGV, tô chegando!

  • Acho que entrei na mente da fgv hahaha resolvi de forma natural
  • Só sei que questões como esta tem que eliminar as outras e a que sobrar ser a resposta.

    Gabarito: B

    a) Não começar o discurso com um agradecimento aos que o elegeram como homenageado.

    Em nenhum momento está dizendo que ele foi homenageado. Ele estava presente no evento e fez um discurso.

    b)Iniciar o texto com palavras que mostram certa relativização do valor dos diplomas cuja obtenção ali se comemorava.

    a chave está no início "“Estou honrado de estar aqui" ele com o comentário tem respeito por quem faz faculdade/nível superior. GABARITO

    c) Criticar aqueles que doam o melhor dos seus esforços a estudos acadêmicos e pouco úteis.

    Não há crítica, e ele diz que está honrado por está no evento. E não afirma ser pouco úteis. diz apenas:  Eu nunca me formei na universidade

    d) Mostrar que seu sucesso profissional é um modelo que deve ser perseguido por todos os formandos.

    Errado. Ele diz da sua trajetória e não afirma que DEVE ser perseguido por todos.

    e)Indicar que, em sua vida profissional, sempre foi avesso a formaturas e eventos acadêmicos.

    Não há nenhuma afirmação, nenhuma conjunção adversativa que confirme que é avesso a formaturas., ele não terminou a faculdade. Fiz a pesquisa no Google! E o Sempre é uma afirmação suspeita para provas para fazer a questão ficar errada.

    https://exame.abril.com.br/carreira/8-executivos-famosos-que-nao-terminaram-a-faculdade/

  • Algumas questões de texto da FGV são tão anormais que nem os professores do QC se atrevem a comentá-las!

  • É muito fácil discorrer sobre a questão depois de saber o gabarito!

  • relativização é o q a FGV faz com seus gabaritos nessa disciplina

  • Isso que é interpretação de texto.

  • Ademais, ele não inicia o texto, sendo essa banca toda literal essa resposta não tem o menor sentido!

  • Não entendo essa vontade de criticar, xingar e odiar os concurseiros e concurseiras que tentam entender a banca (não importa se sem gabarito ou com gabarito) e colocam suas explicações aqui. Ninguém está defendendo a FGV, apenas tentando dançar com a música que está tocando, pois acho que ninguém aqui tem o poder de mudar a melodia. O que podemos fazer é pressionar essa banca com cada vez mais recursos e articular com os cursinhos milionários, esses sim têm um certo poder de barganha.

  • A "pegadinha" da banca foi não deixar claro se devíamos levar em consideração o inicio do fragmento ou o fragmento inteiro como início do discurso do qual ele foi retirado.

    Embora o próprio corpo da questão comunique que isso é apenas um trecho, a banca foi omissa por não falar da inferência... Sendo assim, o gabarito até que não está errado, mas fica claro que o objetivo não é testar conhecimentos.

  • Bom, acertei interpretando que para chegar ao sucesso que ele chegou, não necessariamente a pessoa deve ser formado em algo.

    B) CORRETA

    Obs.: Concordo com os colegas em relação as questões FGV. Muito desleais...E o problema, que é uma grande banca que faz diversos concursos no Brasil e que infelizmente teremos que em alguns momentos escolher em prestar o concurso ou nem se inscrever por essas coisas. Um verdadeiro trauma na vida de quem presta concurso.

  • Clara e objetiva:

    A)Não começar o discurso com um agradecimento aos que o elegeram como homenageado.(Ele começa com agradecimento no texto :..Estou honrado de estar aqui, )Errado.

    B)Iniciar o texto com palavras que mostram certa relativização do valor dos diplomas cuja obtenção ali se comemorava.(correto:na formatura de uma das melhores universidades do mundo. Eu nunca me formei na universidade. Que a verdade seja dita, isso é o mais perto que eu já cheguei de uma cerimônia de formatura.)

    C)Criticar aqueles que doam o melhor dos seus esforços a estudos acadêmicos e pouco úteis.(Não há no texto algo relacionado a critica)

    D)Mostrar que seu sucesso profissional é um modelo que deve ser perseguido por todos os formandos.( Não existe isso no texto)

    E)Indicar que, em sua vida profissional, sempre foi avesso a formaturas e eventos acadêmicos.(Não existe isso no texto)

    Essa questão não é para direcionar algo da vida dele fora, apenas é para verificar o que está no texto.

  • Não sei se é pior o gabarito ou a tentativa de justificarem a resposta por parte de alguns concurseiros

  • Nem o pessoal que usa droga para viajar mentalmente acertava essa questão, vot. Deus é mais.

    É humilhante querer ser servidor público neste pais. Tenho até que adivinhar os pensamentos deste  Steve Jobs.

    Só não jogo tudo para o alto e paro de estudar, porque, eu não tenho tudo. rsrsrrsrrrsrrs xama com x que é melhor.

  • Eu pensei assim: nem ele esta se formando, nem nunca se formou, mas mesmo assim esta numa formatura. Dai marquei a B.
  • Fui na menos errada e acertei.

  • Ele usa de um tom sarcástico, pois, dotado de imensurável conhecimento, e de uma riqueza absurda, Steve Jobs nunca precisou estar na ''melhor universidade do mundo'' ou de um diploma, coisa que os ali presentes buscaram, com todo o esforço, talvez na expectativa de terem o que ele tem. Por isso há a relativização do diploma. Pois ninguém necessariamente precisa daquilo para ser bem-sucedido

  • Meu Deus, só o Senhor mesmo para nos ajudar.

  • Para acertar tinha que saber quem é Steve Jobs.

    Não só conhecer, mas também saber seu tom levemente irônico/arrogante o que é sua característica.

    Ou ter assistido no Youtube esse famoso vídeo e perceber em suas expressões e as reações dos estudantes.

  • VTNC FGV !

  • A verdade mesmo pra essa questão é que o examinador se doeu pelo que o Jobs disse.

    Ele, o examinador, é formado. Tem 15 pós doutorados, 2 MBAs, mas nunca foi convidado pra falar em Stanford e nunca criou a Apple. Não é que todo graduado ou pós doutorado se sinta assim, mas o examinador da FGV se sente.

  • Geeennnteeee! Observem a frase dita por ele: "Eu nunca me formei na universidade. Que a verdade seja dita, isso é o mais perto que eu já cheguei de uma cerimônia de formatura" Como assim letra B obtenção de diploma?

  • Percebi o ''Eu nunca me formei na universidade.'' mas quis ir na A. Esse ''Eu nunca'' traz uma ideia que ele se formou na escola da vida... Esta é minha opinião