SóProvas


ID
3021085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um movimento social organizado formado em determinada rede social da Internet pretendia promover manifestação de rua para reivindicar a descriminalização do consumo e da posse da cannabis sativa. Para isso, fez ampla divulgação do evento nas redes sociais. Cientificado do ato, o delegado responsável pelo distrito onde a manifestação ocorreria determinou a abertura de inquérito para apurar a ocorrência do crime de apologia ao uso de drogas, indiciando os organizadores do evento e todos aqueles que haviam divulgado sua realização, bem como os indivíduos que haviam confirmado, via redes sociais, participação na manifestação. Além disso, determinou que o grupo tático de operações policiais contra o tráfico fizesse o policiamento ostensivo e impedisse a realização da manifestação. 

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir, considerando o direito como ideologia, os fundamentos sociais da ordem jurídica, os conceitos de grupos sociais, de conflito social e jurídico, de acordo com a sociologia jurídica.


O conjunto de pessoas que colaborou com a organização e divulgação da manifestação nas redes sociais classifica-se como grupo social primário.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO.

    As características de um grupo de pessoas reunido em determinado perfil ou evento criado nas redes sociais não são suficientes para categorizá-lo como grupo social. Tal reunião de indivíduos mais se assemelha à classificação de um agregado social. Um grupo social é definido quando há algumas características, como: pluralidade; interação social; organização; objetividade e exterioridade (o grupo social existe independentemente da vontade individual de cada um); objetivo comum; consciência grupal; continuidade. Além dos grupos sociais, existem os denominados agregados sociais. A diferença básica entre eles, segundo o sociólogo Mannheim, está no fato de que os agregados sociais são reuniões de pessoas com fraco sentimento grupal, mas que, mesmo assim, conseguem manter entre si um mínimo de comunicação e de relações sociais. O agregado social se caracteriza por não ser organizado, não ter estrutura estável nem hierarquia de posições e funções. As pessoas que dele participam são relativamente anônimas, isto é, são praticamente desconhecidas entre si. O contato social entre elas é limitado e de pequena duração.

    FONTE: CESPE

  • "A categorização dos grupos em ?grupo social primário? e ?grupo social secundário? foi adotado pela sociologia a partir das colaborações de Charles Horton Cooley (1864- 1929), quem criou e descreveu a ideia de ?grupo primário?. Do conceito e características do grupo primário, estudos posteriores desenvolveram a categoria ?grupos secundários?.

    Essa categorização, em um primeiro momento, parece ser de fácil uso, quando na verdade não o é. Muitas vezes confunde-se primário como mais importante e secundário como menos importante. Ou ainda, primário como caracterizado por ser o primeiro grupo que fazemos parte e secundário os demais. Essas confusões não estão completamente erradas, mas precisam ser reavaliadas à luz de outras características desses grupos.

    Um grupo primário geralmente é o grupo que nos propiciará os primeiros contatos, tal como o grupo social ?família?. Mas não é apenas essa a característica de um grupo social primário. Tal grupo caracteriza-se também por relações estreitas, afetivas, educadoras e duradouras. De acordo com Cooley um membro de um grupo primário geralmente mantém uma relação altruísta, muitas vezes realizando sacrifícios para o bem estar dos demais membros do seu grupo ou de todos os seus membros. O exemplo de família é sempre mencionado como grupo primário por ter (quase sempre) todas essas características. O grupo primário tem função educadora no sentido de preparar o indivídua para relacionar-se com outros grupos.

    Grupo secundário, ao contrário, caracteriza-se pela relação impessoal de trocas de interesses. As relações se dão mais por racionalidade do que por emoções, baseando-se na reciprocidade. Nos grupos sociais secundários, as relações são geralmente temporárias e muitas vezes anônimas. Exemplos seriam os colegas de trabalho e colegas de sala de aula.

    Desta forma, para classificar um grupo social é necessário atentar-se para essas várias dimensões ou aspectos."

    Abraços

  • ERRADO.

    Os grupos sociais podem ser classificados como primários, secundários e intermediários. Grupos primários são aqueles em que os membros possuem contatos pessoais diretos (mais íntimos), a exemplo da família.

    Fonte: Estratégia

  • Classificação

    Tomando por base a classificação dos contatos em primários e secundários, os grupos sociais podem ser classificados em:

    • Grupos primários – são aqueles em que predominam os contatos primários, isto é, os contatos mais pessoais, diretos, como a família, os vizinhos, o grupo de brinquedos etc.;

    • Grupos secundários – são os grupos sociais mais complexos, como as igrejas e o Estado, em que predominam os contatos secundários; os contatos sociais, neste caso, realizam-se de maneira pessoal e direta mas sem intimidade -, ou de maneira indireta, através de cartas, telegramas,telefone,etc.;

    • Grupos intermediários – são aqueles em que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais (primários e secundários).Um exemplo deste tipo de grupo é a escola.

  • O que essa questão tem a ver com a lei anti drogas? Tem isso na lei?

  • O examinador tava na manifestação. Inclusive, elaborou essa questão junto com os companheiros de "luta".

  • questão sem noção nenhuma... cadê o direito penal que não vi até agora???
  • Atenção: O Supremo na ADI 4274/DF, rel. Min. Ayres Britto, Plenário, j. 23.11.2011, noticiado no Informativo 649, disse que a “Marcha da Maconha” não caracteriza o crime do art. 33, §2º, da Lei de Drogas, por duas razões:

    a) Liberdade de expressão e manifestação do pensamento; e

    b) Só existe o crime quando o induzimento, o auxílio ou a instigar devem ser dirigidas a uma pessoa (s)

    determinada (s).

    O objetivo da marcha da maconha é questionar a criminalização do usuário, defendendo a legalização da maconha. Não há o objetivo de induzir e instigar as pessoas a usar a droga. A democracia pressupõe que os cidadãos possam questionar as leis, o que não os desobriga de obedecer as leis. A marcha da maconha consiste no exercício democrático da liberdade de expressão.

    Fonte: Manual Caseiro

    Print dos meus comentários que uso para Revisão:

    Drive: @naamaconcurseira

    Face: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • Torço muito pra que essas pessoas que reclamam tanto dessas questões da dpdf não passem, pois não tem o mínimo perfil institucional. E na prova, essa questão não estava em Direito Penal, quem categorizou como Penal foi o qc

  • Errada: Grupos primários – predominam os contatos primários, mais pessoais, diretos, como a família, os vizinhos, etc.

  • ana mp,

    Pois eu espero que passem.

    Quem faz o perfil da instituição são seus membros, e as defensorias públicas já foram capturadas e dominadas por tempo demais por uma gente com determinado perfil.

  • Os grupos sociais são identificados como primários e secundários. Os primários correspondem aos grupos do primeiro ciclo de sociabilidade de um indivíduo, geralmente corresponde à família e à sua comunidade imediata. Os círculos secundários são aqueles compreendidos dentro da sociedade expandida, podem ser institucionais como escolas e igrejas, ou espontâneos como coletivos de amigos ou de interesses em comum, como organizadores de uma marcha pela discussão de uma dada política pública,
    A afirmativa está errada.
  • "O grupo primário, pequeno e íntimo, é um grupo restrito, em que cada membro pode estabelecer contactos diretos com os outros membros, através de relações fortes e solidárias, o que justifica a sua importância na vida dos indivíduos. O exemplo mais típico deste grupo é a família.

    Cooley e a sociologia americana, no início do século XX, apresentam-nos o conceito de grupo primário como entidade de pequena dimensão, caracterizada por fortes relações de "face a face" entre os seus membros e um forte sentimento do "nós".

  • errada

    Os grupos sociais primário: primeiro ciclo de sociabilidade de um indivíduo: família e à sua comunidade imediata.

    Os grupos sociais secundários: dentro da sociedade expandida: institucionais como escolas e igrejas, ou espontâneos como coletivos de amigos ou de interesses em comum, como organizadores de uma marcha pela discussão de uma dada política pública,

  • Gabarito: ERRADO

     

     

    Notem que o movimento social organizado foi formado em determinada rede social da Internet. Logo, sem sombra de dúvidas podemos supor tratar-se de um movimento em que pessoas que não se conhecem estarão reunidas. Portanto, não pode ser um grupo primário. Poderia ser um grupo secundário, vejamos:

    Grupos primários são aqueles em que os membros possuem contatos pessoais diretos, contatos mais íntimos. O maior exemplo de um grupo primário é a família.

    Grupos secundários são aqueles em que os contatos sociais são diretos, mas não há intimidade. Um exemplo de grupo secundário é um partido político.

    Grupos intermediários são aqueles em que se complementam as duas formas de contatos sociais, ou seja, os primários e os secundários. Um exemplo de grupo intermediário é a escola.

    Logo, gabarito é ERRADO.

  • revisar