-
Gabarito: letra A
O fundo, a série e o documento.
-
Quando falou princípios, procurei a assertiva que tivesse princípios e errei kkkk
O princípio de proveniência/ procedência/ respeito aos fundos: é o princípio fundamental do arquivo que atenta para não misturar os documentos de um fundo com o de outro, preservando, assim, o contexto em que os documentos foram criados. Sendo assim, relacionado com o fundo, a série e o documento.
Fundo: Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Termo que equivale a arquivo.
Série: Subdivisão do quadro de arranjo que corresponde a uma sequência de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto.
Documento: Unidade de registro de informações qualquer que seja o suporte ou formato.
Gabarito: letra A
-
Nunca tinha visto esse conceito de "série", portanto, não iria nessa alternativa de primeira. Mas fui por exclusão com o seguinte raciocínio:
b) fala em suporte, então já descartei pois o princípio de respeito aos fundos e a organicidade dos documentos independe do tipo de suporte.
c) fala em entidade custodiadora, acredito que esse não seria um pilar, faz parte da arquivologia, mas não como pilar.
d) fala no princípio da pertinência (assunto), mas quando se referir ao princípio de respeito aos fundos, nunca será o da pertinência.
e) esse eu fiquei na dúvida, pois a organicidade é o que une os documentos, que é o mesmo de vínculo arquivístico. A identidade dos tipos documentais também está totalmente relacionada ao princípio de respeito aos fundos, porque a proveniência fixa a identidade do documento no que se refere ao seu produtor. Mas o terceiro aspecto da alínea "metadados" ficou meio perdido, não poderia ser um pilar, metadados são informações completas, conjunto de informações.
-
Gabarito: A
Lembrem-se sempre que o resultado do Princípio da Proveniência é a unidade básica da Arquivística: O FUNDO DE ARQUIVO!
Fonte: Rousseau e Couture, Os Fundamentos da Disciplina Arquivística.
Continue a nadar!
-
Melhor comentário!