SóProvas


ID
3022051
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte texto:


Quantos anos você tem (de acordo com seu intestino)?


O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade. O envelhecimento, afinal, é uma medida de quanto o seu organismo já se desenvolveu – e, depois de uma certa fase, de quanto ele já se deteriorou.

Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento. Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros. Quanto mais curtos, em geral, maior o nível de envelhecimento celular de alguém. Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino. Usando inteligência artificial, eles descobriram que a coleção de bactérias que vive no intestino de cada pessoa (o microbioma) sofre variações típicas para cada faixa etária. Desse padrão, emerge também o fato de que algumas pessoas têm a “idade intestinal” incompatível com a data de nascimento – o microbioma pode estar numa fase mais “velha” ou mais “jovem” que o esperado para a idade do indivíduo. Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

(Revista Superinteressante, ed. 400, março 2019)


Com base no texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.

( ) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice.

( ) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.


Assinale a alternativa correta que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    (V) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa. ------> O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade. O envelhecimento, afinal, é uma medida de quanto o seu organismo já se desenvolveu – e, depois de uma certa fase, de quanto ele já se deteriorou. [...] Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino.

    (F) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice. ------> não vai retardar e sim investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

    (V) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva. -----> correto, o autor diz claramente que com os estudos científicos a velhice será melhorada, mas a diferença irá continuar.

    Força, guerreiros(As)!!

  • Gabarito''C''.

    Com base no texto:

    ( V ) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.=> está no primeiro parágrafo e na linha 5 do texto.

    ( F ) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice.=> está na última linha do texto a resposta correta.

    ( V ) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.=>Está na linha 8 e 9 do texto.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • A última assertiva me deixou embananado .. Mais comentários sobre a questão nos ajudará.

  • O que ele quer dizer, na ultima alternativa, é que indiferente do método utilizado, as discrepâncias continuarão a existir, até por que é justo para medir esta discrepância que os estudos estão sendo feitos.

  • pra tu ver como uma palavrinha mágica pode naquele momento de cansaço da prova, ruido da porta, ou barulho da rua, por os dois acertos anteriores a perder, foco galera!

  • A terceira afirmativa é verdadeira:

    Data de Nascimento: Possibilidade de Discrepância evidenciada em "Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento"

    Pontinhas dos Cromossomos: Possibilidade de Discrepância evidenciada no expressão 'em geral', significando nem sempre : "Quanto mais curtos, em geral, maior o nível de envelhecimento celular de alguém".

    Idade Intestinal: Possibilidade de Discrepância evidenciada na passagem: "o microbioma pode estar numa fase mais “velha” ou mais “jovem” que o esperado para a idade do indivíduo."

  • A terceira afirmativa é verdadeira:

    Data de Nascimento: Possibilidade de Discrepância evidenciada em "Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento"

    Pontinhas dos Cromossomos: Possibilidade de Discrepância evidenciada no expressão 'em geral', significando nem sempre : "Quanto mais curtos, em geral, maior o nível de envelhecimento celular de alguém".

    Idade Intestinal: Possibilidade de Discrepância evidenciada na passagem: "o microbioma pode estar numa fase mais “velha” ou mais “jovem” que o esperado para a idade do indivíduo."

  • Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de {discrepância}>desigualdade em comparação com outra coisa}}} entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

  • Medidas de idade:

    1) Voltas ao redor do Sol;

    2)O quanto o organismo já se desenvolveu;

    3) O quanto o organismo já se deteriorou;

    4) "pontinhas dos cromossomos";

    5) Medida usando o intestino.

    Não entendi o porquê da primeira alternativa ser verdadeira.

  • Sobre a terceira alternativa: Ele quis dizer que nas 3 hipóteses existe a possibilidade de inconsistência nos resultados e nas condições físicas.

    ( ) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

    São 3 os meios de análise:

    1 - Anos de vida.

    R: "Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem" <- Confirma a discrepância.

    2 - Cromossomos: "...pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros. Quanto mais curtos, em geral, maior o nível de envelhecimento celular de alguém" <- O termo "em geral" confirma que não são 100% dos casos, confirmando, portanto, a discrepância.

    3 - Intestino: "emerge também o fato de que algumas pessoas têm a “idade intestinal” incompatível com a data de nascimento" <- Confirma a discrepância.

  • V) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.

    1. O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu ...

    2. medir as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros.

    3. coleção de bactérias que vive no intestino de cada pessoa (o microbioma) sofre variações típicas para cada faixa etária

     

    (F) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice.

    Em nenhum momento ele diz que que a nova forma de medir a idade das pessoas vai permitir retardar a velhice, o que ele diz é que “....

    Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.”

     

    (V) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

    Em todos, ele encontra essa discrepância ente as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

    “Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento. Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques..”

  • Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento. Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros. 

    Essa não seria a justificativa da assertiva 3?

  • Sobre a alternativa C

    C) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

    Isso é evidente e corrobora a ideia do texto. Não são os modos de medir que irão influenciar na saúde de uma pessoa e, consequentemente, em suas idades (cromossômica, intestinal e de nascimento), mas sim os seus hábitos. Portanto, independentemente DOS MODOS adotados para observar a idade biológica, idade intestinal ou cromossômica NÃO será impedido que ocorram DISCREPÂNCIAS, dado que a mesma deriva do estilo de vida, fatores genéticos, etc e não de COMO é auferida.

  • ( V ) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.

    1) O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade;

    2) Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros;

    3) Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino.

    ( F ) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice.

     Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

    ( V ) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

    1) O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol: Há quem envelheça num ritmo muito mais rápido que o normal, e quem mantenha um corpinho relativamente jovem, apesar de sua data de nascimento;

    2) As pontinhas dos cromossomos: não está no texto;

    3) Intestino: Desse padrão, emerge também o fato de que algumas pessoas têm a “idade intestinal” incompatível com a data de nascimento.

  • Discordância; que demonstra desigualdade em comparação com outra coisa

  • A questão é de compreensão textual. Assinalemos como verdadeiro ou falso o item. Vejamos:

    (V) O autor menciona 3 maneiras de calcular a idade de uma pessoa.

    1.  O número de voltas que a Terra deu ao redor do Sol desde que você nasceu é apenas uma das formas de medir a sua idade.
    2. Para calcular essa idade biológica, a ciência conta com truques como medir, por exemplo, as pontinhas dos cromossomos, chamados telômeros.
    3. Agora, porém, cientistas acreditam que encontraram outra medida importante – no intestino

    Essas são as três formas de calcular a idade mostrada pelo texto.

    (F ) A nova forma de medir a idade das pessoas encontradas pelos cientistas vai permitir retardar a velhice.

    Não fala que vai retardar a idade e sim investigar como melhorar o envelhecimento. Vejam o último parágrafo: Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

    (V ) Nenhum dos modos de medir a idade mencionados elimina a possibilidade de discrepância entre as condições físicas apresentadas e a idade biológica efetiva.

    O autor no último parágrafo fala que vai melhorar a velhice de todo mundo e não na possibilidade de discrepância, o autor não propõe nenhum tipo de fonte da juventude. Vejam o último parágrafo: Essas descobertas são essenciais para cientistas que estudam a longevidade. Ao entender as características (inclusive microbióticas das pessoas que envelhecem melhor, eles podem investigar como melhorar a velhice de todo mundo.

    A sequência correta é: V, F, V

    GABARITO: C