C I. O comportamento dos gestores e o funcionamento da organização influenciam a motivação do servidor.
F II. O processo de Gestão de Pessoas como responsabilidade somente do Departamento de Recursos Humanos, que atua como um parceiro estratégico.
F III. A gestão estratégica de pessoas é uma área funcional responsável exclusivamente por atividades de admissão, demissão e pagamento de pessoal.
F IV. Em relação à liderança, o gestor deve ter um estilo de liderança fixa e inalterada para com os seus subordinados.
GABARITO: LETRA A
O clima organizacional está diretamente relacionado com a motivação dos servidores: um clima amigável e produtivo fará com que todo mundo renda mais, e isso passa muito pelo bom comportamento dos gestores.
Erros:
II - De fato o RH é o setor de ''linha de frente'' da gestão de pessoas, mas é um erro colocar todo o peso nele. É preciso que haja uma descentralização na tomada de decisão, aumentando a capacidade de outros setores de lidarem com seus próprios problemas referentes aos recursos humanos.
III - Essa visão é muito limitada e já ultrapassada. Admissão, demissão e pagamento de pessoal são atividades cotidianas, mas é possível destacar também a participação da gestão de pessoas no desenvolvimento pessoal e profissional do servidor, por exemplo.
IV - Outra visão limitada e ultrapassada. O gestor deve ser dinâmico e aberto para mudanças de percurso e metodologia. Não existe mais espaço nas organizações para a lentidão e ineficiência que é a figura do gestor engessado.
Para resolver a questão obviamente o conhecimento central deve ser em gestão de pessoas, mas se tratando de Adm Pública também é válido estudar o modelo gerencial, são tópicos muito parecidos e que se complementam de certa forma.