SóProvas


ID
3018685
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Aconteceu em março de 1823, no então vilarejo do Campo Maior, no Piauí, e faz parte de uma série de conflitos que eclodiram após a declaração da Independência em 1822. O governo português visava à manutenção de seus territórios no norte do país – especialmente nas áreas que hoje correspondem aos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Em janeiro de 1823, Manuel de Sousa Martins, o futuro Visconde de Parnaíba, aderiu à independência e assumiu a presidência da Junta do Governo do Piauí. Isso fez com que o major João José da Cunha Fidié, que recebera da coroa portuguesa a ordem de preservar os territórios ao norte do país, deslocasse suas tropas para a região. Em 13 de março, um grupo de aproximadamente 500 sertanejos mal armados enfrentou as tropas do major Fidié. A batalha durou cerca de cinco horas. Estima-se que 200 sertanejos morreram no embate; as tropas de Fidié, embora vitoriosas, saíram do conflito enfraquecidas e foram derrotadas em Caxias, no Maranhão, em julho do mesmo ano.

Claudete Maria Miranda Dias, Entre Foices e Facões (2011).(Adaptado)


O texto faz referência à Batalha

Alternativas
Comentários
  • Batalha do Jenipapo, ocorrida no dia 13 de março de 1823 às margens do riacho de jenipapo, na vila de Campo maior, Piaui, foi um dos confrontos mais sangrentos da guerra da independência do Brasil. Consistiu na luta de piauienses,maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié.

  • RESP - C

     

    GUERRA DO CONTESTADO - A Guerra do Contestado , ocorreu entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina, e colocou os nativos contra o governo,  Os sertanejos encontraram o apoio que precisavam nos monges – religiosos que peregrinavam pelo sertão pregando a palavra de Deus –, figuras muito respeitadas por esse povo. No ano de 1912, um monge, conhecido como José Maria, une-se aos sertanejos revoltados, institui vários povoados com autoridade própria e igualdade social, ignorando a partir de então qualquer mandado vindo da parte de alguma autoridade da República Velha. Esses povoados ficaram conhecidos como Contestado e o conflito ganhou feição messiânica.

     

    BATALHA DO RIACHUELO - A Batalha Naval do Riachuelo, ou simplesmente Batalha do Riachuelo, travou-se a 11 de junho de 1865 às margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraná, na província de Corrientes, na Argentina. Essa é considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai. ( Wikipédia) .

     

    BATALHA DO JENIPAPO - A Batalha do Jenipapo, ocorrida no dia 13 de março de 1823 às margens do riacho de mesmo nome na vila de Campo Maior, Piauí, foi um dos confrontos mais sangrentos da Guerra da Independência do Brasil. (Wikipédia )

     

    GUERRA DA CISPLATINA - foi um conflito ocorrido entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, no período de 1825 a 1828, pela posse da Província Cisplatina, a região da atual República Oriental do Uruguai. Na historiografia argentina é denominada como Guerra do Brasil ou Guerra Contra o Império do Brasil. ( wikipédia)

     

    CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS -  é a denominação dada à revolta liderada pela nação indígena Tupinambá, que ocupava o litoral do Brasil entre Bertioga e Cabo Frio, envolvendo, também, tribos situadas ao longo do Vale do Paraíba, contra os colonizadores portugueses, entre 1554 e 1567.

     

    bons estudos!