A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre os critérios de departamentalização. Em relação às vantagens administração funcional, marquemos a alternativa incorreta.
O modelo de departamentalização funcional fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.
A departamentalização funcional possui como vantagens (CHIAVENATO, p.212):
- Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.
- Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, pois se baseia no princípio da especialização ocupacional.
- Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.
- Orienta as pessoas para uma atividade específica, concentrando sua competência de maneira eficaz, e simplifica o treinamento do pessoal.
- É indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
- É aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo.
- Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização
Já que falamos das vantagens, vamos ver as principais desvantagens apontadas por Chiavenato (2014, p.213):
- Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos em virtude da ênfase nas especialidades.
- É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.
- Dificulta a adaptação e a flexibilidade a mudanças externas, pois a sua abordagem introvertida não percebe nem visualiza o que acontece fora da organização ou de cada departamento.
- Faz com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.
Tendo as características apresentadas acima, concluímos que a alternativa que não apresenta uma vantagem da departamentalização por funções é a "A", que apresenta, na verdade, uma desvantagem do critério funcional
GABARITO: A
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.