SóProvas


ID
3018850
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Conversas movimentadas

            É muito comum que logo pela manhã, nas grandes cidades, a conversa entre colegas de trabalho se inicie por frases que aludam aos congestionamentos enfrentados no caminho, ou à surpresa de o trânsito naquela praça não estar inteiramente prejudicado, ou então – milagre dos milagres! − ao fato inexplicável de como dessa vez não demorou quase nada a travessia da famosa ponte. Tais assuntos dominam as conversas, determinam o humor; representam-se nelas o pequeno drama, a ansiedade, a aflição ou o desespero que vivem os habitantes das metrópoles. 

            É um assunto tão invasivo quanto obrigatório, do qual não se pode fugir. A simples locomoção de um lugar para outro reedita, a cada dia, a façanha que é o ir e o vir nas grandes cidades, o desafio que está na chamada “mobilidade urbana”, designação do conjunto de fatores que condicionam a movimentação dos indivíduos no espaço público. A mobilidade urbana tem enorme importância para a qualidade de vida da população. Não se trata, simplesmente, da movimentação mecânica de um lugar para outro; trata-se do modo pelo qual ela ocorre, de seus efeitos no cotidiano, da fixação de prazos e horários de trabalho e lazer, do humor dos indivíduos, dos prazeres e desprazeres que acarreta. 

            Falar do trânsito, sobretudo de suas dificuldades que parecem fatais, torna-se, assim, mais do que um papo corriqueiro: vira uma espécie de senha familiar pela qual todos se reconhecem, um motivo para se reafirmar aquela cumplicidade solidária que os problemas comuns provocam nas criaturas. Um considerável salto civilizatório se dará quando as pessoas, no começo do dia de trabalho, não tiverem do que se queixar quanto à sua mobilidade, e puderem tratar de outros assuntos que melhor as congreguem.

(Salustino Penteado, inédito) 

No 3º parágrafo do texto, enfoca-se, principalmente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: Ao traço de solidariedade que une as pessoas quando se reconhecem atingidas por um problema comum.

  • Falar do trânsito, sobretudo de suas dificuldades que parecem fatais, torna-se, assim, mais do que um papo corriqueiro: vira uma espécie de senha familiar pela qual todos se reconhecem, um motivo para se reafirmar aquela cumplicidade solidária que os problemas comuns provocam nas criaturas. Um considerável salto civilizatório se dará quando as pessoas, no começo do dia de trabalho, não tiverem do que se queixar quanto à sua mobilidade, e puderem tratar de outros assuntos que melhor as congreguem.

    GABARITO D

  • GABARITO: LETRA D

    → temos que procurar alguma palavra-chave, que nos dê indícios da resposta:

    → de acordo com o texto: Falar do trânsito, sobretudo de suas dificuldades que parecem fatais, torna-se, assim, mais do que um papo corriqueiro: vira uma espécie de senha familiar pela qual todos se reconhecem, um motivo para se reafirmar aquela cumplicidade solidária que os problemas comuns provocam nas criaturas.

    → temos nossa palavra-chave: SOLIDARIEDADE, UNIÃO DAS PESSOAS → o traço de solidariedade que une as pessoas quando se reconhecem atingidas por um problema comum.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Um considerável salto civilizatório se dará quando as pessoas, no começo do dia de trabalho, não tiverem do que se queixar quanto à sua mobilidade, e puderem tratar de outros assuntos que melhor as congreguem.

  • um motivo para se reafirmar aquela cumplicidade solidária que os problemas comuns provocam nas criaturas.

  • Eu li o 2° parágrafo...eita :'(

  • A confusão ocorre na segunda parte do 3ª parágrafo:

    "Um considerável salto civilizatório se dará quando as pessoas, no começo do dia de trabalho, não tiverem do que se queixar quanto à sua mobilidade, e puderem tratar de outros assuntos que melhor as congreguem."

    Isso leva o candidato a pensar na alternativa E)a dispersão de esforços quando as pessoas se contentam em falar de suas limitações, em vez de enfrentar seus desafios.

  • Imagina resolver uma chatice dessas com 3 minutos
  • As linhas 2-5 do último parágrafo confirmam o gabarito (D).
  • #Análise das alternativas com os erros marcados em negrito e com as fundamentações extraídas do texto:

    OBS.: Nessa questão a banca nos pediu a atenção estrita ao 3º parágrafo, assim devemos respeitar seu comando.

    a) a estranheza de que um assunto tão desgastado seja renovado a cada dia em grupos de conversa.

    Incorreta. Clara extrapolação da banca, visto que o assunto "mobilidade" é apenas comum ou corriqueiro, não havendo indícios no texto de que seja um assunto degastado. Um enxerto do texto que ajuda: "[...]mais do que um papo corriqueiro: vira uma espécie de senha familiar pela qual todos se reconhecem, um motivo para se reafirmar aquela cumplicidade solidária que os problemas comuns [...].

    b) a melhoria na qualidade de vida, que veio a agregar as pessoas e as aliviar do peso de seus problemas comuns.

    Incorreta. Outro erro de extrapolação da banca, uma vez que não há inferências no texto de que conversar sobre o assunto "mobilidade" gera melhorias na qualidade de vida das pessoas. Não consegui incluir enxertos, porque não há nenhum que corrobore com isso.

    c) a condição de isolamento dos cidadãos que se sentem impotentes diante dos problemas das grandes cidades.

    Incorreta. Há dois erros de extrapolação da banca. De acordo com a análise do 3º parágrafo, não há resquícios textuais que evidenciam o isolamento dos cidadãos, muito menos com relação à sua atitude de impotência frente aos problemas das grandes cidades, apesar de sabermos, pela nossa vivência de mundo, que todos esses problemas existem e fazem parte do nosso cotidiano.

    d) o traço de solidariedade que une as pessoas quando se reconhecem atingidas por um problema comum.

    Correta. Item claramente correto, conforme enxerto do texto: "[...]vira uma espécie de senha familiar pela qual todos se reconhecem, um motivo para se reafirmar aquela cumplicidade solidária [...]". Nesse trecho o autor expôs o quanto nos identificamos com o problema comum da "mobilidade" e que é uma espécie de senha/chave para que possamos interagir, bem como confirmar nossa capacidade de sermos solidários nesse sentido.

    e) a dispersão de esforços quando as pessoas se contentam em falar de suas limitações, em vez de enfrentar seus desafios.

    Incorreta. Pelo contrário, não há essa dispersão de esforços inserida pela banca, mas um espécie de união em torno de um problema comum, mesmo que seja apenas por intermédio daquela conversa do dia-a-dia e logo no início da manhã. O trecho a seguir ajuda nesse esclarecimento: "[...] um motivo para se reafirmar aquela cumplicidade solidária que os problemas comuns provocam nas criaturas. [...]"

    Gabarito: item "D"

    Espero humildemente ter ajudado. :D