SóProvas


ID
3021565
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em agosto de 1939, foi celebrado o pacto Ribbentrop-Molotov, conhecido também como pacto Hitler-Stálin, pelo qual se estabelecia, entre outras coisas, um acordo de neutralidade e não agressão entre a Alemanha e a URSS. Explica-se tal pacto, tendo-se em vista principalmente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito c

  • GABARITO C

    O pacto de 23 de agosto de 1939 entre os ditadores da Alemanha nazista e da União Soviética foi um cálculo cínico, e de início funcionou para ambos os lados. Adolf Hitler assegurava-se da neutralidade soviética para uma planejada invasão da Polônia. Como isso colocaria em cena as potências garantidoras do país, o Reino Unido e a França, de início o líder nazista evitava uma guerra de dois fronts. 

    Assim, ele queria neutralizar um possível bloqueio marítimo britânico, que na Primeira Guerra terminara com a derrota alemã. Stalin, por sua vez, acreditava que o Reich Nazista se envolveria num longo conflito com as potências ocidentais. No longo prazo, contudo, ele considerava inevitável uma guerra contra os alemães, e queria fazer uma pausa para reforçar seu arsenal. O acordo entre os ditadores também ficou conhecido como Pacto Molotov–Ribbentrop, em referência aos ministros das Relações Exteriores dos dois regimes totalitários. 

  • Em 23 de agosto de 1939, um acordo de não agressão foi firmado entre a Alemanha e a União Soviética, o chamado PACTO GERMANO-SOVIÉTICO. Por ter sido assinado pelos representantes dos governos da Alemanha nazista e da União Soviética, J. Von Ribbentrop e V. Molotov, respectivamente, o acordo também ficou conhecido como PACTO RIBBENTROP-MOLOTOV. Alguns autores também se referem a este acerto como Acordo Hitler-Stálin.

    Na ocasião, foi acordado que, caso a Alemanha entrasse em conflito com a Inglaterra ou a França em razão de uma eventual invasão da Alemanha contra a Polônia, a URSS não se manifestaria militarmente.

    À época, os alemães receavam uma guerra em “duas frentes” (ataques tanto pelo leste quanto pelo oeste). Ademais, a URSS havia fracassado em viabilizar uma aliança com o Ocidente contra Hitler. Estes fatores contribuíram fortemente para uma aproximação germano-soviética.

    Resposta: C