SóProvas


ID
3018820
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Olhador de anúncio

            Eis que se aproxima o inverno, pelo menos nas revistas, cheias de anúncios de cobertores, lãs e malhas. O que é o desenvolvimento! Em outros tempos, se o indivíduo sentia frio, passava na loja e adquiria os seus agasalhos. Hoje são os agasalhos que lhe batem à porta, em belas mensagens coloridas. 

            E nunca vêm sós. O cobertor traz consigo uma linda mulher, que se apresenta para se recolher debaixo de sua “nova textura antialérgica”, e a legenda: “Nosso cobertor aquece os corpos de quem já tem o coração quente”. A mulher parece convidar-nos: “Venha também”. Ficamos perturbados. (...)

            Não, a mulher absolutamente não faz parte do cobertor, que é que o senhor estava pensando? Nem adianta telefonar para a loja ou agência de publicidade, pedindo o endereço da moça do cobertor antialérgico. Modelo fotográfico é categoria profissional respeitável, como qualquer outra. Tome juízo, amigo. E leve só o cobertor. 

            São decepções do olhador de anúncios. Em cada anúncio uma sugestão erótica. Identificam-se o produto e o ser humano. A tônica do interesse recai sobre este último? É logo desviada para aquele. Operada a transferência, fecha-se o negócio. O erotismo fica sendo agente de vendas. Pobre Eros! Fizeram-te auxiliar de Mercúrio (*).

            (*) Eros e Mercúrio são, respectivamente, o deus do amor e o deus dos negócios na mitologia clássica.

(Adaptado de: ANDRADE, Carlos Drummond. O poder ultrajovem. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 167) 

O autor do texto refere-se à iniciativa decidida e algo invasiva da propaganda quando afirma:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → uma iniciativa evasiva é algo que rouba a sua intimidada, invade o seu espaço pessoal → são os agasalhos que lhe batem à porta (faz alusão a uma invasão feita a um espaço pessoal, a casa).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Gabarito''A''.

    Comentários:

    O enunciado diz “algo invasiva”, no sentido de “um pouco intrometida no espaço do outro”. Essa ideia é retomada em: são os agasalhos que lhe batem à porta, pois essa figura de linguagem dá ideia de que o produto agora persegue o consumidor, chegando ao extremo de incomodá-lo na própria casa.

    Fonte: Estratégia Concursos.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Gabarito - A

     

    Pessoal, o autor do texto fala que ANTES eram os agasalhos que eram procurados pelos compradores e HOJE são os agasalhos que batem a porta (o autor do texto usa uma linguagem conotativa p/ denotar a idea "invasiva" que o marketing possui atualmente). Isto posto, é evidente que a única alternativa que se encaixa com a ideia da "invasão" é a (A).

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Está correta a escrita? "Algo invasiva"? Essa concordância é possível? Confundiu-me de tal modo que marquei a C por pensar que a erotização (na pessoa da mulher-propaganda) passa a invadir as propagandas nos dias atuais.

  • Só corrigindo o comentário mais curtido, o do Arthur Carvalho:

    GABARITO: LETRA A

    → uma iniciativa INvasiva é algo que rouba a sua intimidada, invade o seu espaço pessoal → são os agasalhos que lhe batem à porta (faz alusão a uma invasão feita a um espaço pessoal, a casa).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

    Evasiva refere-se a esquivar, basicamente.

    "Evasiva, pikachu!!"

    Pra ver como "conhecimentos difusos" me salvam muito em provas kkkk

  • Quem foi cego na C comenta ai kkkk . Alternativa certa -> A