As fórmulas de lançamento nada mais são que uma convenção de acordo com a quantidade de contas debitadas e/ou creditadas em um registro contábil. Existem quatro fórmulas:
• 1° Fórmula: uma conta debitada e uma conta creditada;
• 2° Fórmula: uma conta debitada e mais de uma conta creditada;
• 3° Fórmula: mais de uma conta debitada e uma conta creditada;
• 4ª Fórmula: mais de uma conta debitada e mais de uma conta creditada.
Perceba que o lançamento proposto pelo enunciado contém uma conta debitada e duas creditadas. Com isso, conclui-se que se trata de lançamento de segunda fórmula.
Esse fato já é mais interessante!
Vamos um passo de cada vez, para não nos perdermos.
Exemplo: a empresa JULIOCELL prevendo a demanda por capinhas para o celular “Lanterninha Pro”, o mais novo sucesso do mercado, realizou uma compra, a prazo, de 100 unidades de capinhas da empresa CaiuQuebrou por R$1.120,00.
Lançamento da operação – Compra a prazo de um estoque: D – Mercadorias (Ativo) 1.120,00 C – Fornecedores (Passivo) 1.120,00
Nesse primeiro momento a empresa JULIOCELL está comprando mercadorias a prazo, portanto, elas estão entrando na empresa. Isso significa que o seu ativo está aumentando pela entrada do estoque. Por outro lado, não está saindo dinheiro do caixa, já que o pagamento se deu a prazo. Então, estamos também criando uma obrigação com fornecedores (um passivo). É um exemplo clássico de lançamento de primeira fórmula, ou seja, envolve uma conta a débito e uma conta a crédito. Agora, imagine que o fornecedor, empresa CaiuQuebrou, está precisando de recursos e liga para a empresa JULIOCELL. - CaiuQuebrou: Oh, se puderem pagar logo, daremos um desconto de 10%. - JULIOCELL: posso!
Desconto sempre bem-vindo. Lançamento da operação – Pagamento de Fornecedores com desconto de 10%: D – Fornecedores (Passivo) 1.120,00 Nota-se que envolve uma conta a débito e duas ou mais crédito, ou seja, lançamento de segunda fórmula.
O gabarito é, portanto, letra b.
Fonte: estratégia