A correlação linear (r) busca quantificar o quanto uma variável interfere na outra, qual forte é a relação entre si. A correlação entre as duas variáveis pode assumir valores apenas entre -1 e 1.
Correlação Positiva: Quando a correlação entre duas variáveis é positiva, ela assume valores maiores que zero e menores que 1, e quando assumir valor igual a 1, temos uma correlação positiva perfeita. Portanto, na correlação positiva as duas variáveis são diretamente proporcionais, à medida que o valor de uma aumenta o valor da outra também aumenta, o mesmo ocorre quando diminui.
Correlação Negativa: Quando a correlação entre duas variáveis é negativa, ela assume valores menores que zero e maiores que -1, e quando assumir um valor igual a -1, temos uma correlação negativa perfeita. Portanto, na correlação negativa, as duas variáveis são inversamente proporcionais, à medida que o valor de uma aumenta o da outra diminui.
Correlação Nula: Quando a correlação entre duas variáveis é igual a zero, temos uma correlação nula. Nesse caso, não podemos afirmar que as duas variáveis são independentes entre si. Mas podemos afirmar o contrário, que quando tivermos duas variáveis independentes a correlação entre elas será nula.
COMPLEMENTANDO
A correlação linear, quantifica a intensidade da correlação entre as duas variáveis.
A regressão linear, explica a relação entre as duas variáives.
Créditos: Professor Rodolfo Schmidt e Patrícia Albernaz - Alfacon!