SóProvas


ID
3017626
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3

                            O apanhador de desperdícios


Uso a palavra para compor meus silêncios.

Não gosto das palavras fatigadas de informar.

Dou mais respeito

às que vivem de barriga no chão

tipo água pedra sapo.

Entendo bem o sotaque das águas

Dou respeito às coisas desimportantes

e aos seres desimportantes.

Prezo insetos mais que aviões.

Prezo a velocidade

das tartarugas mais que a dos mísseis.

Tenho em mim um atraso de nascença.

Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos.

Tenho abundância de ser feliz por isso.

Meu quintal é maior do que o mundo.

Sou um apanhador de desperdícios:

Amo os restos

como as boas moscas.

Queria que a minha voz tivesse um formato

de canto.

Porque eu não sou da informática:

eu sou da invencionática.

Só uso a palavra para compor meus silêncios.

BARROS, Manoel de. O apanhador de desperdícios. In. PINTO, Manuel da Costa. Antologia comentada da poesia brasileira do século 21. São Paulo: Publifolha, 2006. p. 73-74. 

TEXTO 2 

Vista cansada 

[...] 
Se eu morrer, morre comigo um certo modo de ver, disse o poeta. Um poeta é só isto: um certo modo de ver. [...]. Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo dia, sem ver. Parece fácil, mas não é. O que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade. O campo visual da nossa rotina é como um vazio. 
Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta. Se alguém lhe perguntar o que é que você vê no seu caminho, você não sabe. De tanto ver, você não vê. Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prédio do seu escritório. Lá estava sempre, pontualíssimo, o mesmo porteiro. Dava-lhe bom dia e às vezes lhe passava um recado ou uma correspondência. Um dia o porteiro cometeu a descortesia de falecer. 
Como era ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? Não fazia a mínima ideia. Em 32 anos, nunca o viu. Para ser notado, o porteiro teve que morrer. Se um dia no seu lugar estivesse uma girafa, cumprindo o rito, pode ser também que ninguém desse por sua ausência. O hábito suja os olhos e lhes baixa a voltagem. Mas há sempre o que ver. Gente, coisas, bichos. E vemos? Não, não vemos. 
Uma criança vê o que o adulto não vê. Tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de fato, ninguém vê. Há pai que nunca viu o próprio filho. Marido que nunca viu a própria mulher, isso existe às pampas. Nossos olhos se gastam no dia a dia, opacos. É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença. 
Adaptação do texto de Otto Lara Resende. “Folha de S. Paulo”, edição de 23/02/1992.  

 
Na crônica “Vista cansada” (Texto 2), o autor afirma que “O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de fato, ninguém vê.” Identifique os versos que confirmam essa afirmação.  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    →  “O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de fato, ninguém vê.” 

    → de acordo com o texto, o que ninguém vê? as coisas rotineiras que passam despercebidas aos olhos → Dou respeito às coisas desimportantes / e aos seres desimportantes (ninguém vê isso).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • O texto 2 está lá na ilha do Lost

  • Crlh que TEXTO!

  • @Yara Luane. Mas n precisa necessariamente ler o texto, vá direito p pergunta
  • A questão é de interpretação textual e exige uma leitura atenta, porém não muito complexa, do texto.

    Ao dizer que “o poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de fato, ninguém vê”, o autor passa a ideia de que aquilo que passa despercebido, sobretudo em uma visão mais aprofundada e intensa, pelas outras pessoas é enxergado pelo poeta. Ou seja, a beleza poética ou o significado emocional e figurado de questões cotidianamente ignoradas são percebidas e apreciadas pelos poetas.

    Desse modo, a alternativa que melhor corresponde a essa ideia é a letra E, “dou respeito às coisas desimportantes / e aos seres desimportantes”, uma vez que aborda justamente essa capacidade de percepção daquilo que geralmente passa despercebido, de fato vendo pela primeira vez o que ninguém vê. As outras alternativas abordam questões outras apresentadas pelo autor, mas não fazem relação direta com a frase proposta inicialmente pelo enunciado.

    GABARITO: LETRA E