metazoonose: zoonose que necessita de um hospedeiro invertebrado e de um hospedeiro vertebrado para o ciclo de vida completo.
saprozoonose: o agente precisa desenvolver parte de seu ciclo no ambiente.
ciclozoonose:o agente precisa obrigatoriamente passar por duas espécies distintas de vertebrados.
anfixenose: parasitas que circulam entre animais e humanos.
zoonose direta: agente não se altera passando entre os hospedeiros
************CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO O SENTIDO DE TRANSMISSÃO (NELSON 1960).
1) Antropozoonose: :É a doença dos animais que passa para o homem ;O agente se mantém nos animais, podendo ser transmitido naturalmente ao homem.
Ex: leishmaniose, raiva, leptospirose.
2) Zooantroponose: : É a doença do homem que passa para os animais ;O agente se mantém na espécie humana Pode ocorrer naturalmente nos animais. Ex: Tuberculosis (Mycobacterium tuberculosis).
3) Anfixenose: É a doença que passa tanto do homem para os animais quanto dos animais para o homem . Pode ocorrer naturalmente nos humanos e animais. Ex: espafilococos.
************Classificação de acordo com o ciclo do agente etiológico (SCHWABE, 1964)
1) Zoonose direta:
Quando o agente não se altera ao passar de um hospedeiro para o outro e precisa de apenas um hospedeiro para completar o seu ciclo. Ex: raiva, leptospirose.(basta um rato para a leptospira completar seu ciclo por ex)
2) Ciclozoonose: Quando o agente sofre alterações morfológicas e precisa passar por mais de um hospedeiro para completar o ciclo .
Participação de mais de uma espécie de hospedeiro vertebrado na cadeia de transmissão.
Ex: - hidatidose (cão – ovino)
3) Metazoonose: Quando o agente passa parte do seu desenvolvimento em um invertebrado. O agente precisa de um hospedeiro invertebrado onde realiza uma fase do seu ciclo biológico. Ex: febre amarela, leishmaniose
4) Saprozoonose: o agente precisa desenvolver parte do seu ciclo no ambiente Participação de um hospedeiro vertebrado e de um elemento não pertencente ao reino animal, como solo, matéria orgânica, plantas. Ex: larva migrans visceral (Toxocara canis)
5) Euzoonose: O homem é o hospedeiro cuja presença é obrigatória para o ciclo do agente. Ex: Complexo teníase-cisticercose.
6) Parazoonose: o homem é hospedeiro acidental. A sua ausência não impede que o ciclo se complete. Ex: Equinococose-hidatidose. (cão – hospedeiro verme adulto; carneiro – hosp. forma larvar. O homem pode infectar-se com as fezes, mas não é essencial)