Dentre os temas enfocados por Fausto, destaca-se a crítica da tipologia evolucionista das populações indígenas desde uma visão continental. É mostrado como Steward elaborou sua classificação de cima para baixo a partir do modelo do império Inca, exemplo do "ápice do desenvolvimento no continente", definindo as demais populações da América do Sul pela "carência, levando à caracterização dos povos das terras baixas pela negativa" Dessa forma, segundo Fausto, "restringiram-se os problemas a serem enfrentados pela arqueologia a duas perguntas básicas: será que todos os povos das terras baixas, de fato, não tinham aquilo que os incas tinham? E por que não tinham?"
Baseado em pesquisas recentes, o autor apresenta contrapontos às concepções de Steward no que se refere a demografia, desenvolvimento da agricultura, subsistência, exploração/manejo dos recursos naturais, criação da cultura material, tipos de sociedade e de organização política. Traça, assim, um panorama sugestivo da variabilidade dos povos indígenas, superando chavões em torno de sua falaciosa uniformidade sociopolítica, econômica, cultural e demográfica.
http://professor-ruas.yolasite.com/resources/fausto,%20carlos.%20_os%20indios%20antes%20do%20brasil_.pdf.
As culturas tais como conhecemos, em territórios do Oriente e do Ocidente , têm a idade de milênios. A América do Sul, no entanto, passou a ser visitada e “descoberta" a partir do século XV, mas antes disso ela já era habitada. Os povos que ocupavam os territórios da América do Sul possuíam as suas especificidades e é sobre eles que o antropólogo Carlos Fausto escreveu no livro Os índios antes do Brasil.
Para responder esta questão é preciso ter o conhecimento do conteúdo da obra de Carlos Fausto, que realiza pesquisas com povos indígenas na Amazônia desde 1988, centradas em temas como parentesco, guerra, ritual, xamanismo, arte e memória.
A) INCORRETA - As escavações arqueológicas comprovaram que a floresta tropical era povoada por uma sociedade simples e pequena, pois caso fosse ocupada por uma sociedade complexa e densamente habitada como a Inca, os recursos naturais teriam se extinguido.
B) CORRETA - O livro é dividido em diferentes expedições “caminhando" da esquerda para a direita do mapa da América do Sul. O autor analisa os estudos arqueológicos e revisa a bibliografia referente aos povos de cada território destas expedições demonstrando assim a diversidade sociopolítica, cultural e econômica existente.
C) INCORRETA - Havia em um primeiro momento a concepção de que não existia comida longe dos cursos de água e assim essa procura por comida não permitiria que acontecesse desenvolvimento cultural, social e político. Fazendo com que os povos no Brasil estivessem nos menores graus da escala evolutiva.
D) INCORRETA- A expansão tupi se deu rumo ao sul percorrendo as áreas de fronteira entre o Brasil e a Bolívia até o Paraguai, subindo até a costa brasileira.
As descobertas arqueológicas dos sítios da foz do Amazonas e Piauí eram pertencentes a tradição Pocó. O conjunto Pocó foi produzido por povos cujos registros mais antigos de ocupação no território amazônico datam do primeiro milênio antes da era Cristã e foram catalogados na região do Baixo Amazonas.
RESPOSTA: B