-
Gabarito: Letra B
A alergia não tem hora para atacar, mas tem 10 minutos para tratar
O remédio indicado é muito rápido e eficiente.
O texto não menciona nada sobre gravidade, perigo e imprevisibilidade da alergia. Também não menciona valores.
Comentário incluído 17/07/2019: Penso que 'o argumento básico utilizado para levar à compra do remédio' (conforme comando da questão) NÃO é a imprevisibilidade da alergia e sim a eficiência do remédio, pois pelo fato do ataque ser imprevisível, a pessoa pode ter um remédio em mãos que só faz efeito com 20, 30 minutos. A campanha publicitária diz que a alergia com esse determinado remédio será tratada em 10 minutos.
O tempo de agravo do ataque não é tratamento. é piora do quadro!
Tratar ≠ agravar
Significado de Tratar
verbo transitivo direto, transitivo indireto, bitransitivo e pronominal
Receber cuidados médicos ou cuidar dos problemas de saúde de alguém: os médicos tratavam o câncer; eles tratavam o câncer com quimioterapia; tratavam o paciente com cuidado; tratou-se num hospital em São Paulo. Fonte: www.dicio.com.br/tratar/
Jesus: meu único Senhor e Salvador!
-
Entendi que os 10min. para tratar seria o periodo que a pessoa teria para tomar o remédio antes que pudesse entrar uma condição mais grave, como edema de glote, choque hipovolêmico etc...e que por ser perigoso, a pessoa deveria ter sempre o remédio consigo
-
Pessoal, não estou dizendo que o gabarito tá errado. Meu comentário é para mostrar que é possível diversas interpretações vindas de UMA FRASE sem contexto (e não, não tem contexto). É de uma maldade imensa você jogar apenas uma frase na prova sem aprofundar nada e pedir para que todos tenham a mesma linha. #SadButTRUE! No mais, fiquem na paz. <3
Com todo respeito, discordo da colega Ingrid.
"A alergia não tem hora para atacar" ~> Pode ser traduzido, sim, como imprevisibilidade!
NÃO TEM HORA, ou seja: é imprevisível.
E, como o colega Filipe, entendi que a parte "mas tem 10 minutos para tratar" seria o tempo de agravo do ataque alérgico, que poderia levar a óbito e etc., e, por isso, seria necessário ter o remédio em mãos.
Foi aqui que considerei o ponto forte da argumentação, como é algo imprevisível é melhor ter consigo por via de dúvidas. Algo do tipo: COMPRE MEU REMÉDIO E ANDE COMO ELE, CASO CONTRÁRIO VOCÊ MORRERÁ EM 10 MINUTOS.
Acabei marcando a "D", mas a banca deu o gabarito sendo a "B".
PS.: Tbm não culpo quem marcou a alternativa "C", pelo motivo de caber interpretação de PERIGO na frase como um todo.
FGV é mestre (do quinto círculo do inferno) em fazer questões assim, sinceramente...
Passei da fase de ficar com raiva, agora só choro e peço bênção divina mesmo.
Que Deus nos ajude, amém.
-
publicidade = dinheiro/ ganho e vendas...
-
letra B.... Na primeira parte, existe sim imprevisibilidade já na segunda existe solução, logo poderíamos dizer que a segunda parte é a solução do que é imprevisível e complexo, mas que existe uma solução eficiente.
-
DESSA VEZ, a FGV não errou, pois o enunciado é claro "Assinale a opção que indica o argumento básico utilizado para levar à compra do remédio".
O fato de ser imprevisível, pode fazer com que o indivíduo compre qualquer remédio, então não é uma argumentação para levar a compra> Mesma lógica no item C.
-
A alergia não tem hora para atacar, mas tem 10 minutos para tratar
Assinale a opção que indica o argumento básico utilizado para levar à compra do remédio.
Ao meu ver, a ideia é a seguinte: embora você possa ser atacado pela alergia no trabalho, na escola, no parque, na Holanda, na China etc, COMPRE esse remédio, pois em APENAS 10 MINUTINHOS você ficará bom e poderá voltar a realizar suas atividades normalmente...
Vamos ao item que traz isso:
b) O remédio indicado é muito rápido e eficiente.
-
ACERTEI, MAS ENTENDI QUE O CABA TINHA 10M PRA COMPRAR, CASO CONTRÁRIO MORRERIA.
-
Pessoal, tenho andado respondendo algumas várias questoes de portugues dessa maldita banca, e tenho tercebido que ela não trabalha só com o texto, mas também com o enunciado. Muitas vezes nós nos atemos ao texto em si e esquecemos dos detalhes. Pois bem, eu fiquei em dúvida entre a alternativa B e D, mas o que me fez chegar ao gabarito da questão foi ter voltado ao enunciado. Reparem que ela deixa o texto em negrito para chamar a atenção da gente, porém o que nos leva a resposta é o enunciado em si, a saber, A campanha publicitária de UM REMÉDIO ANTIALÉRGICO, ora, se a campanha é para enaltecer o remédio por que eu falaria da imprevisibilidade da doença?! mesmo tendo a interpretação que ela é imprevisível.
-
Mais imprevisíveis que os ataques alérgicos são as questões da FGV.
-
Esqueceram de um detalhe que ajuda a tirar a dúvida das letras 'c' e 'b'
O 'mas' indica uma oposição, se há uma dificuldade da oração inicial ... a segunda oração representa uma facilidade...
Além de ser uma campanha para venda do remédio, outra interpretação precisaria de mais recursos para impactar o receptor.
-
Errei a questão por duas vezes, agora vejo que o texto é uma campanha publicitária ligada fortemente a um remédio, não se refere de nenhuma forma à alergia, ao perigo, nem à imprevisibilidade, muito menos ao preço, se refere sim a característica inerentes ao remédio, logo como o próprio texto ressalta essa é uma propaganda publicitária de um remédio, nesses termos, temos que observar as informações ligadas ao remédio. Qualquer equívoco favor corrigir.
-
Isso é Raciocínio lógico? rsrsrrssr
-
Concordo com a Vivian Scarcela.
Para acertar a questão tem que estar atento(a) ao seguinte: assinale a opção que indica o argumento básico utilizado para levar à compra do remédio.
Uma campanha publicitária quer atrair o consumidor e vender o produto. É essa a finalidade.
As letras "c" e "d" possuem argumentos que conscientizam, mas não promovem o produto, não "vendem o peixe" (o porquê de, entre outros antialérgicos, o melhor é esse).
As letras "a" e "e" não tem nada a ver, pois em nenhum momento se falou sobre o preço do medicamento ou "certa gravidade".
Portanto, a alternativa correta só pode ser a "b".
-
Vou ter que aderir a uma alergia para acertar essa questão, sou obrigado a saber que 10 minutos para uma alergia é um espaço de tempo rápido. Lamentável essa questão! Se olhasse uma campanha publicitária dessas eu me preveniria acerca de "A alergia não ter hora para atacar", agora, se eu tivesse alergia talvez entenderia a questão! Há diferenças entre a banca colocar questões difíceis para dar uma filtrada nos melhores candidatos, só que esse método deles é da subjetividade, tipo, tem que ser amigo do professor que realiza a questão, senão reza!
-
Questão típica da FGV. Para acertar a questão, eu utilizei o seguinte raciocínio:
A imprevisibilidade da alergia me levaria a compra de qualquer antialérgico! O que me leva a compra do antialérgico específico da propaganda é que ele é rápido (10 minutos) para tratar (eficiente).
Acho que é isso.
-
O remédio pode até ser rápido, mas não há nada no texto indicando que seja eficiente.
-
Só entendi a questão depois da explicação do Anderson Maxwell e do Júnior frota. Explicação com embasamento é outro nível. Obrigada, meninos!
-
Galera, acabei marcando a alternativa D e sinalizou errado.
Analisando melhor, verifiquei que o foco deve ser no
tratamento da doença e não na doença em si!
Gabarito letra B, não restou dúvida!
-
Dizem os profissionais de Letras que o que vem depois do MAS é sempre o mais importante na frase.
-
Tive o seguinte raciocínio: em tese, os itens B e D estão corretos. Porém, o enunciado expõe um texto PUBLICITÁRIO, ou seja, quem escreveu isso tinha o objetivo de fazer propaganda do produto. Logo, a atenção deve estar voltada ao remédio em si, e nao à alergia.
Gabarito B
-
O comentário do Anderson está muito bom. Eu acrescentaria também o fato de toda oração que inicia com a conjunção "mas" sempre será a mais forte.
-
1º) O que vem depois, na adversativa, é o mais importante, é o destaque;
2º) Típico na FGV, o texto publicitário é usado para vender. Nesse caso, vende remédio. Ele não tem função de orientar sobre a alergia;
3º) O texto não menciona preço.
Logo, não por acaso, a única assertiva que não destaca a alergia e que ao mesmo tempo ressalta as qualidades do medicamento é a correta - O remédio indicado é muito rápido e eficiente.
-
Uma coisa que minha professora dizia me ajudou a acertar: "O foco da oração sempre será o que vem depois do 'MAS'". Isso porque o efeito adversativo é tão grande que anula o que veio antes. Sendo assim, o foco do informe é a rapidez do remédio.
Outro ponto, é que a pergunta é: Qual o argumento para levar a compra do remédio (um remédio específico). A imprevisibilidade da alergia pode justificar a compra de qualquer remédio, mas a rapidez e eficiência justificam a compra daquele remédio.
GABARITO: b
-
Bem, eu entendi de uma forma diferente, o que me leva a crer que a resposta mais correta seria o item C.
-
Ótimo comentário da Lúcia Salles.
-
Acho que a filosofia da FGV na questão está na pergunta, eles pedem o motivo pelo qual o ANÚNCIO vai fazer a pessoa comprar o remédio, fiquei em dúvida entre a B e a D, mas realmente os motivos da compra devem estar ligados ao anúncio do produto e não a imprevisibilidade da alergia.
GAB: B
-
Também entendi que após o inicio da alergia restaria apenas 10 minutos antes de se tornar algo mais grave.
Porém analisando questão posteriormente o enunciado informa que se trata de uma campanha publicitária e o objetivo de toda campanha publicitária é com criatividade atingir o publico alvo e incentiva-lo a compra um produto. O que torna a questão B correta.
-
Pessoal, a questão diz que o texto se trata de uma campanha publicitária.
E o objetivo central de um texto de campanha publicitária é vender, persuadir, convencer os possíveis compradores.. a propaganda não vem para alertar!!!
Se o gabarito fosse C ou D o que a propaganda estaria vendendo? Nada! Estaria apenas alertando. E esse não é o objetivo. Se o objetivo fosse alertar sobre os perigos dos ataques alérgicos, seria então um comunicado/um aviso do Ministério da Saúde, por exemplo.
Espero ter ajudado!
Bom estudo!
-
A alergia não tem hora para atacar, (A TESE é da imprevisibilidade, o ápice da ideia do autor para preparar o argumento)
Mas tem 10 minutos para tratar ( Argumento- Rápido e eficiente (10 minutos pra tratar)
Com todo respeito: essa questão se torna difícil pra quem não tem consolidado a diferença entre tese e argumento.
-
B. O remédio indicado é muito rápido e eficiente. correta
Campanha publicitária para VENDER o remédio antialérgico.
Enunciado para responder a questão: opção que indica o argumento básico utilizado para levar à COMPRA do remédio (que age em 10 minutos).
O publicitário não precisa fazer um diagnóstico da alergia, porque o argumento é BÁSICO, o foco dele é vender algo rápido e eficiente para o consumidor.
-
nem parece que é Fgv
-
O cara do marketing que elaborou esse texto para vender mais deveria ser demitido.
-
Questão interessantíssima.
Ela pede o que levaria alguem a comprar o remédio, não como você interpretou frase.
Que o texto diz que o ataque da alergia é imprevisível tá claro, mas não é isso o que é pedido.
O que te levaria a comprar o remédio? A rapidez e a eficiência. O tratamento em 10 minutos.
Assim que eu enxerguei...
-
por ser uma propaganda de remédio pensei na publicidade do medicamento.
-
tem que ter consciência que a interpretação vai além do texto interpretar a questão (pergunta) é fundamental pra marcar a opção certa nesse caso
-
A imprevisibilidade da alergia é senso comum, é de conhecimento geral, logo não pode ser o motivo para você comprar AQUELE remédio.
Como a intenção da propaganda é fazer você comprar o produto OFERECIDO, não qualquer um, deve-se focar na parte que fala sobre o produto.
Ademais, quando se tem uma frase ADVERSATIVA, a atenção maior vira-se para a oração que contém conjunção.
-
Eu entraria com recurso contra a questão. Observando a frase estamos diante de algo que pode vir a qualquer momento e que tem tempo escasso para curar (10 minutos), ou seja, 10 minutos para curar leva ao entendimento de que vc só tem esse tempo para resolver o problema, e não de que AQUELE PRODUTO ESPECIFICAMENTE faz isso em 10 minutos. Se tivesse algum contexto mostrando que "curar em 10 minutos é qualidade do produto tal", ok, mas 10 minutos é o tempo que vc tem para curar o ataque alérgico.... pelo menos do jeito que aparece na questão, sem contexto algum.
Certamente a FGV quer que só pelo fato de ser uma campanha publicitária entendamos assim.... muita maldade.
-
Entendi que a imprevisibilidade do ataque de alergia é um fator, porém não se entende como argumento para a compra do remédio, o que mesmo impulsiona a compra dele é a eficiência do remédio, ou seja, 10 minutos para tratar.
-
Português na FGV é desanimador...
-
Eu entendi que o paciente tem 10 minutos para tratar a alergia de forma eficaz, senão pode ficar mais grave. Por isso, entendi que a A estaria correta. Questão de interpretação que não possui uma única resposta, na minha humilde opinião.
-
No meu ponto de vista,houve extrapolação em falar e considerar o remédio como " Eficiente",pois no começo da oração há uma nítida compreensão no sentido de que a doença não tem hora pra chegar. Isso não significa que o remédio será eficiente, e sim uma imprevisibilidade na chegada da "Doença", e o paciente tem que esta com esse remédio para o devido tratamento.
-
Para matar a dúvida rápida entre a B e a D.
"A alergia não tem hora para atacar (...)"
D) A imprevisibilidade do ataque da alergia.
"(...), mas tem 10 minutos para tratar"
B) O remédio indicado é muito rápido e eficiente.
Ou seja, independentemente da imprevisibilidade do ataque alérgico, o remédio a trata em 10 minutos (rapidamente). Nas questões FGV você tem que entender o enunciado (o argumento básico utilizado para levar à compra do remédio), sempre haverá duas alternativas, e a certa é a que mais de adapta a questão. Que nesse caso é a letra B.
Pense como uma empresa, você está vendendo o produto que age rápido e eficiente, independente da imprevisibilidade da alergia.
Pensar que tem que ter o remédio a todo momento devido a imprevisibilidade da alergia é EXTRAPOLAR o que está no texto.
-
Temos que entender os ELEMENTOS e as FUNÇÕES DA LINGUAGEM:
Na questão fala claramente que se trata de uma propaganda, portanto o foco é a venda do produto para o cliente. Assim, devemos buscar qual o argumento usado para que o receptor da mensagem compre aquele produto, qual seja, "10 minutos para tratar" = ele age em 10 minutos porque é rápido e eficiente, a propaganda usa uma função predominantemente apelativa na linguagem para convencer o seu receptor.
-
Denorex...parece mas não é. Assim é a FGV.
-
Denorex...parece mas não é. Assim é a FGV.
-
para começo de conversa, não se trata de eficiência, e sim de eficácia :D
entretanto, não foi por isso que errei ...
-
gab b
-
Fiquei entre a B e a D e acabei optando pela incorreta, mas revendo a questão e lendo os comentários dos colegas deu pra ver onde pequei. Atenção redobrada com essa banca. Entre duas corretas tem sempre uma mais adequada. Nesse caso, apenas a B influenciaria a decisão de compra do produto especificamente.
-
Não entendi, eu como uma pessoa alérgica a AAS, dipirona, ibuprofeno etc... vi logo que se a alergia for daquelas que podem trancar a respiração pode a pessoa vir a óbito, pra mim a certa é a letra C. Mas como o professor sempre fala, a Banca é o ser supremo.
-
Entendam que esse se trata de um texto publicitário, logo o fim do mesmo será sempre divulgar o produto em questão, se ele fala que você tem 10 minutos para tratar uma crise alérgica, significa que o remédio da propaganda consegue agir em um tempo igual ou inferior a esse, sendo então rápido e eficiente conforme a alternativa B.
-
-
Pra mim esse texto da pra entender q se vc não tratar a alergia em 10 minutos você morre
-
Essa foi triste
-
Fiquei entre A e B, mas aí sabemos que as propagandas são voltadas para a aquisição de seu produto, ou seja, não teria cabimento o cara gastar dinheiro com marketing somente para dizer que a alergia pode te matar se não tomar QUALQUER remédio em 10 min, ao invés de relacionar esse tempo com a eficiência do seu produto.
nem adianta ficar se afundando em aulas, livros e pdf's, essa banca é 80% lógica
-
Ai as feras do ceara acerta essa e bota : "PMCE2021"
-
Marquei a letra D, só por causa de eficiente.
-
SE ATENTAAAAAAAAAAAA NO ENUNCIADOOOOOOOOOOOOO MONSTROOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!
-
Campanha publicitária é para promover algo ou seja o remédio!
-
Galera parece estranho, mas quando se fala em argumento base, ele quer do final para o início é isso mesmo.