SóProvas


ID
3018829
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Olhador de anúncio

            Eis que se aproxima o inverno, pelo menos nas revistas, cheias de anúncios de cobertores, lãs e malhas. O que é o desenvolvimento! Em outros tempos, se o indivíduo sentia frio, passava na loja e adquiria os seus agasalhos. Hoje são os agasalhos que lhe batem à porta, em belas mensagens coloridas. 

            E nunca vêm sós. O cobertor traz consigo uma linda mulher, que se apresenta para se recolher debaixo de sua “nova textura antialérgica”, e a legenda: “Nosso cobertor aquece os corpos de quem já tem o coração quente”. A mulher parece convidar-nos: “Venha também”. Ficamos perturbados. (...)

            Não, a mulher absolutamente não faz parte do cobertor, que é que o senhor estava pensando? Nem adianta telefonar para a loja ou agência de publicidade, pedindo o endereço da moça do cobertor antialérgico. Modelo fotográfico é categoria profissional respeitável, como qualquer outra. Tome juízo, amigo. E leve só o cobertor. 

            São decepções do olhador de anúncios. Em cada anúncio uma sugestão erótica. Identificam-se o produto e o ser humano. A tônica do interesse recai sobre este último? É logo desviada para aquele. Operada a transferência, fecha-se o negócio. O erotismo fica sendo agente de vendas. Pobre Eros! Fizeram-te auxiliar de Mercúrio (*).

            (*) Eros e Mercúrio são, respectivamente, o deus do amor e o deus dos negócios na mitologia clássica.

(Adaptado de: ANDRADE, Carlos Drummond. O poder ultrajovem. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 167) 

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    O frio se aproxima...

    A estação do frio é iminente...

     

    * As duas frases possuem o mesmo sentido. 

  • Atenção galera!

    Eminente = alto

    Iminente = próximo

  • GABARITO: LETRA A

    Eis que se aproxima o inverno  = A estação do frio é iminente.

    IMINENTE → algo que está prestes a acontecer; em efetivação imediata → aquilo que SE APROXIMA; EMINENTE → aquilo que é superior, ilustre: A eminente mulher me seduziu com o seu perfume.

    → INVERNO = ESTAÇÃO DO FRIO.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • A) o inverno se aproxima - a estação do frio eh iminente. CORRETO. O texto faz referência às roupas de frio e seus anúncios que aumentam no inverno

    b) e nunca vem sós - jamais se deixam acompanhar. ERRADO. Na verdade o sentido eh o contrário, sempre vem acompanhado

    c) eh categoria profissional respeitável - trata-se de profissão requisitada. ERRADO. Não está falando dos requisitos da profissão, apenas dizendo que eh uma profissão como outra.

    D) em cada anúncio, uma sugestão erótica - cada sugestão erótica assim se anuncia. ERRADO. O anúncio eh quem faz a sugestão erótica, e não a sugestão erótica que se anuncia

    e) a tônica do interesse recai - o desejo despertado investe. ERRADO. Na verdade o desejo seria despertado e não investido.

  • e por que ele diz "pelo menos na revista"? Deu o entender que é um acontecimento não exato.

  • e por que ele diz "pelo menos na revista"? Deu o entender que é um acontecimento não exato.

  • Errei pela mesma lógica do Pablo Martins, Não considero que o inverno esteja chegando, apenas que as revistas consideram que está .

  • Eis que se aproxima o inverno, pelo menos nas revistas, cheias de anúncios de cobertores, lãs e malhas. O que é o desenvolvimento! Em outros tempos, se o indivíduo sentia frio, passava na loja e adquiria os seus agasalhos. Hoje são os agasalhos que lhe batem à porta, em belas mensagens coloridas.

    Não tem cabimento esse gabarito... claramente o autor não está abordando a iminência temporal da estação fria, mas o fato de independentemente de realmente estar o frio, próximo ou não, ele já chegou nas revistas, por meio de inúmeros anúncios, que posteriormente (ao longo do texto), pode-se aduzir o caráter erótico dessas propagandas, cuja finalidade é "fisgar" o olhador por meio de uma falsa relação entre o ser humano e o produto, em que o elo é o real interesse que recai sobre a modelo (ser humano), via erotização.

  • Não há confusão: "O inverno é iminente, pelo menos nas revistas..." ou "Eis que se aproxima o inverno, pelo menos nas revistas...", ambos têm o mesmo sentido trazido pelo texto.

  • Pessoal, considerar o contexto que TRADUZA adequadamente o SENTIDO DA FRASE e não do texto (não entre na análise do TEXTO E SIM DA FRASE).

    EIS QUE SE APROXIMA O INVERNO

    Estação do FRIO: INVERNO

    Iminente: Próximo de acontecer

    B) Incorreto. Se não estão sós, estão acompanhados.

    C) Incorreto. “Requisitado” (demandado) é diferente de “Respeitável” (admirado). Drogas, por exemplo, são muito demandadas, mas não são respeitáveis.

    D) Incorreto. “Assim” como? Essa ideia de modo não está na primeira frase. 

    E) Incorreto. “Investir” não é sinônimo de “recair”.

    Letra A

  • Iminente, com i inicial, se refere a alguma coisa que está prestes a acontecer, muito proximamente ou imediatamente:

    Eminente, com e inicial, se refere a alguém ou alguma coisa superior, excelente, ilustre, de grande importância: