SóProvas


ID
3018865
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Conversa entreouvida na antiga Atenas

            Ao ver Diógenes ocupado em limpar vegetais ao pé de um chafariz, o filósofo Platão aproximou-se do filósofo rival e alfinetou: “Se você fizesse corte (*) a Dionísio, rei de Siracusa, não precisaria lavar vegetais”. E Diógenes, no mesmo tom sereno, retorquiu: “É verdade, Platão, mas se você lavasse vegetais você não estaria fazendo a corte a Dionísio, rei de Siracusa.”

            (*) fazer corte = cortejar, bajular, lisonjear

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 92) 

Em sua resposta à observação do filósofo Platão, Diógenes

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Dionísio inverte a lógica de Platão, quando diz "mas se você lavasse vegetais você não estaria fazendo a corte a Dionísio".

  • GABARITO: LETRA D

    → que baita resposta, por sinal, a lógica foi completamente invertida, com uma saída de mestre:

    → original: Se você fizesse corte a Dionísio, rei de Siracusa, não precisaria lavar vegetais → fato 1 é mais importante que o fato 2 (lavar vegetais);

    → lógica modificada: o ato de lavar vegetais passa a ser superior ao ato de bajulamento: É verdade, Platão, mas se você lavasse vegetais você não estaria fazendo a corte a Dionísio, rei de Siracusa.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • GAB: D

    Erro da alternativa B:

    "defende-se de ser um submisso a Dionísio, embora esteja lavando vegetais a seu mando."

    Não necessariamente foi o rei quem mandou seus "não bajuladores" lavarem vegetais. Precisaríamos "imaginar" que é a mando do rei, pois com as informações dadas pelo texto, não é possível afirmar que o rei mandou Diógenes lavar vegetais.

    Na verdade, é uma opção pessoal, Diógenes prefere lavar vegetais a ter que se submeter ao rei Dionísio.

  • GABARITO: "D".

    A resposta de Diógenes apenas inverte a lógica de Platão: eu lavo vegetais e não dependo de um Rei; você não lava vegetais, mas depende de um rei.

    Vejamos o problema das demais:

    A) Incorreto. Apenas Platão bajula.

    B) Incorreto. Não é submisso, por isso não faz corte.

    C) Incorreto. Ele não poderia dizer isso, porque não considera importante servir a um rei, não está submisso.

    D) Correto.

    E) Incorreto. Não houve agressão.

    -

    Prof. Felipe Luccas - Estratégia Concursos

  • O macete para resolver esta questão é correlacionar a matéria de Raciocínio Lógico com a Língua Portuguesa. Veja: em RLM aprendemos que a equivalência de um condicional é negar o antecedente ou manter o consequente [(P→Q) = ((~P) v Q)]; ou ainda manter o sinal de condicional, negar as duas invertê-las [(P→Q) = ((~Q)→(~P))]. Note que a "proposição" encaixa-se no segundo caso.

    P: fazer corte a Dionísio

    Q: não precisaria lavar vegetais

    Versão de Platão:

    Se você fizesse corte (*) a Dionísio, rei de Siracusa, (P) não precisaria lavar vegetais(Q)P → Q

    Versão de Diógenes:

    ...se você lavasse vegetais você não estaria fazendo a corte a Dionísio, rei de Siracusa.” (~Q ) → (~P)

    Bueno, só tentei correlacionar as matérias. Espero ter ajudado, pessoal.

    Bons estudos!

  • Platão folgado, bate nele Diógenes.

  • A) Diógenes não hostiliza Platão, pois responde com o mesmo tom sereno

    B) Segundo Diógenes, Platão é que é submisso a Dionísio (faz corte a ele); contudo, não se tem a informação de que Diógenes estaria lavando vegetais a mando do Rei

    C) Não há referência à importância de se servir no texto

    D) Gabarito

    E) Não há essa referência no texto

  • #Análise das alternativas com os erros marcados em negritos e com as fundamentações extraídas do texto:

    a) hostiliza o filósofo rival, admitindo que ambos são igualmente bajuladores de Dionísio.

    Incorreta. O erro da alternativa é que apenas Platão bajula Dionísio, sendo Diógenes responsável pela lavagem dos vegetais, conforme enxerto a seguir: "“Se você fizesse corte (*) a Dionísio, rei de Siracusa, não precisaria lavar vegetais”.

    b) defende-se de ser um submisso a Dionísio, embora esteja lavando vegetais a seu mando.

    Incorreta. Por isso é tão importante que estejamos nitidamente concentrados no que é dito pelo texto. Em nenhum momento, há inferências de que Diógenes lavava os vegetais a mando do rei Dionísio, mesmo que, na nossa vivência de mundo, saibamos que um rei realmente controlava todos os seus súditos e delegava funções. Aqui o erro foi de extrapolação.

    c) retruca acusando o filósofo rival de não saber valorizar a importância de servir a um rei.

    Incorreta. Pelo que Diógenes responde: "É verdade, Platão, mas se você lavasse vegetais você não estaria fazendo a corte a Dionísio, rei de Siracusa.” não dá para inferir isso, visto que a resposta de Diógenes se restringiu apenas à inversão dos papéis.

    d) rebate a acusação invertendo a ordem lógica das ações referidas pelo filósofo rival.

    Correto. Pelo que Diógenes responde: "É verdade, Platão, mas se você lavasse vegetais você não estaria fazendo a corte a Dionísio, rei de Siracusa.” realmente infere-se isso. Ele apenas inverteu a ordem lógica das ações, ou seja, dos papeis de cada personagem dentro do reinado de Dionísio.

    e) contesta a agressão de Platão mostrando que mesmo um trabalho servil supera a filosofia.

    Incorreta. Dois erros graves de extrapolação. O primeiro é que o termo agressão dá a entender qualquer tipo de agressão, seja física, psicológica ou moral, invalidando relativamente a assertiva. O segundo é que não há inferências no texto de que o trabalho servil superasse a filosofia, ou seja, é algo que diverge totalmente do exposto pelo autor.

    Gabarito: item "D"

    Espero humildemente ter ajudado. :D