SóProvas


ID
3021553
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“[...] nenhuma economia industrial pode-se desenvolver além de um certo ponto se não possui uma adequada capacidade de bens de capital. [...] Mas é também evidente que, num sistema de empresa privada, o investimento de capital extremamente dispendioso que se faz necessário para a maior parte deste desenvolvimento não é assumido provavelmente pelas mesmas razões que a industrialização do algodão ou outros bens de consumo”.
(HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções (1789- 1848). 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. p. 59).

Historicamente, para Hobsbawm, as dificuldades para a implantação de uma indústria de bens de capital, no caso da Inglaterra, foram superadas à medida que:

Alternativas
Comentários
  • Embora o trecho transcrito, do historiador Eric Hobsbawm, refira-se à necessidade de bens de capital para a solidez de um processo de industrialização, ele não explicita qual a solução para o investimento no setor,  altamente dispendioso.
    A pergunta estabelece que as alternativas referem-se à forma que o autor propõe a solução para a questão do investimento em bens de capital: “Historicamente, para Hobsbawm" (...) porém, como o trecho transcrito não expõe esta parte da explanação do autor, é necessário o conhecimento acerca do processo de industrialização na Inglaterra e, melhor ainda, da obra de Hobsbawm.
    A Revolução Industrial inglesa teve como ponto fundamental o setor têxtil e, o setor de bens de capital desenvolveu-se de acordo com as necessidades da produção e distribuição da matéria prima para as indústrias têxteis. E, depois a distribuição do produto final pelos mercados consumidores. 
    A) INCORRETA- A industrialização inglesa aconteceu dentro de molde estritamente liberal, sem interferência específica do Estado no processo produtivo enquanto tal. Cabia ao Estado facilitar o fluxo do capital privado.
    B) INCORRETA- A pesquisa nas universidades para a produção de tecnologia para a indústria não é característica da primeira Revolução Industrial. Na verdade, as primeiras máquinas nasceram dentro das manufaturas sendo criadas por aqueles que tinham prática no trabalho. 
    C) INCORRETA – A primeira parte da afirmativa pode ser considerada correta. A primazia comercial e o controle de vastas áreas coloniais – embora especificamente a Índia só tenha sido dominada pelos ingleses no século XIX - permitiu à Inglaterra uma acumulação de capitais. Porém, o investimento do capital financeiro acumulado não era voltado para o setor de bens de capital. Ao menos não a princípio. 
    D) CORRETA- A aplicação em ferrovias atraiu capital primordialmente a partir de 1840. A rede ferroviária tornou-se vital para a ligação entre os centros produtores de matérias primas, as fábricas e os mercados. É um setor infra estrutural fundamental. 
    RESPOSTA : D