SóProvas


ID
3016096
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

De acordo com o Código de Processo Civil, quanto aos conciliadores e mediadores, analise as seguintes assertivas:


I. O conciliador, que atuará nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, poderá sugerir soluções para o litígio, sendo vedada a utilização de qualquer tipo de constrangimento ou intimidação para que as partes conciliem.

II. A conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada.

III. A mediação e a conciliação serão regidas conforme a livre autonomia dos interessados, inclusive no que diz respeito à definição das regras procedimentais.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Código de Processo Civil

    Art. 165. § 2º O conciliador, que atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, poderá sugerir soluções para o litígio, sendo vedada a utilização de qualquer tipo de constrangimento ou intimidação para que as partes conciliem.

    Art. 166. A conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada.

    Art. 166. § 4º A mediação e a conciliação serão regidas conforme a livre autonomia dos interessados, inclusive no que diz respeito à definição das regras procedimentais.

  • Sobre os princípios do art. 166...

     

    Dica:

    4 Índios na OCA

    Independência

    Imparcialidade

    Informalidade

    Decisão Informada

    Oralidade

    Confidencialidade

    Autonomia

    NCPC, ART 166, § 4o : A mediação e a conciliação serão regidas conforme a livre autonomia dos interessados, inclusive no que diz respeito à definição das regras procedimentais.

  • A supressão da palavra preferencial não pode tornar a alternativa errada (assunto já debatido na questão Q10054450 (https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/4beda887-9f)

  • Essa aí é aquela questãozinha coringa, cuja resposta está no bolso de dois ou três

    Quem tem 5 dedos também tem 4.

    Famosa AFUNDATEC

  • PREFERENCIALMENTE, muda tudo, ex: José PREFERENCIALMENTE gosta de mulher. X José gosta de mulher. Viram a diferença?

  • A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:

    Afirmativa I) Acerca do tema, dispõe a lei processual: "Art. 165, §2º. O conciliador, que atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, poderá sugerir soluções para o litígio, sendo vedada a utilização de qualquer tipo de constrangimento ou intimidação para que as partes conciliem". A afirmação foi considerada incorreta porque a atuação do conciliador nos casos em que não há vínculo anterior entre as partes é preferencial e não obrigatória, podendo ele atuar mesmo diante da existência desse vínculo. Afirmativa incorreta.
    Afirmativa II) De fato, dispõe o art. 166, do CPC/15, que "a conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada". Afirmativa correta.
    Afirmativa III) Neste sentido, dispõe o art. 166, §4º, do CPC/15: "A mediação e a conciliação serão regidas conforme a livre autonomia dos interessados, inclusive no que diz respeito à definição das regras procedimentais". Afirmativa correta.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • Resposta E.

    Decoreba da vez:

    CONCILIADOR + PREFERENCIALMENTE

    MEDIADOR + PREFERENCIALMENTE

    Relacionem essas duas palavras para guardarem que não é obrigatória a relação deles ou não em casos com vínculo anterior entre as partes.

  • GABARITO: E

    I - ERRADO: Art. 165, § 2º O conciliador, que atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, poderá sugerir soluções para o litígio, sendo vedada a utilização de qualquer tipo de constrangimento ou intimidação para que as partes conciliem.

    II - CERTO: Art. 166. A conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada.

    III - CERTO: Art. 166, § 4º A mediação e a conciliação serão regidas conforme a livre autonomia dos interessados, inclusive no que diz respeito à definição das regras procedimentais.

  • ahahaah questão pros apadrinhados acertarem né Fundatec

  • Esses dispositivos não caem no TJ SP Escrevente.

    Já o art. 149, CPC fazem menção aos auxiliares da justiça.

    Perito = Auxiliador que tem conhecimento técnico. Atua na produção de prova técnica.

    Depositário = Encarregado pela guarda e conservação do bem

    Administrador = Guarda, conservação e atos de gestão.

    Mediador = Já existia vínculo entre as partes + Facilitador (não sugere solução).

    Conciliador = Não existe vínculo entre as partes + Sugere soluções. (vedada a utilização de qualquer tipo de constrangimento ou intimação para que as partes conciliem).  PREFERENCIALMENTE.

    Partidor = Partidor é um servidor, auxiliar do juiz, responsável por fazer um esboço de como se dará a partilha.

    Distribuidor = É o servidor judiciário responsável pela distribuição dos processos.

    Regulador de Avarias = apuração de danos nas avarias ocorridas em navios para fins de rateio entre pessoas envolvidas. 

  • Desnecessário este tipo de questão! rsrs