GABARITO: LETRA E
→ o aumento da prole, no Pleistoceno, assegurando a continuação da vida, foi fruto do temor.
→ Nas cavernas do Pleistoceno, gerava mais descendentes quem tinha medo de ataques e antecipava problemas. A ansiedade garantiu nossa sobrevivência, mas nos faz enxergar a realidade de um jeito enviesado.
→ "temor" é sinônimo de "medo", dessa forma, o medo, a ansiedade fazia com que quem os possuíssem tivessem mais descendentes (continuação da vida).
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻
(Primeira linha..) Nas cavernas do Pleistoceno, gerava mais descendentes quem tinha medo de ataques e antecipava problemas.
E ) o aumento da prole, no Pleistoceno, assegurando a continuação da vida, foi fruto do temor
Significado de prole. 1. Descendência, progênie. 2. Os filhos. 3. Sucessão.
Gabarito ( E )
Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.
#Análise das alternativas com os erros marcados em negrito:
A) a crise econômica dos anos 80 incrementou a natalidade, pois o importante, nessa ocasião, era a sobrevivência.
Incorreta. Aqui a banca misturou dois fatos expostos no texto. Primeiro, a crise econômica dos anos 80 tem relação com o pior período econômico que o país atravessava. Por outro lado, o assunto sobrevivência tem conexão com os indivíduos do período Pleistoceno, que geravam mais descendentes à medida tinham medo de ataques. Ou seja, tais argumentos estão claramente desconexos.
B) no período Pleistoceno, o homem vivia como caçador e coletor, visando à sua evolução.
Incorreta. De acordo com o seguinte enxerto do texto: "Nas cavernas do Pleistoceno, gerava mais descendentes quem tinha medo de ataques e antecipava problemas.", o autor inferiu pouca coisa sobre o período Pleitosceno e, em nenhum momento, incluiu detalhes de que o homem vivia como caçador e coletor. Erro de extrapolação da banca.
C) o omeprazol, criado há dez anos, constitui um bálsamo capaz de eliminar o ácido gástrico.
Incorreta. Não há inferências do prazo de criação do Omeprazol no texto.
D) é nas madrugadas que as gastrites atacam com maior força, apesar do uso do omeprazol.
Incorreta. Outra extrapolação da banca, visto que, em nenhum momento, o autor infere que as gastrites atacam mais intensidade pela madrugada.
E) o aumento da prole, no Pleistoceno, assegurando a continuação da vida, foi fruto do temor.
Correta. Referência bem clara no texto, conforme enxerto a seguir: "Nas cavernas do Pleistoceno, gerava mais descendentes quem tinha medo de ataques e antecipava problemas."
Gabarito: item "E"
Espero humildemente ter ajudado.