SóProvas


ID
3018211
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Há um princípio contábil que tem como objetivo deixar a empresa preparada sempre para os piores cenários, evitando que se superestime o ativo e que se subestime o passivo. Por isso, é também chamado de princípio do conservadorismo. De acordo com esse princípio, sempre que existirem mutações patrimoniais com impacto sobre o patrimônio líquido, caso hajam alternativas igualmente válidas, a contabilidade deverá lançar os menores valores para os ativos e os maiores para os passivos. Segundo as normas brasileiras de contabilidade, qual é esse princípio contábil?

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA

    O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    A prudência deve ser observada quando, existindo um ativo ou um passivo registrado no patrimônio por determinado valor, segundo o Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL, surge uma dúvida sobre os valores deles. Havendo mais de uma forma de se calcularem os novos valores, deve-se considerar aquele que for menor do que o inicial, no caso de ativos, e maior, no caso de passivos. 

  • Letra E

    Quando você quer evitar uma surpresa desagradável, você é prudente nas tuas ações...

  • GABARITO: LETRA E

    O princípio da prudência em Contabilidade é fundamentado no conservadorismo: adota-se o menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO.

    Assim, o profissional deve adotar uma postura conservadora: não contar com eventos futuros que ainda não se concretizaram. Se há a expectativa de venda de um carro, por exemplo, é preciso esperar que a venda se realize para ser registrada no ativo. Isso porque a venda pode dar errado, o que comprometeria um balanço que já tivesse sido feito contando com a venda desse carro.

  • A) Princípio da Competência: as receitas e as despesas devem ser incluídas no momento em que o fato gerador ocorreu, e não no período de recebimento ou pagamento.

    B) Princípio da Continuidade: a empresa terá duração por tempo indeterminado.

    C) Princípio da Entidade: o patrimônio da empresa não se mistura com o patrimônio pessoal dos proprietários.

    D) Princípio da Oportunidade: registrar os fatos contábeis de maneira íntegra e tempestiva, o mais próximo possível do momento em que o ato foi gerado.

    E) Princípio da Prudência: ou princípio do conservadorismo. Adoção do menor valor para o ativo e o maior para o passivo. (gabarito)