SóProvas


ID
3021571
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“(...) confiando neste direito, e pela honra e defesa de sua Igreja, em nome de Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, pelo teu poder e autoridade, eu deponho o Rei Henrique, filho do Imperador Henrique, que se rebelou contra a tua Igreja com audácia inaudita, do governo sobre todo o reino da Alemanha e Itália, e desobrigo todos os homens cristãos da fidelidade que juraram ou possam jurar a ele, e proíbo qualquer um de servi-lo como rei. Assim fica demonstrado que aquele que ousa diminuir a glória de tua Igreja perde a glória que parece ter” (Gregório VII).

O trecho de texto atribuído ao papa Gregório VII (editado em: PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Unesp, 1999. p. 132), refere-se ao ato pelo qual esse Papa depõe o rei Henrique IV, em 1076. O episódio serve de indicativo para uma das bases fundamentais do poder da Igreja medieval. Marque a alternativa que a descreve:

Alternativas
Comentários
  • Episódio em que o citado papa promove a excomunhão do rei germânico, que estava, ele próprio, escolhendo os bispos locais e outros membros do clero da localidade.

    Após na excomunhão, o rei recebe o perdão do papa e volta a reinar. Tendo, depois, derrubado o pontífice Gregório VII do seu " trono ".

    Episódio conhecido como: " Aquarela das Investiduras ".

  • O Papa como representante do poder sagrado coroava o rei como representante do poder temporal.

  • O poder da Igreja Católica durante a Idade Média europeia adivinha do fato de ser a única instituição de Estado que sobreviveu à queda do Império Romano do Ocidente.  Ela também detinha o monopólio da leitura e da escrita além de ser grande proprietária de terras por toda a Europa. O papa, maior do chefe da Cristandade, era chefe político nos Estados papais. 
    Também o pensar e agir de nobres, servos e homens livres estava vinculado, via de regra, aos ditames da Igreja. As primeiras universidades nasceram ligadas às catedrais. O mundo medieval na Europa era de base teocêntrica. Portanto, coaduna com este mundo o poder do papa de destronar um rei, ainda que seja legítimo. 
    A questão pede que seja indicada qual a alternativa que descreve corretamente esta ação específica do papa.
    A) CORRETA – Cabia ao papa o direito de incluir e excluir indivíduos, de qualquer grupo social, do Povo Cristão. E ser cristão, em um mundo de base teocêntrica, era fundamento de inserção social. Aquele que não era cristão era um pária. 
    B) INCORRETA- O controle ideológico da Igreja não justifica o caso descrito de destituição do rei Henrique IV 
    C) INCORRETA- É correto que os Estados Papais – ou seja a Igreja – dispunham de forças militares. No entanto Henrique IV não foi deposto pela força das armas do exército da Igreja 
    D) INCORRETA – O governo do papa sobre toda a cristandade era considerado de “direito" embora não o fosse de fato. A força política do papado dependia da articulação de alianças com famílias poderosas de toda a Europa. 
    RESPOSTA: A