-
entralizou-se as estruturas judiciárias e das forças de repressão, com a passagem da nomeação dos juizes de direito e de comandantes da Guarda Nacional para as mãos do ministro da Justiça.
RESPOSTA- B
-
Ocorreu na Regência Una de Araújo Lima representou a subida ao poder dos regressistas, depois da incapacidade de Diogo Feijó em controlar as rebeliões provinciais. Araújo Lima, o marquês de Olinda, era um grande proprietário de terras de Pernambuco e sua regência consolidou o processo de centralização política do poder do Estado no governo central do Rio de Janeiro.
Fonte:
-
só pra complementar...
1838 o Brasil era um barril de pólvora (pórva como dizia minha avó).
amigos, era revolta no Pará (grão-pará da época/cabanagem); maranhão (balaiada); bahia (sabinada); e no sul com os farrapos.
o bicho tava pegando kkkk
-
Regência Trina Permanente
Em junho de 1831, a Assembleia Geral elegeu a Regência Trina Permanente, formada por três moderados (grupo composto pela direita liberal, que lutava pelos interesses dos grandes fazendeiros): os deputados Bráulio Muniz e Costa Carvalho e o brigadeiro Lima e Silva.
Porém, quem despontou como homem forte do novo governo foi o Ministro da Justiça, Diogo Feijó. Ainda em 1831, ele criou a Guarda Nacional, um corpo militar comandado pelos grandes fazendeiros - os quais receberam a patente de coronel -, que foi usado pra reprimir com violência as manifestações das parcelas mais exaltadas da população.
Fonte: Guia do Estudante