SóProvas


ID
3018616
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A abdicação de D. Pedro I gerou um clima de euforia entre políticos brasileiros. Muitos acreditavam que era possível iniciar uma série de mudanças na vida política do país. Era a verdadeira comemoração da independência. Por outro lado, era necessário tomar cuidado para que a ausência de um poder central forte não determinasse uma onda de revoltas. Nas províncias de um modo geral havia um profundo descontentamento em relação ao centralismo político-administrativo do Império, no Rio de Janeiro. Tal descontentamento foi motivo para várias revoltas, algumas de caráter social, pelo abandono a que estavam relegadas as populações das regiões mais distantes dos centros decisórios da nação. Dentre as revoltas, podemos destacar a Sabinada.


Sobre ela podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • gabarito A

    não lembrava da sabinada, lembrava apenas q ocorreu na Bahia. foi o suficiente pra acertar kk

  • Gabarito A

    Sabinada foi um levante armado ocorrido na província da Bahia, entre novembro de 1837 e março de 1838, tendo como palco principal a cidade de Salvador.

    O nome do movimento se deve a seu líder, Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, republicano, médico, jornalista e revolucionário federalista.

    Com a ajuda do exército e de milícias locais, as forças governamentais reconquistaram a cidade. A revolta foi duramente reprimida e deixou um saldo de aproximadamente duas mil mortes e três mil prisões.

    Os principais líderes do movimento foram condenados à pena de morte ou prisão perpétua e alguns foram de fato executados e degredados.

    Ainda houve quem conseguisse fugir e se juntar à Revolução Farroupilha.

    Seja do tamanho do seu sonho!!!!!

  • GABARITO A

    PARA REVISÃO:

    Cabanagem (1835 a 1840) Província do Grão-Pará, índios, negros e cabanos (pessoas que viviam em cabanas às margens dos rios).Devido as péssimas condições de vida da população mais pobre e domínio político e econômico dos grandes fazendeiros.

    Balaiada (1838 a 1841) Província do Maranhão,pessoas pobres da região, artesãos, escravos e fugitivos (quilombolas).Devido a vida miserável dos pobres (grande parte da população) e exploração dos grandes comerciantes e produtores rurais.

    Sabinada (1837 a 1838) Província da Bahia,militares, classe média e pessoas ricas.Devido o descontentamento dos militares com baixos salários e revolta com o governo regencial que queria enviá-los para lutarem na Revolução Farroupilha no sul do país. Já a classe média e a elite queriam mais poder e participação política.

    Guerra dos Farrapos (1835 a 1845) Província de São Pedro do Rio Grande do Sul,militares-libertários, membros das camadas populares, escravos e abolicionistas.Devido o descontentamento com os altos impostos cobrados sobre produtos do sul (couro, mulas, charque, etc.); revolta contra a falta de autonomia das províncias.

     

    Revolta dos Malês (1835) Província da Bahia,escravos de origem muçulmana.Os revoltosos eram contrários à escravização, à imposição do catolicismo e às restrições religiosas.

  • Qual o erro da letra d?

  • SAbinada > SAlvador ( Bahia ) > $abinada > pessoas ricas

  • SABINADA (1837 a 1838): Ocorreu na província da Bahia e foi uma rebelião de caráter separatista, já que desejava implantar uma república na Bahia.

    A Sabinada tinha caráter separatista e tinha o objetivo de implantar uma república independente.

    Foi liderada pelo médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, daí o nome Sabinada.

    A revolta contou com a participação de membros militares, da classe média e de pessoas ricas.

    Dentre os militares, os principais descontentamentos eram com os baixos salários e com o desejo do governo regencial de enviá-los para lutarem na Revolução Farroupilha, que acontecia no sul do país.

    A classe média e a elite, por outro lado, lutavam por mais poder e participação política.

    Resposta: A