SóProvas


ID
3018664
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com a abdicação de D Pedro I, por lei, quem assumiria o trono seria seu filho D. Pedro II. No entanto, a idade de D. Pedro II, ainda criança à época, não obedecia às determinações de maioridade da Constituição. Nesse sentido, se tornou clara a necessidade da Regência, um governo de transição que administraria o país enquanto o imperador ainda não tivesse idade suficiente para governar. A regência seria trina, a princípio, formada por membros da Assembleia Geral (Senado e Câmara dos deputados). Sendo assim e diante da situação do país, a adoção da regência provisória era questão de urgência.


Sobre os acontecimentos do período regencial, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • E

  • A) Foi um período de grandes transformações no país e marcado por importantes conflitos, como a Guerra do Paraguai. Os partidos que controlavam a política brasileira eram o Partido Liberal e o Partido Conservador. (Errado!)

    R: A guerra do Paraguai irá ocorrer no período de 1864 - 1870. Ou seja, no reinado de D. Pedro II.

    B) No período, o café estabeleceu-se como nosso principal produto e aconteceu um período de prosperidade. Teve a concessão do direito ao voto para os analfabetos e abolição da escravatura. (Errado!)

    R: A abolição da escravidão irá acontecer apenas nos últimos anos do reinado de D. Pedro II.

    C) Foi um período marcado pelo fortalecimento dos setores liberais, garantindo diversas mudanças, como a criação do conselho de Estado, regência trina e extinção das Assembleias legislativas provinciais. (Errado!)

    R: No período regencial ocorre o fim do Conselho de Estado.

    D) Durante esses anos, o país expandiu seu território, tendo anexado a Província Cisplatina e o estado do Acre, definindo assim suas atuais fronteiras e sua posição de maior país da América do Sul. (Errado!)

    R: A anexação do Acre acontece apenas em 1903 com o acordo de Petrópolis, ou seja, na República.

    E) Foi um período de transição, marcado por uma inquietude social e política, em que ocorreram revoltas como Malês, Cabanagem, Sabinada, Farroupilhas e Balaiada. (GABARITO!)

  • fiquei entre C e E e marquei C

  • Sobre a letra C, que diz: "Foi um período marcado pelo fortalecimento dos setores liberais, garantindo diversas mudanças, como a criação do conselho de Estado, regência trina e extinção das Assembleias legislativas provinciais." é valido destacar o seguinte:> Além de EXTINGUIR o Conselho de Estado, ela instituiu as Assembleias Provinciais, com o Ato adicional de 1834.-> Só em ler "extinção das assembleias legislativas provinciais" já torna a questão MUITO errada, pois para haver um fortalecimento dos liberais é essencial o estabelecimento de assembleias provinciais, pois está ocorrendo uma DESCENTRLIZAÇÃO. O Conselho de Estado era CENTRALIZADOR, reunia as pessoas de confiança de D.Pedro I.

  • a) A Guerra do Paraguai só vai acontecer durante o Reinado de Dom Pedro II (1864 – 1870). ITEM INCORRETO.

    b) O direito ao voto para os analfabetos irá acontecer apenas algumas décadas depois do início da República. Ademais, a abolição da escravatura só vai acontecer em 1888, no fim do Segundo Reinado. ITEM INCORRETO.

    c) Com o período regencial temos o fim do Conselho de Estado e a criação da regência una e das Assembleias legislativas provinciais. ITEM INCORRETO.

    d) Durante esses anos, o país já tinha perdido a Província Cisplatina. Já o estado do Acre só seria anexado ao território brasileiro no começo do século XX. ITEM INCORRETO.

    e) ITEM CORRETO.

    Resposta: E