SóProvas


ID
3022174
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A febre amarela possui grande importância epidemiológica devido a sua gravidade clínica e ao seu elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. A circulação da febre amarela em macacos e o primeiro caso humano de febre amarela silvestre foram confirmados no município de Antonina (PR) em janeiro de 2019. Sobre essa zoonose, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Nos mosquitos, a transmissão também ocorre de forma vertical, na qual as fêmeas podem transferir o vírus para a sua prole, favorecendo a manutenção do vírus na natureza.(guia de vigilância epidemiológica 2019)
  • ALTERNATIVA INCORRETA B

    GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - VOLUME ÚNICO - MINISTÉRIO DA SAÚDE - 3 EDIÇÃO -2019

    Modo de transmissão

    Não há transmissão de pessoa a pessoa. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. Apenas as fêmeas transmitem o vírus, pois o repasto sanguíneo provê nutrientes essenciais para a maturação dos ovos e, consequentemente, a completude do ciclo gonotrófico. Nos mosquitos, a transmissão também ocorre de FORMA VERTICAL, na qual as fêmeas podem TRANSFERIR O VÍRUS para a sua PROLE, favorecendo a manutenção do vírus na natureza.