-
Gab. A
O conhecimento explícito ou codificado é passível de transmissão sistemática por meio da linguagem formal, relacionado a eventos e objetos, independentemente de contexto. De outro lado, o conhecimento tácito é pessoal, relacionado a um contexto específico e difícil de ser formalizado e comunicado. Representa o conhecimento produzido pela experiência de vida, incluindo elementos cognitivos e práticos.
Assim sendo, o conhecimento tácito é o que vem da experiência de cada pessoa. Ele é subjetivo, pois decorre dos valores e da vivência de cada indivíduo. Esse tipo de conhecimento é difícil de ser transferido para a linguagem formal, escrita. Muitas vezes, “sabemos mais do que conseguimos dizer”.
Já o conhecimento explícito, muito valorizado em nossa cultura ocidental, é o conhecimento que já foi transformado para a linguagem formal, através de manuais, normas, textos, equações matemáticas etc.
Esse conhecimento de certa forma já foi explicado, mapeado e está pronto para ser reproduzido e transferido de forma muito mais fácil entre as pessoas.
Rennó, Rodrigo - Administração geral para concursos / Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
-
Não concordo com o gabarito!!!
O conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontra-se em forma de textos, manuais, explica ou declara determinado conhecimento.
-
Não concordo com o gabarito!!!
O conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontra-se em forma de textos, manuais, explica ou declara determinado conhecimento.
-
Conhecimento tácito é aquele que a pessoa adquiriu ao longo da vida, pela experiência. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa.
Conhecimento explícito é o conhecimento que já foi ou pode ser articulado, codificado e armazenado de alguma forma em alguma mídia. Ele pode ser prontamente transmitido para outras pessoas.
Espiral do conhecimento:
Socialização → Conhecimento Tácito em conhecimento Tácito
Externalização → Conhecimento Tácito em conhecimento Explícito
Combinação → Conhecimento Explícito em conhecimento Explícito
Internalização → Conhecimento Explícito em conhecimento Tácito
um exemplo de conhecimento tácito: se vocÊ sabe dirigir, alguém te ensinou um dia. Não existe manual de como dirigir.
um exemplo de conhecimento explícito: Art. 2° da CF: São poderes da União, Independente e harmônico entre si: o Legislativo, executivo e Judiciário. Veio da obra de Mostequieu, ele que escreveu sobre os poderes.
gabarito letra "A"
-
Gabarito estranho. Aponta a alternativa "A" como correta, mas na verdade o conhecimento tácito pode sim ser transmitido e convertido em conhecimento explícito. Acontece no processo de externalização na teoria de Nonaka e Takeuchi.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a gestão do conhecimento. Sendo que no caso desta alternativa, a alternativa correta deve conter traços do conhecimento tácito.
De acordo com Chiavenato(2014, p.340), o conhecimento pode ser de dois tipos. São eles:
Tácito: é o conhecimento altamente subjetivo, difícil de comunicar, registrar, documentar ou ensinar aos outros, pois está no indivíduo e na maneira como este interpreta a realidade.
É o conhecimento como resultado do processamento de informações e do aproveitamento dos insights subjetivos e das intuições dos funcionários e é amplamente aceito.
Explícito: quando é objetivo, claramente descritível e possível de ser codificado em documentos, práticas e treinamento. Toda documentação, modelos de negócios, projetos, procedimentos e métodos são exemplos.
O conhecimento explícito é aquele que se pode comunicar e transmitir. No modelo ocidental, é o conhecimento útil, aquele que pode ser formalizado, sistematizado e facilmente comunicável.
Tendo as definições acima, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.