- ID
- 3022843
- Banca
- NC-UFPR
- Órgão
- Prefeitura de Curitiba - PR
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Veterinária
- Assuntos
O conhecimento básico de princípios aplicados à nutrição animal e à bromatologia são imprescindíveis para a correta formulação de dietas para animais. Em relação ao tema, considere as seguintes afirmativas:
1. A energia é um nutriente que se encontra particionada em energia bruta, energia digestível, energia metabolizável e energia líquida. A energia bruta é a energia presente em um determinado alimento, podendo ou não ser aproveitada pelo organismo, enquanto a energia metabolizável é considerada como a energia bruta do alimento subtraída da energia perdida pelas fezes, urina e gases.
2. A energia bruta de um alimento pode ser estimada considerando-se os valores calóricos médios de 9,0 kcal/gramas de carboidratos, 4,5 kcal/gramas de lipídios e 2,5 kcal/gramas de proteínas. Sabendo que a composição de uma ração para primatas apresenta 22% de proteína, 8% de extrato etéreo e 64% carboidratos, pode-se estimar que seu conteúdo energético é de aproximadamente 6,67 kcal/gramas de ração.
3. No cálculo da quantidade de alimento ofertado, deve ser considerado seu conteúdo nutricional baseado no teor de matéria seca (MS), sendo possível estimar a quantidade de nutriente/grama conhecendo-se a MS e a quantidade do nutriente no alimento. Assumindo-se que em produtos cárneos o valor médio proteico é de 4,6 gramas/matéria natural e há 75% de umidade, é possível estimar que nesses produtos o conteúdo proteico médio é de 1,15 gramas/proteína/MS. 4. A quantidade de alimento consumido diariamente por um animal deve satisfazer sua necessidade de energia, a qual dependerá do estágio fisiológico no qual o indivíduo se encontra. Considerando o estágio fisiológico, sabe-se que a necessidade energética em indivíduos em manutenção é menor quando comparada à necessidade energética de indivíduos em crescimento ou em fase reprodutiva.
5. Quantificação do alimento fornecido e das sobras, avaliação da preferência alimentar, consistência das fezes, brilho dos pelos ou penas e peso vivo são ferramentas que podem auxiliar o nutricionista na avaliação da dieta ofertada, sendo recomendável que tais avaliações sejam realizadas periodicamente, para que seja possível ajustar e adequar as dietas às necessidades fisiológicas e comportamentais dos indivíduos.
Assinale a alternativa correta.